Terça-Feira, 09 de Abril de 2024 às 15:45:00
Governo encerra segunda rodada de negociação salarial com as forças de segurança de Sergipe
Foram ouvidas pela Comissão Mista de Trabalho mais de 20 sindicatos e associações vinculadas à segurança pública do estado

Na manhã desta terça-feira, 9, a Comissão Mista de Trabalho, criada pelo Governo de Sergipe com o objetivo de discutir e apresentar propostas de valorização aos servidores das forças de segurança do Estado, reuniu-se mais uma vez para finalizar a segunda rodada de negociações. O encontro, conduzido pela presidente da Comissão, a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Rodrigues, foi realizado na Sala de Situação da Secretaria de Estado da Administração (Sead).

A reunião desta terça, com o Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindppen), Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), contou com a participação da Associação Sergipana de Papiloscopista de Carreira (Aspac) e do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado de Sergipe (Sinpose). Na ocasião, foram iniciadas as discussões e o aprofundamento da avaliação das demandas apresentadas pelo Sindippen, Aspac e Sinpose.

“Além de conhecer as demandas, o desafio é, a partir de um debate maduro e responsável, encontrar caminhos de cenários econômicos viáveis que conciliem as expectativas das várias categorias de polícia com as possibilidades econômicas e financeiras do Estado, respeitando a Lei de Responsabilidade”, afirmou Lucivanda. “É um trabalho de conciliação. Os trabalhos são feitos construindo um cenário aqui na comissão. Não é um simples trabalho de conhecer demandas e fazer cálculos de impacto. Na verdade, é um trabalho complexo, de discussão, alinhamento, de pactuação que precisa de um processo maduro, de confiança estabelecida. Vamos seguir tentando o alinhamento, muitas vezes existem desafios a serem vencidos no âmbito de cada bloco. Desafios ideológicos, diversidades de demandas. A expectativa é chegar ao final da negociação com bom termo, sucesso, vencendo todos os desafios”, completou a gestora da Sead.

Para o presidente do Sindppen, Wesley Souza, a reunião foi positiva, com as presenças de órgãos competentes. “O Sindippen fez a explanação, ficou de fazer um estudo e apresentar na próxima reunião. Saímos todos satisfeitos”, afirmou.

Segundo o presidente da Aspac, Washington Barreto, a reunião foi bastante produtiva. “Acredito que os nossos encaminhamentos serão implementados à medida que sejam ultrapassadas as datas referentes às reuniões”, afirmou.

O presidente do Sinpose, Klebson Soares, também considerou positiva a reunião. “Esperamos continuar avançando e que tenhamos o entendimento das demais categorias como pleito comum das categorias periciais. Que a gente consiga avançar e todo mundo saia vitorioso”.

Novas reuniões

Nos próximos dias, será iniciada a terceira rodada de negociação com os mais de 20 sindicatos e associações das forças de segurança do Estado que integram a comissão mista.

Comissão de Trabalho

O decreto de formação da Comissão de Trabalho foi assinado em 19 de fevereiro. O objetivo da comissão é discutir tabela salarial, estrutura de carreira, gratificação, quantitativo e outros temas correlatos, sempre com atenção às demandas de cada categoria. Pelo decreto de criação da comissão, todas as propostas devem estar em acordo com a realidade financeira e com o equilíbrio fiscal de Sergipe.

Composição

A comissão é presidida pela secretária Lucivanda Rodrigues. Além da Sead, integram a comissão os secretários da Fazenda, Segurança Pública, Justiça, Governo, Planejamento e a Procuradoria-Geral do Estado. No apoio técnico, são integrantes três membros da Secretaria de Estado da Administração; três membros da SSP; um membro da PM; um membro do Corpo de Bombeiros Militar; um membro da Sejuc; um membro da Sefaz; um membro da PGE; um membro do SergipePrevidência; um membro da Seplan e um membro da Assembleia Legislativa de Sergipe.

/ Notícias / governo

Terça-Feira, 09 de Abril de 2024 às 15:45:00