Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 às 09:45:00
Governo de Sergipe entrega reforma de quadra poliesportiva na Escola Estadual Rodrigues Dórea, em Aracaju
Obra é a número 41 na lista de entregas da Educação do governo Fábio Mitidieri, e é fruto de investimento superior a R$ 700 mil

Desde o início da atual gestão, há um ano e quatro meses, o Governo de Sergipe entregou 40 obras da Educação. E nesta quinta-feira, 25, o número aumentou para 41 com a entrega da reforma da quadra de esportes da Escola Estadual Rodrigues Dórea, em Aracaju. A unidade, que se localiza no bairro Siqueira Campos, passou por diversas intervenções estruturais que deverão beneficiar seus 553 alunos, assim como 29 professores e a comunidade escolar.

A nova quadra tem estrutura pré-moldada de concreto armado, com instalações adequadas em termos de acessibilidade. O espaço também inclui vestiários masculinos, femininos e para pessoas com deficiência. No total, foram investidos R$ 738.446,91 somente na obra da quadra.

De acordo com o governador Fábio Mitidieri, chegar ao marco de 41 obras entregues na Educação demonstra o compromisso do Governo do Estado com a escola sergipana. "A quadra é muito importante para a comunidade esportiva por conta dos jogos e competições, mas principalmente porque ela une. Aqui você faz festa, treina, realiza diversas atividades. E é isso que a gente quer levar a outras escolas. Nosso trabalho diário é garantir que nossos alunos da rede pública tenham a melhor Educação do Brasil. No segundo semestre, quero voltar aqui para entregar os aparelhos de ar condicionado. Tenho certeza de que isso vai fazer com que o bom trabalho de vocês se torne ainda melhor", pontuou.

O vice-governador e titular da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Zezinho Sobral, sublinhou o comprometimento da gestão em oferecer os melhores resultados para os estudantes e professores. "Agradecemos a todos que fizeram a transformação da quadra, que foi entregue antes do prazo. Esta não é uma iniciativa isolada, porque faz parte de um amplo conjunto de ações. Quarenta e uma obras já foram entregues, e outras virão. Nesta quadra, a gente constrói um futuro sólido e colabora para a formação de pessoas de caráter, comprometidas com a sociedade", disse.

Ao longo de 2023, foram entregues 30 obras da Educação, sendo dez escolas e vinte quadras e equipamentos esportivos, com investimento de R$ 71.359.389,63. Em 2024, já foram entregues outras quatro escolas e seis quadras. Quanto às obras em andamento, neste primeiro semestre de 2024, mais dez obras estruturantes da Educação estão prestes a serem entregues, e mais 32 estão em execução.

Satisfação

A unidade escolar oferta o Ensino Fundamental anos finais (6° ao 9° ano) e correção de fluxo. Para os alunos, a reforma é sinônimo de satisfação, já que irá proporcionar vivências esportivas e sociais a toda a comunidade.

Isso é o que salienta a aluna Maria Eduarda Vasconcelos, de 14 anos, aluna do nono ano no colégio. "Gostei muito da reforma, porque estudo aqui desde 2020 e esperava muito estar na nova quadra. E também veio a melhoria das salas, das carteiras, dos quadros... Com isso, a gente vai poder estudar melhor", manifestou.

Luiz Gabriel Oliveira, 13 anos, é aluno do oitavo ano. Para ele, a reforma significa mais qualidade para a escola. "Vai ficar muito melhor pra praticar esportes com essa quadra nova, porque antes a chuva e o sol atrapalhavam. Agora, vai ter teto. E é uma quadra que a gente usa pra várias coisas, então é muito importante", afirmou.

"Mudou praticamente tudo: mesa nova, quadro, pintura, melhoras na parte de cima... Sem contar a quadra, que a gente estava esperando há muitos anos. Todos estão empolgados, a gente praticamente não dormiu essa noite de ansiedade pra essa entrega", resumiu Gabrielly Rodrigues, 14 anos, aluna do nono ano.

A diretora da escola, Adriana Azevedo Souza, agradeceu pela reforma e salientou sua importância para os estudantes. "É um dia histórico, de muita gratidão. O governador é um homem de palavra, porque cumpre o que promete. A quadra vai ajudar nas aulas de Educação Física, mas também nas de Matemática, nas de Ciências, nas de Português... Porque uma comunidade que tem esporte, tem melhores resultados. Não é só uma quadra, é um investimento na aprendizagem", frisou.

Novo espaço

A nova quadra dispõe de cobertura com telha em aço galvalume, calha de alumínio com condutores para águas pluviais, rede de proteção de nylon, mureta, alambrado com tela de arame galvanizado e revestido de PVC, pavimentação de alta resistência e pintura completa.

O espaço também conta com pintura e demarcação específica para modalidades esportivas, instalações elétricas e refletores em LED de 200 watts. O Governo de Sergipe também forneceu e instalou equipamentos esportivos como traves de futsal, basquete e vôlei.

A escola também ganhou serviços estruturais, como melhorias no auditório, na biblioteca, telhamento, pintura, revisão hidráulica, elétrica e sanitária, e forro no refeitório. Esses serviços envolveram investimentos no valor de R$ 80 mil.

Climatização

Atualmente, a Escola Rodrigues Dórea está em fase de implementação da climatização. A ordem de serviço para o aumento de carga para futura instalação dos aparelhos de ar-condicionado, inclusive, já foi assinada. Serão investidos R$ 319.761,02 no reforço de carga para instalação de 33 aparelhos de ar condicionado. A previsão é de que a obra seja iniciada no mês de maio.

Hoje, 87 escolas da rede pública estadual já dispõem de climatização. Outras 90 já se encontram em processo de licitação para processo de aumento de carga e instalação de aparelhos de ar condicionado.

/ Notícias / governo

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 às 09:45:00