Notícias
Notícias
Quinta-Feira, 05 de Março de 2015 às 15:43:00
Estância apresenta projeto de urbanização da praia do Saco ao governo do Estado
O projeto visa impedir a ocupação desordenada da localidade, delimitar os espaços públicos e áreas de proteção permanente e promover o turismo na região cercada por belezas naturais

A praia do Saco, no município de Estância, a 70 km de Aracaju, que já foi considerada por publicações internacionais como uma das cem mais belas do mundo, poderá receber um grande projeto turístico a ser financiado pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur Nacional em Sergipe. O governador Jackson Barreto recebeu em audiência na manhã desta quinta-feira, 05, o prefeito do município, Carlos Magno, e o vice-prefeito, Filadelfo Alexandre, que junto com a sua equipe, apresentaram ao chefe do Executivo estadual o projeto de Revitalização e Urbanização do Povoado Saco. O projeto visa impedir a ocupação desordenada da localidade, delimitar os espaços públicos e áreas de proteção permanente e promover o turismo na região cercada por belezas naturais.

O governador analisou a qualidade do projeto apresentado, por sua preocupação com a sustentabilidade social e ambiental. “Gostei do projeto. Está muito bonito. Vamos discutir se tudo está dentro das exigências do Prodetur. Trabalharemos para captar mais recursos para esta grande obra de infraestrutura turística que fomentará o turismo no litoral Norte do nosso estado”, disse o governador.

O projeto será localizado na parte antiga do Povoado do Saco. Praça de música com concha acústica, espaço de eventos, piso compartilhado (espaço que pode ser usado como via pública livre normalmente, mas que em datas especiais ou fins de semana pode ser fechado e virar um grande calçadão só para pedrestes), academia de ginástica ao ar livre,  centro receptivo turístico feito de madeira sobre lagoa de água doce já existente - que não sofre influência das marés, banheiros públicos, bosque de coqueiros, posto de saúde, delegacia do turista, mirante suspenso e atracadouro são alguns dos equipamentos que fazem parte do projeto de urbanização.

Para o prefeito Carlos Magno, essa será a maior obra de infraestrutura turística no interior do estado. “A revitalização e urbanização da praia do Saco é de importância para todo o estado de Sergipe, pois cria um polo com estrutura para receber o turista, pois já é uma praia bastante conhecida e que está estrangulada, porque não tem mais como receber as pessoas que chegam para visitá-la, por causa da acessibilidade ruim. O projeto tem uma visão global de todos os pontos e vai trazer uma mudança radical para o litoral Sul sergipano. Tudo foi feito sob os critérios e normas do Prodetur, que tem exigências muito grandes, principalmente com as questões ambientais, de sustentabilidade. É um projeto que o governador vai capitanear e que ainda vai precisar de alguns estudos juntos ao Prodetur, mas que será um marco para o turismo do estado”, revelou o prefeito.

De acordo com o coordenador do Prodetur no estado, Anderson Renê, a prefeitura de Estância se comprometeu a encaminhar o projeto em até 90 dias para ser analisado pela coordenadoria. “Analisaremos a viabilidade financeira, para verificar se está de acordo com os recursos, assim como a viabilidade econômica do empreendimento e o que realmente poderá ser feito em relação ao aspecto físico do projeto. Se tudo estiver de acordo, encaminharemos o projeto para o BID, que é o financiador, e se eles aprovarem retorna para o Prodetur que fará a licitação para o projeto ser realizado”, explicou.

Já o presidente da Emsetur, José Roberto de Lima, informou que o Prodetur tem um conjunto de componentes que dizem respeito aos setores financiados, como capacitação profissional, infraestrutura turística e melhoria de atrativos turísticos. Para o presidente, a obra no Saco vai garantir melhoria na acessibilidade do turismo sergipano. “A ideia é que a urbanização da praia do saco seja o componente ligado à melhoria do produto turístico de Sergipe. A gente acredita que a praia do Saco além de ser uma das praias mais bonitas do litoral sergipano, tem uma importância estratégica para todo litoral sul de Sergipe, que começa ali. A praia do saco, como primeira praia do litoral sergipano, precisa de uma intervenção de urbanização adequada à importância que ela tem para a população de Sergipe e para os turistas. Hoje o litoral Sul de Sergipe é o grande portão de entrada para o turismo sergipano. O Prodetur serve para apoiar essa estratégia turística, pensa em intervenções na localidade e outras intervenções no Litoral Sul, como o governador já sugeriu, para adequar a região a realidade de turismo de Sergipe, que com as obras das pontes Gilberto Amado e Joel Silveira se tornou nosso principal corredor de entrada”.

José Roberto afirma esperar, que ainda este ano, assim que o projeto seja validado pelas instâncias legais, as intervenções da Urbanização da Praia do Saco sejam licitadas. “O projeto é muito interessante. Esse projeto que foi apresentado pela Prefeitura de Estância, orla integrada com a paisagem legal, será um cartão de visita para quem chega aqui. O projeto tem grandes chances de ser aprovado. O Prodetur leva em conta tanto o projeto arquitetônico, como as questões ambientais a serem cumpridas e de viabilidade econômica. É um projeto muito adequado para cumprir todas essas exigências”.

O diretor executivo da Capa, empresa contratada pela Prefeitura de Estância para fazer o projeto de Urbanização na praia do Saco, o arquiteto Alysson Borges, esclareceu que há um ano se iniciou o pleito da prefeitura para começar o projeto.  “Fizemos um estudo e o monitoramento no local. A prefeitura pensou em urbanizar a área para levar o fluxo turístico e fazer um desenvolvimento socioeconômico saudável. Diante de questões ambientais e sociais, fizemos uma análise criteriosa da comunidade, dos residentes, sejam os nativos, pescadores, moradores, ou veranistas, que estão lá temporariamente. Essa análise foi feita para atender as necessidades e anseios deles, analisando essas questões, levando em consideração essas informações, fazendo o mapeamento das intervenções necessária com as restrições ambientais, ou seja, apresentamos o projeto em audiência pública junto com a Adema, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e vários outros órgãos ligados a questões ambientais. O projeto foi feito em cima de áreas já antropizadas, feito com esse cuidado, pensando sustentabilidade como um todo, economicamente e financeiramente viável, sustentabilidade ambiental e social.

Alysson Borges destacou o grande potencial turístico da região. “Nosso escritório tem projetos em segmentos similares em Sergipe, Bahia, municípios do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e, realmente, a área destinada para esse projeto na praia do Saco tem muito potencial turístico, pois se tem ali uma grande beleza natural, tem o estuário do Rio Piauí, do Rio Real, com expansão para vários atrativos turísticos que não são explorados por falta de infraestrutura. Não se tem um banheiro público, um bar confortável e com atendimento de alta qualidade. Não é só um trabalho de arquitetura e  urbanismo, é um trabalho que a  Prodetur  de capacitação, treinamento, para que o local consiga atender o fluxo turístico naquela região”.

O vereador por Estância, Tito Magno, o secretário de Turismo e Comunicação do município, Sérgio Araújo e técnicos da Emsetur também participaram da apresentação do projeto.  

Prodetur

Em 18 de dezembro de 2013, o Governo do Estado de Sergipe e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram contrato no valor de U$ 100 milhões para o desenvolvimento do turismo em Sergipe, no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur Nacional em Sergipe. Caberá ao Banco Interamericano de Desenvolvimento o financiamento de U$ 60 milhões, U$ 40 milhões serão de contrapartida estadual.

“Essa contrapartida do Estado de Sergipe está em estado avançado de execução, são obras como o acesso ao novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Aracaju. Obras que o governo tem avançado na execução, hoje, o Prodetur é um programa que tem avançado bastante, principalmente as ações de contrapartida do Estado, que já estão sendo executadas e a gente espera que esse ano os recursos de financiamento também possam avançar”, afirma José Roberto.

O Prodetur tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da política nacional de turismo e consolidar a gestão turística cooperativa e descentralizada, oportunizando um modelo de desenvolvimento turístico a partir do qual os investimentos dos governos estaduais e municipais respondam tanto às especificidades locais quanto a uma visão integral do turismo no Brasil.

Em 29 de maio de 2014 o governador Jackson Barreto recebeu em audiência, representantes da delegação do BID, que estiveram no estado para realização da Missão de Arranque do Prodetur em Sergipe. A etapa precedeu o primeiro desembolso do programa, que, em Sergipe, visa incrementar a oferta turística do estado, oportunizando a geração de emprego e renda no setor, aumentando a renda e a oferta de emprego para os sergipanos, através da consolidação e diversificação da atividade turística. O programa contempla investimentos na construção e recuperação de orlas e equipamentos turísticos, patrimônio histórico, qualificação da mão-de-obra, infraestrutura de apoio e fortalecimento institucional do turismo.

O programa será realizado em cinco anos, com investimentos em todo o estado, com foco nas regiões mais carentes. Ao final, o Prodetur deixará como legado uma nova infraestrutura turística em Sergipe.

 

 

Compartilhe            
Notícia
/ Notícias / governo

Estância apresenta projeto de urbanização da praia do Saco ao governo do Estado
O projeto visa impedir a ocupação desordenada da localidade, delimitar os espaços públicos e áreas de proteção permanente e promover o turismo na região cercada por belezas naturais
Quinta-Feira, 05 de Março de 2015 às 15:43:00

A praia do Saco, no município de Estância, a 70 km de Aracaju, que já foi considerada por publicações internacionais como uma das cem mais belas do mundo, poderá receber um grande projeto turístico a ser financiado pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur Nacional em Sergipe. O governador Jackson Barreto recebeu em audiência na manhã desta quinta-feira, 05, o prefeito do município, Carlos Magno, e o vice-prefeito, Filadelfo Alexandre, que junto com a sua equipe, apresentaram ao chefe do Executivo estadual o projeto de Revitalização e Urbanização do Povoado Saco. O projeto visa impedir a ocupação desordenada da localidade, delimitar os espaços públicos e áreas de proteção permanente e promover o turismo na região cercada por belezas naturais.

O governador analisou a qualidade do projeto apresentado, por sua preocupação com a sustentabilidade social e ambiental. “Gostei do projeto. Está muito bonito. Vamos discutir se tudo está dentro das exigências do Prodetur. Trabalharemos para captar mais recursos para esta grande obra de infraestrutura turística que fomentará o turismo no litoral Norte do nosso estado”, disse o governador.

O projeto será localizado na parte antiga do Povoado do Saco. Praça de música com concha acústica, espaço de eventos, piso compartilhado (espaço que pode ser usado como via pública livre normalmente, mas que em datas especiais ou fins de semana pode ser fechado e virar um grande calçadão só para pedrestes), academia de ginástica ao ar livre,  centro receptivo turístico feito de madeira sobre lagoa de água doce já existente - que não sofre influência das marés, banheiros públicos, bosque de coqueiros, posto de saúde, delegacia do turista, mirante suspenso e atracadouro são alguns dos equipamentos que fazem parte do projeto de urbanização.

Para o prefeito Carlos Magno, essa será a maior obra de infraestrutura turística no interior do estado. “A revitalização e urbanização da praia do Saco é de importância para todo o estado de Sergipe, pois cria um polo com estrutura para receber o turista, pois já é uma praia bastante conhecida e que está estrangulada, porque não tem mais como receber as pessoas que chegam para visitá-la, por causa da acessibilidade ruim. O projeto tem uma visão global de todos os pontos e vai trazer uma mudança radical para o litoral Sul sergipano. Tudo foi feito sob os critérios e normas do Prodetur, que tem exigências muito grandes, principalmente com as questões ambientais, de sustentabilidade. É um projeto que o governador vai capitanear e que ainda vai precisar de alguns estudos juntos ao Prodetur, mas que será um marco para o turismo do estado”, revelou o prefeito.

De acordo com o coordenador do Prodetur no estado, Anderson Renê, a prefeitura de Estância se comprometeu a encaminhar o projeto em até 90 dias para ser analisado pela coordenadoria. “Analisaremos a viabilidade financeira, para verificar se está de acordo com os recursos, assim como a viabilidade econômica do empreendimento e o que realmente poderá ser feito em relação ao aspecto físico do projeto. Se tudo estiver de acordo, encaminharemos o projeto para o BID, que é o financiador, e se eles aprovarem retorna para o Prodetur que fará a licitação para o projeto ser realizado”, explicou.

Já o presidente da Emsetur, José Roberto de Lima, informou que o Prodetur tem um conjunto de componentes que dizem respeito aos setores financiados, como capacitação profissional, infraestrutura turística e melhoria de atrativos turísticos. Para o presidente, a obra no Saco vai garantir melhoria na acessibilidade do turismo sergipano. “A ideia é que a urbanização da praia do saco seja o componente ligado à melhoria do produto turístico de Sergipe. A gente acredita que a praia do Saco além de ser uma das praias mais bonitas do litoral sergipano, tem uma importância estratégica para todo litoral sul de Sergipe, que começa ali. A praia do saco, como primeira praia do litoral sergipano, precisa de uma intervenção de urbanização adequada à importância que ela tem para a população de Sergipe e para os turistas. Hoje o litoral Sul de Sergipe é o grande portão de entrada para o turismo sergipano. O Prodetur serve para apoiar essa estratégia turística, pensa em intervenções na localidade e outras intervenções no Litoral Sul, como o governador já sugeriu, para adequar a região a realidade de turismo de Sergipe, que com as obras das pontes Gilberto Amado e Joel Silveira se tornou nosso principal corredor de entrada”.

José Roberto afirma esperar, que ainda este ano, assim que o projeto seja validado pelas instâncias legais, as intervenções da Urbanização da Praia do Saco sejam licitadas. “O projeto é muito interessante. Esse projeto que foi apresentado pela Prefeitura de Estância, orla integrada com a paisagem legal, será um cartão de visita para quem chega aqui. O projeto tem grandes chances de ser aprovado. O Prodetur leva em conta tanto o projeto arquitetônico, como as questões ambientais a serem cumpridas e de viabilidade econômica. É um projeto muito adequado para cumprir todas essas exigências”.

O diretor executivo da Capa, empresa contratada pela Prefeitura de Estância para fazer o projeto de Urbanização na praia do Saco, o arquiteto Alysson Borges, esclareceu que há um ano se iniciou o pleito da prefeitura para começar o projeto.  “Fizemos um estudo e o monitoramento no local. A prefeitura pensou em urbanizar a área para levar o fluxo turístico e fazer um desenvolvimento socioeconômico saudável. Diante de questões ambientais e sociais, fizemos uma análise criteriosa da comunidade, dos residentes, sejam os nativos, pescadores, moradores, ou veranistas, que estão lá temporariamente. Essa análise foi feita para atender as necessidades e anseios deles, analisando essas questões, levando em consideração essas informações, fazendo o mapeamento das intervenções necessária com as restrições ambientais, ou seja, apresentamos o projeto em audiência pública junto com a Adema, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e vários outros órgãos ligados a questões ambientais. O projeto foi feito em cima de áreas já antropizadas, feito com esse cuidado, pensando sustentabilidade como um todo, economicamente e financeiramente viável, sustentabilidade ambiental e social.

Alysson Borges destacou o grande potencial turístico da região. “Nosso escritório tem projetos em segmentos similares em Sergipe, Bahia, municípios do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e, realmente, a área destinada para esse projeto na praia do Saco tem muito potencial turístico, pois se tem ali uma grande beleza natural, tem o estuário do Rio Piauí, do Rio Real, com expansão para vários atrativos turísticos que não são explorados por falta de infraestrutura. Não se tem um banheiro público, um bar confortável e com atendimento de alta qualidade. Não é só um trabalho de arquitetura e  urbanismo, é um trabalho que a  Prodetur  de capacitação, treinamento, para que o local consiga atender o fluxo turístico naquela região”.

O vereador por Estância, Tito Magno, o secretário de Turismo e Comunicação do município, Sérgio Araújo e técnicos da Emsetur também participaram da apresentação do projeto.  

Prodetur

Em 18 de dezembro de 2013, o Governo do Estado de Sergipe e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram contrato no valor de U$ 100 milhões para o desenvolvimento do turismo em Sergipe, no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur Nacional em Sergipe. Caberá ao Banco Interamericano de Desenvolvimento o financiamento de U$ 60 milhões, U$ 40 milhões serão de contrapartida estadual.

“Essa contrapartida do Estado de Sergipe está em estado avançado de execução, são obras como o acesso ao novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Aracaju. Obras que o governo tem avançado na execução, hoje, o Prodetur é um programa que tem avançado bastante, principalmente as ações de contrapartida do Estado, que já estão sendo executadas e a gente espera que esse ano os recursos de financiamento também possam avançar”, afirma José Roberto.

O Prodetur tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da política nacional de turismo e consolidar a gestão turística cooperativa e descentralizada, oportunizando um modelo de desenvolvimento turístico a partir do qual os investimentos dos governos estaduais e municipais respondam tanto às especificidades locais quanto a uma visão integral do turismo no Brasil.

Em 29 de maio de 2014 o governador Jackson Barreto recebeu em audiência, representantes da delegação do BID, que estiveram no estado para realização da Missão de Arranque do Prodetur em Sergipe. A etapa precedeu o primeiro desembolso do programa, que, em Sergipe, visa incrementar a oferta turística do estado, oportunizando a geração de emprego e renda no setor, aumentando a renda e a oferta de emprego para os sergipanos, através da consolidação e diversificação da atividade turística. O programa contempla investimentos na construção e recuperação de orlas e equipamentos turísticos, patrimônio histórico, qualificação da mão-de-obra, infraestrutura de apoio e fortalecimento institucional do turismo.

O programa será realizado em cinco anos, com investimentos em todo o estado, com foco nas regiões mais carentes. Ao final, o Prodetur deixará como legado uma nova infraestrutura turística em Sergipe.