Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2024 às 14:45:00
Governo de Sergipe realiza aula inaugural dos cursos de pós-graduação para servidores públicos
 Iniciativa da Sead, por meio da Escola de Governo, contempla 105 servidores selecionados por meio de sorteio público

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental (Esapgese), realizou nesta quarta-feira, 17, no auditório do Palácio dos Despachos, a aula inaugural dos cursos de pós-graduação em Direito Público e Direitos Humanos.  As turmas contemplam, nesta primeira fase, 105 servidores estaduais, que foram selecionados por meio de sorteio público. A iniciativa conta com parceria da Faculdade 8 de Julho e da Universidade Tiradentes (Unit).

Durante o evento, a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, deu as boas-vindas aos servidores públicos e destacou o sucesso da iniciativa. “Esse é um dia muito importante para todos que fazem parte do Governo de Sergipe. Promover oportunidades de capacitação é uma das nossas principais missões e, ao registrarmos uma grande quantidade de inscrições, entendemos que, de fato, temos uma grande demanda de servidores buscando ampliar seus conhecimentos e contribuir para a melhoria do serviço público. Diante dessa grande procura, quero dizer que estamos empenhados e adotando providências para que, nos próximos dias, tenhamos novidades no contexto da formação continuada de servidores”, ressaltou.

“O Governo de Sergipe, por meio da Sead, vem promovendo meios para que a Escola de Governo cumpra suas reais funções. E a realização desses cursos está entre as nossas principais tarefas, pois essas iniciativas são importantes para que o servidor seja um elo entre o Governo e o cidadão, seja ele servidor público ou usufrutuário do serviço. Espero que todos façam um bom curso e que tenhamos uma administração estadual mais altiva, competente, justa e humana”, comentou o diretor da Esapgese, Wellington Mangueira.

Parcerias

Coordenador dos cursos pós-graduação Lato Sensu da Unit, o professor Ivanildo Leonardo Santos destacou a importância dos cursos. “A Unit está muito feliz de fazer parte desse grande projeto. A educação continuada faz parte da nossa formação constante, e a Escola de Governo teve a grande iniciativa de incentivar o servidor, não só visando o crescimento dele, mas também a melhoria do atendimento à sociedade”, disse.

A iniciativa do Governo do Estado de prover oportunidades de capacitação aos servidores públicos foi elogiada pelo procurador do Estado, Tiago Bockie, diretor dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Direito 8 de Julho. “Quando a gente tem a capacitação dos servidores públicos, a gente tem aquela visão, que pode ser talvez superficial ou até mesmo equivocada, de que o único beneficiado é o próprio servidor, mas muito pelo contrário: esse servidor será um grande agente difusor de todas as informações para que haja economicidade, eficiência administrativa e, consequentemente, que a população, seja a principal beneficiada com a melhoria desse serviço público”, argumentou.

Oportunidade

A servidora da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip) Alícia de Oliveira foi uma das contempladas com a vaga na pós-graduação em Direitos Humanos. “Como tenho formação em Direito, eu já havia me planejado para fazer a pós-graduação, e assim que vi a oportunidade, não pensei duas vezes. Fiz a inscrição e fiquei muito feliz de ter sido sorteada. Esse curso vai agregar no meu currículo e também na minha vida pessoal”, conta.

Contemplada com uma vaga no curso de pós-graduação em Direito Público, a coordenadora de Orçamento e Finança do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Anny Karolinny Souza, revelou que o momento é de muita felicidade. “Fiquei extremamente emocionada e feliz quando fui sorteada. Adoro fazer cursos e buscar conhecimentos, e essa é uma excelente oportunidade para que eu possa me capacitar e exercer cada vez melhor as minhas atividades”, destaca.

Formação continuada

A oferta de cursos de pós-graduação para servidores públicos estaduais é uma iniciativa da Sead, por meio da Escola de Governo, em parceria com a Faculdade de Direito 8 de julho e a Universidade Tiradentes.

As inscrições foram realizadas entre 30 de novembro e 11 de dezembro de 2023. O sorteio público das vagas ocorreu no dia 20 de dezembro, com transmissão on-line.

Ao todo, foram sorteadas 60 vagas no curso de pós-graduação em Direito Público, ministrado pela Faculdade de Direito 8 de Julho; e 45 vagas para o curso de pós-graduação em Direitos Humanos, ofertado pela Unit. A participação dos servidores é totalmente custeada pelo Estado e as aulas terão início no dia 19 de janeiro.

Presenças

Também participaram da aula inaugural o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo; o secretário Especial de Governo, Cristiano Barreto; o secretário-executivo da Administração, Jorge Araújo; a diretora-presidente do Detran/SE, Naleide Andrade; a diretora do Procon Sergipe, Raquel Martins; além de representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Unit e da Faculdade de Direito 8 de Julho.

/ Notícias / governo

Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2024 às 14:45:00