O Governo do Estado, em parceria com Prefeituras, Câmaras de Vereadores de diversos municípios, movimentos sociais e entidades ligadas aos direitos da mulher promovem durante todo o mês de março uma extensa programação voltada para as mulheres sergipanas. Os eventos fazem parte das comemorações em torno do Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8.
As ações tiveram início na última segunda-feira, 2, com a apresentação de peças teatrais e distribuição de panfletos no município de São Cristóvão e se estendem até o dia 31, quando será realizada uma palestra sobre a violência contra a mulher e Lei Maria da Penha, na cidade de Nossa Senhora do Socorro.
Durante vários dias cidadãos de diversos municípios poderão participar de palestras, caminhadas, discussões e até mesmo realizar exames preventivos e consultas, oferecidos pelas entidades parceiras do evento. A ação faz parte da política do Governo de Sergipe de valorizar as mulheres, reconhecendo a importância do seu papel na elaboração de políticas públicas.
Segundo Neusa Malheiros, coordenadora do Conselho de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), uma das entidades responsáveis pela organização do evento, as comemorações buscam destacar e valorizar os múltiplos papéis da mulher dentro da sociedade. “Esse é um momento de reflexão sobre as condições a que nós estamos expostas e de avaliar de que maneira podemos contribuir para melhorar essa situação”, destacou ela, que na última terça-feira, 3, proferiu na Assembléia Legislativa de Sergipe a palestra 'Mulheres, poder e políticas públicas',
Para a coordenadora, os esforços empreendidos pelas mulheres para participar de maneira ativa das decisões que dizem respeito a elas tem surtido efeito ao longo dos anos. Como exemplo ela cita a elaboração de políticas públicas efetivas para o gênero e a criação de órgãos que cuidem exclusivamente da garantia dos seus direitos.
“A mulher tem sido vítima de diversas discriminações, seja no trabalho, ao não receber o mesmo salário que um homem desempenhando a mesma função, seja no âmbito doméstico, ou até mesmo no campo educacional. Combater esse tipo de prática deve ser meta de todos os governantes e de todas as mulheres”, ressaltou.
Avanços
Segundo Neusa Malheiros, um dos principais avanços em relação à garantia dos direitos da mulher teve início em 2004, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a criação da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM). A partir daí, vários estados e municípios começaram a criar os seus órgãos voltados para o gênero e a elaborar os seus planos voltados para o público feminino.
Em 2007, Sergipe começou a cumprir o seu papel, quando através de uma decisão do governador Marcelo Déda foi criado o Conselho de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM). O órgão atua na articulação e elaboração de políticas para as mulheres. “Essa decisão serviu de estímulo para que as prefeituras criassem as suas coordenadorias e dessa forma atuarem em parceria com o trabalho desenvolvido pelo Conselho. Desde o ano passado já foram criados cinco conselhos municipais”, explicou a coordenadora.
Nos primeiros dois anos, o CPPM buscou sensibilizar a sociedade, as próprias mulheres e os gestores públicos para o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres em todas as áreas. Atendendo a esses objetivos é que o órgão tem articulado ações junto às diversas secretarias para elaborar ações específicas para o gênero.
Está em curso um processo de reestruturação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, criado em 1988, mas que está inativo desde 2004, e que um projeto de revisão da Lei que criou o órgão será enviado à Assembléia Legislativa. Além disso, estão sendo realizados estudos e pesquisas que buscam verificar as condições da mulher no estado, estreitando dessa forma a relação com as universidades e produzindo subsídios para a implementação dessas políticas. Uma outra medida é atuar em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde para desenvolver programas específicos para as mulheres, a exemplo do Bem Mulher e outros relacionados à saúde materna, mortalidade e saúde sexual e reprodutiva.
Ao mesmo tempo, a CPPM tem intensificado a luta pela estruturação dos órgãos que combatem a violência contra a mulher, articulando os serviços para que o atendimento oferecido atinja a todas aquelas que dele necessitem. Um dos objetivos é aumentar o número de centros de atendimentos a grupos vulneráveis, meta que começou a ser alcançada no último dia 27 de fevereiro, quando o Governo do Estado, através da SSP, inaugurou uma nova delegacia no município de Nossa Senhora do Socorro.
Histórico
O Dia Internacional da Mulher simboliza o reconhecimento pelo empenho de várias mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil, que no dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, realizaram um protesto por conta das más condições de trabalho e os baixos salários pagos a categoria.
Em 1910, a data passou a ser lembrada como uma homenagem às mulheres mortas na manifestação das fábricas. Já em 1975, através de um Decreto, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Programação completa
05/03 às 16h30
Local: Biblioteca Epifânio Dória
Evento: Abertura da Exposição “Mulheres de Vanguarda de Sergipe”
Organização: SEC/ Biblioteca Epifânio Dória
Parceiros: SEC/ Biblioteca Epifânio Dória
05/03 às 20h
Local: Bruno Eventos – Campo do Brito
Evento: “Fala Mulher” – Violência contra a Mulher e a Lei Maria da Penha
Organização: Secretaria Municipal de Assistência Social – Campo do Brito
Parceiros: SEIDES/CPPM
06/03 às 9h
Local: CIC
Evento: Lançamento do Programa “Bem Mulher”
Organização: Governo do Estado/SES
Parceiros: CPPM e outros
06/03 às 9h
Local: Cine Teatro Municipal - Rosário do Catete
Evento: Comemoração do Dia Internacional da Mulher
Organização: Prefeitura de Rosário do Catete
Parceiros: CPPM
06/03 às 15h
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Aracaju
Evento: Oficina de Qualificação de Lideranças Femininas Comunitárias
Organização: CONAM-MULHER
Parceiros: Câmara de Vereadores de Aracaju/CPPM
06/03 das 8h às 17h
Local: Centro Petrobrás de Desenvolvimento Sustentável – Carmópolis
Evento: - Atendimento ao público (salão de beleza, yoga, massagens e fotografias)
Organização: Prefeitura de Carmópolis
Parceiros: CPPM
06/03
Local: Japaratuba
Evento: Discussão sobre saúde da mulher e violência
Organização: FETASE
Parceiros: CPPM
06/03 às 17h
Local: Secretaria de Inclusão e do Desenvolvimento Social – São Cristóvão
Evento: Palestra sobre Mulher e o Dia Internacional da Mulher
Organização: Secretaria de Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão
Parceiros: Gabinete da Primeira Dama do Estado e CPPM
07/03 às 9h
Local: Ribeirópolis
Evento: Programa “Bem Mulher”
Organização: Governo do Estado/SES
Parceiros: CPPM e outros
07/03 às 9h
Local: Balneário e Praça de Eventos de Carmópolis
Evento: Atividades culturais e de lazer (manhã de sol, aula de hidroginástica, show com banda local)/Show Evangélico 17:00h (Praça de Eventos)
Organização: Prefeitura de Carmópolis
Parceiros: CPPM
07/03 às 18h
Local: Centro de Cultura e Arte J. Inácio– Orla da Atalaia
Evento: Abertura da Exposição Cultural – “Mulheres”
Organização: CPPM
Parceiros: SEIDES/SEC
08/03
Local: Indiaroba
Evento: Discussão sobre saúde da mulher e violência
Organização: FETASE
Parceiros: CPPM
08/03 às 8h
Local: Av. Santa Cleide – Bairro Coqueiral
Evento: Palestra “Cidadania Direito Adquirido, Viva sem Violência”
Organização: Grupo de Mulheres da Associação de Desenvolvimento Humano e Social “Um Lugar para Todos”
Parceiros: CPPM
08/03 às 8h
Local: Maruim
Evento: - Lançamento da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres- II Seminário das Mulheres – “Fala Mulher – Políticas Públicas e Participação política das Mulheres”
Organização: Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores
Parceiros: CPPM
08 a 12/03
Local: Praça dos Expedicionários (em frente ao INCRA)
Evento: Comemoração dos 25 anos do MST – Mobilização das mulheres do movimento e exposição da produção artesanal
Organização: MST/Núcleo de Gênero
Parceiros: CPPM
08/03 às 11h
Local: Balneário de Aguada – Carmópolis
Evento: Manhã de sol, hidroginástica, banda local.
Organização: Prefeitura de Carmópolis
Parceiros: CPPM
09/03 das 9h às 17h
Local: Presídio Feminino de Aracaju – PREFEM
Evento: “Cultura e Arte” no PREFEM – Comemoração do Dia Internacional da Mulher
organização: PREFEM
Parceiro: CPPM
09/03 às 9h
Local: Câmara de Vereadores de Aracaju
Evento: Sessão Solene em comemoração ao dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher
Organização: Câmara de Vereadores de Aracaju
Parceiro: CPPM
11 a 31/03 das 8h às 16h
Local: Povoados Bita, Lavanderia, Pai André, Parque dos Faróis “Beira Rio”, Parque São José, Parque N. Sra. De Fátima, Santa Cecília, Calumbí, Estiva, Aratú, Guajará, Fernado Collor ‘Volta da Pedra”, Taiçoca de Fora, Piabeta, São Braz, Mutirão do Conjunto João Alves, Novo Horizonte, em Nossa Senhora do Socorro
Eventos: Palestras Educativas sobre a Saúde da Mulher, exames Preventivos de Câncer de Mama, Colo de Útero e Câncer Bucal;Consultas de Pré-Natal;Consultas de Planejamento Familiar;Ações de Saúde Bucal;Expedição de Carteira de Identidade;Assistência Judiciária;Atendimento Social;
Organização: Secretaria de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro
Parceiro: CPPM
12/03 às 9h
Local: Auditório da PRONESE
Evento: “Fala Mulher” – Violência contra a Mulher e a Lei Maria da Penha
Organização: SEPLAN
Parceiros: CPPM/PRONESE/SEC/SEEL/CONTROLADORIA
12/03 às 15h30
Local: Auditório da AEASE – em frente ao Parque da Sementeira
Evento: Audiência Pública
Organização: CMDM
Parceiros: SEMASC- PMAju/CPPM
12/03 às 17 h
Local: Auditório da AEASE –em frente ao Parque da Sementeira
Evento: Solenidade de Entrega do
Troféu “Núbia Marques” em homenagem às mulheres
Organização: SEMASC/PMAju
Parceiros: CMDM
13/03
Local: Auditório ADEMA
Evento: “Fala Mulher” – Gênero, meio ambiente e políticas públicas
Organização: ADEMA
Parceiros: CPPM/SEMARH
13 e 14/03
Local: Muribeca
Evento: Mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural–“Fala Mulher”
Organização: INCRA/MDA
Parceiros: CPPM e outros
14/03 às 9h
Local: Propriá
Evento: Programa “Bem Mulher”
Organização: Governo do Estado/SES
Parceiros: CPPM e outros
17/03 às 9h
Local: Poço Redondo
Evento: Mesa redonda – “Mulheres que ampliam horizontes: construindo novas práticas de Inclusão Social
Organização: SEIDES
Parceiros: CPPM
19/03 às 9h
Local: Aracaju
Evento: Mesa redonda – “Mulheres que ampliam horizontes: construindo novas práticas de Inclusão Social
Organização: SEIDES
Parceiro: CPPM
21/03
Local: Boquim
Evento: “Bem Mulher”
Organização: Secretaria Estadual de Saúde
Parceiros: Secretarias Estaduais e outros
26/03
Local: Japoatã
Evento: Mesa redonda – “Mulheres que ampliam horizontes: construindo novas práticas de Inclusão Social
Oganização: SEIDES
Parceiro: CPPM
28/03 às 9h
Local: Simão Dias
Evento: Programa “Bem Mulher”
Organização: Governo do Estado/SES
Parceiros: CPPM e outros
31/03 às 9h
Local: Auditório do Centro Cultural Maria Ribeiro Franco – N. S. Socorro
Evento: “Fala Mulher” – Violência contra a Mulher e a Lei Maria da Penha
Organização: Prefeitura de N.S. do Socorro
Parceiro: CPPM
O Governo do Estado, em parceria com Prefeituras, Câmaras de Vereadores de diversos municípios, movimentos sociais e entidades ligadas aos direitos da mulher promovem durante todo o mês de março uma extensa programação voltada para as mulheres sergipanas. Os eventos fazem parte das comemorações em torno do Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8.
As ações tiveram início na última segunda-feira, 2, com a apresentação de peças teatrais e distribuição de panfletos no município de São Cristóvão e se estendem até o dia 31, quando será realizada uma palestra sobre a violência contra a mulher e Lei Maria da Penha, na cidade de Nossa Senhora do Socorro.
Durante vários dias cidadãos de diversos municípios poderão participar de palestras, caminhadas, discussões e até mesmo realizar exames preventivos e consultas, oferecidos pelas entidades parceiras do evento. A ação faz parte da política do Governo de Sergipe de valorizar as mulheres, reconhecendo a importância do seu papel na elaboração de políticas públicas.
Segundo Neusa Malheiros, coordenadora do Conselho de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), uma das entidades responsáveis pela organização do evento, as comemorações buscam destacar e valorizar os múltiplos papéis da mulher dentro da sociedade. “Esse é um momento de reflexão sobre as condições a que nós estamos expostas e de avaliar de que maneira podemos contribuir para melhorar essa situação”, destacou ela, que na última terça-feira, 3, proferiu na Assembléia Legislativa de Sergipe a palestra 'Mulheres, poder e políticas públicas',
Para a coordenadora, os esforços empreendidos pelas mulheres para participar de maneira ativa das decisões que dizem respeito a elas tem surtido efeito ao longo dos anos. Como exemplo ela cita a elaboração de políticas públicas efetivas para o gênero e a criação de órgãos que cuidem exclusivamente da garantia dos seus direitos.
“A mulher tem sido vítima de diversas discriminações, seja no trabalho, ao não receber o mesmo salário que um homem desempenhando a mesma função, seja no âmbito doméstico, ou até mesmo no campo educacional. Combater esse tipo de prática deve ser meta de todos os governantes e de todas as mulheres”, ressaltou.
Avanços
Segundo Neusa Malheiros, um dos principais avanços em relação à garantia dos direitos da mulher teve início em 2004, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a criação da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM). A partir daí, vários estados e municípios começaram a criar os seus órgãos voltados para o gênero e a elaborar os seus planos voltados para o público feminino.
Em 2007, Sergipe começou a cumprir o seu papel, quando através de uma decisão do governador Marcelo Déda foi criado o Conselho de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM). O órgão atua na articulação e elaboração de políticas para as mulheres. “Essa decisão serviu de estímulo para que as prefeituras criassem as suas coordenadorias e dessa forma atuarem em parceria com o trabalho desenvolvido pelo Conselho. Desde o ano passado já foram criados cinco conselhos municipais”, explicou a coordenadora.
Nos primeiros dois anos, o CPPM buscou sensibilizar a sociedade, as próprias mulheres e os gestores públicos para o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres em todas as áreas. Atendendo a esses objetivos é que o órgão tem articulado ações junto às diversas secretarias para elaborar ações específicas para o gênero.
Está em curso um processo de reestruturação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, criado em 1988, mas que está inativo desde 2004, e que um projeto de revisão da Lei que criou o órgão será enviado à Assembléia Legislativa. Além disso, estão sendo realizados estudos e pesquisas que buscam verificar as condições da mulher no estado, estreitando dessa forma a relação com as universidades e produzindo subsídios para a implementação dessas políticas. Uma outra medida é atuar em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde para desenvolver programas específicos para as mulheres, a exemplo do Bem Mulher e outros relacionados à saúde materna, mortalidade e saúde sexual e reprodutiva.
Ao mesmo tempo, a CPPM tem intensificado a luta pela estruturação dos órgãos que combatem a violência contra a mulher, articulando os serviços para que o atendimento oferecido atinja a todas aquelas que dele necessitem. Um dos objetivos é aumentar o número de centros de atendimentos a grupos vulneráveis, meta que começou a ser alcançada no último dia 27 de fevereiro, quando o Governo do Estado, através da SSP, inaugurou uma nova delegacia no município de Nossa Senhora do Socorro.
Histórico
O Dia Internacional da Mulher simboliza o reconhecimento pelo empenho de várias mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil, que no dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, realizaram um protesto por conta das más condições de trabalho e os baixos salários pagos a categoria.
Em 1910, a data passou a ser lembrada como uma homenagem às mulheres mortas na manifestação das fábricas. Já em 1975, através de um Decreto, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Programação completa
05/03 às 16h30
Local: Biblioteca Epifânio Dória
Evento: Abertura da Exposição “Mulheres de Vanguarda de Sergipe”
Organização: SEC/ Biblioteca Epifânio Dória
Parceiros: SEC/ Biblioteca Epifânio Dória
05/03 às 20h
Local: Bruno Eventos – Campo do Brito
Evento: “Fala Mulher” – Violência contra a Mulher e a Lei Maria da Penha
Organização: Secretaria Municipal de Assistência Social – Campo do Brito
Parceiros: SEIDES/CPPM
06/03 às 9h
Local: CIC
Evento: Lançamento do Programa “Bem Mulher”
Organização: Governo do Estado/SES
Parceiros: CPPM e outros
06/03 às 9h
Local: Cine Teatro Municipal - Rosário do Catete
Evento: Comemoração do Dia Internacional da Mulher
Organização: Prefeitura de Rosário do Catete
Parceiros: CPPM
06/03 às 15h
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Aracaju
Evento: Oficina de Qualificação de Lideranças Femininas Comunitárias
Organização: CONAM-MULHER
Parceiros: Câmara de Vereadores de Aracaju/CPPM
06/03 das 8h às 17h
Local: Centro Petrobrás de Desenvolvimento Sustentável – Carmópolis
Evento: - Atendimento ao público (salão de beleza, yoga, massagens e fotografias)
Organização: Prefeitura de Carmópolis
Parceiros: CPPM
06/03
Local: Japaratuba
Evento: Discussão sobre saúde da mulher e violência
Organização: FETASE
Parceiros: CPPM
06/03 às 17h
Local: Secretaria de Inclusão e do Desenvolvimento Social – São Cristóvão
Evento: Palestra sobre Mulher e o Dia Internacional da Mulher
Organização: Secretaria de Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão
Parceiros: Gabinete da Primeira Dama do Estado e CPPM
07/03 às 9h
Local: Ribeirópolis
Evento: Programa “Bem Mulher”
Organização: Governo do Estado/SES
Parceiros: CPPM e outros
07/03 às 9h
Local: Balneário e Praça de Eventos de Carmópolis
Evento: Atividades culturais e de lazer (manhã de sol, aula de hidroginástica, show com banda local)/Show Evangélico 17:00h (Praça de Eventos)
Organização: Prefeitura de Carmópolis
Parceiros: CPPM
07/03 às 18h
Local: Centro de Cultura e Arte J. Inácio– Orla da Atalaia
Evento: Abertura da Exposição Cultural – “Mulheres”
Organização: CPPM
Parceiros: SEIDES/SEC
08/03
Local: Indiaroba
Evento: Discussão sobre saúde da mulher e violência
Organização: FETASE
Parceiros: CPPM
08/03 às 8h
Local: Av. Santa Cleide – Bairro Coqueiral
Evento: Palestra “Cidadania Direito Adquirido, Viva sem Violência”
Organização: Grupo de Mulheres da Associação de Desenvolvimento Humano e Social “Um Lugar para Todos”
Parceiros: CPPM
08/03 às 8h
Local: Maruim
Evento: - Lançamento da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres- II Seminário das Mulheres – “Fala Mulher – Políticas Públicas e Participação política das Mulheres”
Organização: Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores
Parceiros: CPPM
08 a 12/03
Local: Praça dos Expedicionários (em frente ao INCRA)
Evento: Comemoração dos 25 anos do MST – Mobilização das mulheres do movimento e exposição da produção artesanal
Organização: MST/Núcleo de Gênero
Parceiros: CPPM
08/03 às 11h
Local: Balneário de Aguada – Carmópolis
Evento: Manhã de sol, hidroginástica, banda local.
Organização: Prefeitura de Carmópolis
Parceiros: CPPM
09/03 das 9h às 17h
Local: Presídio Feminino de Aracaju – PREFEM
Evento: “Cultura e Arte” no PREFEM – Comemoração do Dia Internacional da Mulher
organização: PREFEM
Parceiro: CPPM
09/03 às 9h
Local: Câmara de Vereadores de Aracaju
Evento: Sessão Solene em comemoração ao dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher
Organização: Câmara de Vereadores de Aracaju
Parceiro: CPPM
11 a 31/03 das 8h às 16h
Local: Povoados Bita, Lavanderia, Pai André, Parque dos Faróis “Beira Rio”, Parque São José, Parque N. Sra. De Fátima, Santa Cecília, Calumbí, Estiva, Aratú, Guajará, Fernado Collor ‘Volta da Pedra”, Taiçoca de Fora, Piabeta, São Braz, Mutirão do Conjunto João Alves, Novo Horizonte, em Nossa Senhora do Socorro
Eventos: Palestras Educativas sobre a Saúde da Mulher, exames Preventivos de Câncer de Mama, Colo de Útero e Câncer Bucal;Consultas de Pré-Natal;Consultas de Planejamento Familiar;Ações de Saúde Bucal;Expedição de Carteira de Identidade;Assistência Judiciária;Atendimento Social;
Organização: Secretaria de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro
Parceiro: CPPM
12/03 às 9h
Local: Auditório da PRONESE
Evento: “Fala Mulher” – Violência contra a Mulher e a Lei Maria da Penha
Organização: SEPLAN
Parceiros: CPPM/PRONESE/SEC/SEEL/CONTROLADORIA
12/03 às 15h30
Local: Auditório da AEASE – em frente ao Parque da Sementeira
Evento: Audiência Pública
Organização: CMDM
Parceiros: SEMASC- PMAju/CPPM
12/03 às 17 h
Local: Auditório da AEASE –em frente ao Parque da Sementeira
Evento: Solenidade de Entrega do
Troféu “Núbia Marques” em homenagem às mulheres
Organização: SEMASC/PMAju
Parceiros: CMDM
13/03
Local: Auditório ADEMA
Evento: “Fala Mulher” – Gênero, meio ambiente e políticas públicas
Organização: ADEMA
Parceiros: CPPM/SEMARH
13 e 14/03
Local: Muribeca
Evento: Mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural–“Fala Mulher”
Organização: INCRA/MDA
Parceiros: CPPM e outros
14/03 às 9h
Local: Propriá
Evento: Programa “Bem Mulher”
Organização: Governo do Estado/SES
Parceiros: CPPM e outros
17/03 às 9h
Local: Poço Redondo
Evento: Mesa redonda – “Mulheres que ampliam horizontes: construindo novas práticas de Inclusão Social
Organização: SEIDES
Parceiros: CPPM
19/03 às 9h
Local: Aracaju
Evento: Mesa redonda – “Mulheres que ampliam horizontes: construindo novas práticas de Inclusão Social
Organização: SEIDES
Parceiro: CPPM
21/03
Local: Boquim
Evento: “Bem Mulher”
Organização: Secretaria Estadual de Saúde
Parceiros: Secretarias Estaduais e outros
26/03
Local: Japoatã
Evento: Mesa redonda – “Mulheres que ampliam horizontes: construindo novas práticas de Inclusão Social
Oganização: SEIDES
Parceiro: CPPM
28/03 às 9h
Local: Simão Dias
Evento: Programa “Bem Mulher”
Organização: Governo do Estado/SES
Parceiros: CPPM e outros
31/03 às 9h
Local: Auditório do Centro Cultural Maria Ribeiro Franco – N. S. Socorro
Evento: “Fala Mulher” – Violência contra a Mulher e a Lei Maria da Penha
Organização: Prefeitura de N.S. do Socorro
Parceiro: CPPM