Há mais de cinco anos à frente da Secretaria de Infraestrutura do Estado, o engenheiro civil Valmor Barbosa faz um balanço das principais obras de mobilidade de Sergipe. Em entrevista ao Correio de Sergipe, Valmor destaca ainda o avanço das intervenções no Aeroporto Santa Maria. A entrevista acontece quando dos 65 anos do DER, órgão da Seinfra, responsável pela execução das obras. Confira:
Como estão as obras do Aeroporto?
Valmor Barbosa- As intervenções realizadas na pista de pouso e decolagem, que já ampliou a cabeceira da pista para pouso de aeronaves de maior porte, já estão sendo finalizadas. Agora, aguardamos que o Governo Federal lance o edital para as obras do terminal de passageiros. Todos os projetos, que eram de responsabilidade do Estado, já foram entregues à Infraero. Também sob a responsabilidade do Estado, as intervenções externas, como o desmonte do Morro da Piçarreira e o novo anel viário, já estão com cerca de 60% do seu total realizadas.
O novo anel viário contará com pistas duplas sinalizadas e com ciclovias, estimulando e oferecendo uma alternativa segura para a utilização de bicicletas para o transporte e lazer da população. A ação, além de promover mais um benefício para o tráfego na área, também buscará beneficiar o aspecto da urbanização e da humanização, com mais uma ciclovia para se integrar à malha já existente na capital.
Em relação à mobilidade urbana, quanto já foi investido e quais as principais obras?
Valmor Barbosa- Uma obra importantíssima nesse contexto foi a duplicação do Viaduto do Detran, numa área onde o trânsito é complexo nos horários de pico. Nós também retomamos uma obra de importância histórica, que é a nova entrada de Aracaju, a partir de Nossa Senhora do Socorro, através da avenida Santa Gleide. Também estamos finalizando o projeto de uma nova via, a ser executada juntamente com a Prefeitura de Aracaju, chamada preliminarmente de Perimetral Oeste, que sai do Lamarão, na zona Norte, vindo paralelamente à avenidas Euclides Figueiredo e Tancredo Neves, cortando a Marechal Rondon e chegando no território do município de São Cristóvão, na região do Aloque, onde o Governo do Estado assume a construção, e cujos recursos já estão previstos no Proinveste.
Ainda na área de mobilidade urbana, temos a interligação da avenida Gasoduto (Orlando Dantas) com o Viaduto do Detran. Outra grande obra que beneficiará o fluxo de veículos e, sobretudo, dos transportes coletivos, é a duplicação da avenida Euclides Figueiredo, das imediações do Moinho de Sergipe, no bairro Industrial, até o final no Porto D’antas. A nossa intenção é fazer um binário, utilizando o atual leito da Euclides Figueiredo em um sentido, e outra pista, também duplicada, no residencial Santa Tereza, logo abaixo, nas imediações do Chica Chaves, no sentido oposto. Nós duplicaremos a pista e vamos entrar pela rua Mário Matiotti, nas imediações do Seminário, chegando até as imediações do Moinho. Essa via se articulará com a avenida Tancredo Campos, que terá o seu canal coberto e configurará, após o seu alargamento, um novo eixo viário na região, chegando até o novo conjunto de casas que o Estado já está construindo nas imediações da ponte sobre o rio do Sal. Vamos construir uma grande área de lazer, com campo de futebol, brinquedos e praças, delimitando a área e impedindo novas invasões, a exemplo do que fizemos na Coroa do Meio, ainda na administração do então prefeito Marcelo Déda, onde é hoje a avenida Desembargador Antônio Goes. Assim, damos provimento a duas questões graves na área, que são o trânsito caótico e as ocupações irregulares que prejudicam a paisagem.
E em relação às rodovias?
Valmor Barbosa- Sergipe tem um dos maiores investimentos em malha viária do país. Do início da administração, em 2007, até 2013, cerca de R$ 700 milhões foram investidos na manutenção, melhoramento, reconstrução e implantação de estradas e rodovias, proporcionando a intervenção em mais de 1.400 quilômetros. Isto coloca Sergipe numa posição muito confortável em relação a outros estados. Recuperar e implantar estradas constitui-se num elemento importantíssimo para alavancar o desenvolvimento. Recentemente restauramos a rodovia que liga Itabaianinha a Tobias Barreto, estamos finalizando a rodovia que liga a Usina Pinheiro ao Cafuz, uma rodovia antiga e de grande importância para as localidades do entorno, além da pavimentação da estrada que liga Santa Luzia do Itanhy ao povoado Crasto. Todas estas são obras de extrema importância para a população e para as atividades existentes nas respectivas áreas.
Este também é o caso da rodovia Sítios Novos-Santa Rosa do Ermírio, que chega à fronteira com o município baiano de Pedro Alexandre; e da Rota do Sertão, onde o município de Canindé de São Francisco vai até a divisa com o município alagoano de Piranhas, e o município baiano de Paulo Afonso; a recuperação da rodovia Lourival Baptista, que liga Simão Dias ao município baiano de Paripiranga, a rodovia Vaca Serrada-Niterói, que chega às margens do rio São Francisco, onde do outro lado é o município alagoano de Pão de Açúcar, dentre outras, facilitando o acesso a outros mercados.
Além dos aportes em rodovias, o governo investe em pavimentação asfáltica e granítica nos municípios. Quanto já foi investido e qual a importância desses serviços?
Valmor Barbosa- Os serviços de pavimentação são os mais solicitados pelas prefeituras municipais. Já colocamos de mais de 330 quilômetros de asfalto em ruas e logradouros de municípios sergipanos. Este foi um investimento realizado com recursos próprios do Governo do Estado, representando um montante, de 2007 até hoje, superior a R$ 64 milhões. Somam-se a isso os serviços de recuperação em cerca de 4.000 quilômetros de estradas vicinais, em parceria com os municípios, que são realizados através do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER).
Há mais de cinco anos à frente da Secretaria de Infraestrutura do Estado, o engenheiro civil Valmor Barbosa faz um balanço das principais obras de mobilidade de Sergipe. Em entrevista ao Correio de Sergipe, Valmor destaca ainda o avanço das intervenções no Aeroporto Santa Maria. A entrevista acontece quando dos 65 anos do DER, órgão da Seinfra, responsável pela execução das obras. Confira:
Como estão as obras do Aeroporto?
Valmor Barbosa- As intervenções realizadas na pista de pouso e decolagem, que já ampliou a cabeceira da pista para pouso de aeronaves de maior porte, já estão sendo finalizadas. Agora, aguardamos que o Governo Federal lance o edital para as obras do terminal de passageiros. Todos os projetos, que eram de responsabilidade do Estado, já foram entregues à Infraero. Também sob a responsabilidade do Estado, as intervenções externas, como o desmonte do Morro da Piçarreira e o novo anel viário, já estão com cerca de 60% do seu total realizadas.
O novo anel viário contará com pistas duplas sinalizadas e com ciclovias, estimulando e oferecendo uma alternativa segura para a utilização de bicicletas para o transporte e lazer da população. A ação, além de promover mais um benefício para o tráfego na área, também buscará beneficiar o aspecto da urbanização e da humanização, com mais uma ciclovia para se integrar à malha já existente na capital.
Em relação à mobilidade urbana, quanto já foi investido e quais as principais obras?
Valmor Barbosa- Uma obra importantíssima nesse contexto foi a duplicação do Viaduto do Detran, numa área onde o trânsito é complexo nos horários de pico. Nós também retomamos uma obra de importância histórica, que é a nova entrada de Aracaju, a partir de Nossa Senhora do Socorro, através da avenida Santa Gleide. Também estamos finalizando o projeto de uma nova via, a ser executada juntamente com a Prefeitura de Aracaju, chamada preliminarmente de Perimetral Oeste, que sai do Lamarão, na zona Norte, vindo paralelamente à avenidas Euclides Figueiredo e Tancredo Neves, cortando a Marechal Rondon e chegando no território do município de São Cristóvão, na região do Aloque, onde o Governo do Estado assume a construção, e cujos recursos já estão previstos no Proinveste.
Ainda na área de mobilidade urbana, temos a interligação da avenida Gasoduto (Orlando Dantas) com o Viaduto do Detran. Outra grande obra que beneficiará o fluxo de veículos e, sobretudo, dos transportes coletivos, é a duplicação da avenida Euclides Figueiredo, das imediações do Moinho de Sergipe, no bairro Industrial, até o final no Porto D’antas. A nossa intenção é fazer um binário, utilizando o atual leito da Euclides Figueiredo em um sentido, e outra pista, também duplicada, no residencial Santa Tereza, logo abaixo, nas imediações do Chica Chaves, no sentido oposto. Nós duplicaremos a pista e vamos entrar pela rua Mário Matiotti, nas imediações do Seminário, chegando até as imediações do Moinho. Essa via se articulará com a avenida Tancredo Campos, que terá o seu canal coberto e configurará, após o seu alargamento, um novo eixo viário na região, chegando até o novo conjunto de casas que o Estado já está construindo nas imediações da ponte sobre o rio do Sal. Vamos construir uma grande área de lazer, com campo de futebol, brinquedos e praças, delimitando a área e impedindo novas invasões, a exemplo do que fizemos na Coroa do Meio, ainda na administração do então prefeito Marcelo Déda, onde é hoje a avenida Desembargador Antônio Goes. Assim, damos provimento a duas questões graves na área, que são o trânsito caótico e as ocupações irregulares que prejudicam a paisagem.
E em relação às rodovias?
Valmor Barbosa- Sergipe tem um dos maiores investimentos em malha viária do país. Do início da administração, em 2007, até 2013, cerca de R$ 700 milhões foram investidos na manutenção, melhoramento, reconstrução e implantação de estradas e rodovias, proporcionando a intervenção em mais de 1.400 quilômetros. Isto coloca Sergipe numa posição muito confortável em relação a outros estados. Recuperar e implantar estradas constitui-se num elemento importantíssimo para alavancar o desenvolvimento. Recentemente restauramos a rodovia que liga Itabaianinha a Tobias Barreto, estamos finalizando a rodovia que liga a Usina Pinheiro ao Cafuz, uma rodovia antiga e de grande importância para as localidades do entorno, além da pavimentação da estrada que liga Santa Luzia do Itanhy ao povoado Crasto. Todas estas são obras de extrema importância para a população e para as atividades existentes nas respectivas áreas.
Este também é o caso da rodovia Sítios Novos-Santa Rosa do Ermírio, que chega à fronteira com o município baiano de Pedro Alexandre; e da Rota do Sertão, onde o município de Canindé de São Francisco vai até a divisa com o município alagoano de Piranhas, e o município baiano de Paulo Afonso; a recuperação da rodovia Lourival Baptista, que liga Simão Dias ao município baiano de Paripiranga, a rodovia Vaca Serrada-Niterói, que chega às margens do rio São Francisco, onde do outro lado é o município alagoano de Pão de Açúcar, dentre outras, facilitando o acesso a outros mercados.
Além dos aportes em rodovias, o governo investe em pavimentação asfáltica e granítica nos municípios. Quanto já foi investido e qual a importância desses serviços?
Valmor Barbosa- Os serviços de pavimentação são os mais solicitados pelas prefeituras municipais. Já colocamos de mais de 330 quilômetros de asfalto em ruas e logradouros de municípios sergipanos. Este foi um investimento realizado com recursos próprios do Governo do Estado, representando um montante, de 2007 até hoje, superior a R$ 64 milhões. Somam-se a isso os serviços de recuperação em cerca de 4.000 quilômetros de estradas vicinais, em parceria com os municípios, que são realizados através do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER).