A primeira obra do Proinveste oficialmente entregue à população, a revitalização e urbanização da Orla do São Braz, em Nossa Senhora do Socorro, foi inaugurada neste domingo, 8, pelo governador Jackson Barreto e pelo prefeito do município, Fábio Henrique. O povoado estava em festa para receber a obra que deu uma cara nova a localidade e trará, além de qualidade de vida para população, oportunidade de desenvolvimento para a área que passará a ser incluída no roteiro turístico do estado.
Às margens do rio do Sal, a obra correspondeu a um investimento de R$ 1.316.503,63 e foi executada pelo Governo do Estado, com recursos do Proinveste e teve os projetos elaborados pela Prefeitura Municipal de Socorro. A Orla do São Braz é um novo espaço de lazer, que oferece conforto aos moradores e estimula o comércio local.
“Para nós, que somos gestores, é uma alegria muito grande entregar mais uma obra á população. Eu tinha prometido fazer aqui a obra do São Braz, porque aqui temos um ponto turístico que promete muito para o município de Socorro com ligação para Aracaju. O projeto de revitalização da Orla do são Braz, sem dúvida alguma, é uma obra que vai valorizar o turismo em Socorro e até mesmo em Aracaju, expandindo isso para toda essa área do rio Sergipe, rio do Sal, rio Pomonga, permitindo que, no futuro, essas regiões se transformem em um roteiro de turismo muito importante. Era preciso fazer essa obra no São Braz para estimular não apenas os turistas, mas levantar a autoestima daqueles que aqui residem. Esta que é a primeira obra entregue do Proinveste, mas já temos 30 municípios com obras definidas, iniciadas ou sendo licitadas”, explica o governador.
O morador do povoado, Dorgival Dias Santos, concorda com o que foi dito pelo governador. Ele conta com empolgação sobre o quanto a obra valorizou a beleza da região. “O melhor que o São Braz já teve foi essa orlinha. Achei uma beleza. Vai trazer turistas e ficou tudo bom. Está todo mundo gostando muito”, afirma o homem que trabalha como motorista e mora no povoado com a esposa e um filho.
Quem também já enxerga oportunidades após a inauguração do espaço é a vendedora ambulante, Carla Cristina Neres dos Santos, 29, que reside no povoado há 21 anos. Carla, que trabalha durante a semana como doméstica, aproveita os dias festivos para completar sua renda vendendo cerveja, água e refrigerante. Com a inclusão do povoado no roteiro turístico do estado, ela espera conseguir vender muito mais aos turistas que visitarem a região, principalmente aos fins de semana. “Está sendo bom, espero que continue daqui para melhor. Está bem melhor que antes quando a gente não podia nem trabalhar por aqui, porque melava os pés de lama”.
A intervenção contemplou a construção de um muro de contenção com 211 metros de extensão às margens do Rio do Sal, a construção de três quiosques em madeira, de um deck com piso em assoalho de madeira e guarda-corpo de madeira com altura de um metro na Rua “02”, a construção de um guarda-corpo de madeira com altura de um metro na altura da Rua “01” e a instalação de dez bancos de madeira com pergolado.
Na nova Orla do São Braz, também foi construída uma pracinha com marco e mesa com quatro bancos, com a colocação de totem de madeira. Foram executados o recapeamento asfáltico na Rua “02” e nas travessas “A”, “B” e “C” (área de 2.385,00 m²); a pavimentação a paralelepípedo na Rua “01” (área de 1.198,50 m²); e a implantação de 525,00 m² de passeio em concreto desempolado. Na iluminação pública, foram implantados 49 postes com três metros de altura, com duas lâmpadas de 150 w cada; e dois postes de 16 m com quatro pétalas com lâmpadas de 400 w cada.
"Estamos em um pedacinho da nossa cidade que é um dos lugares mais bonitos, aprazíveis de nosso estado e do nosso município. Era um lugar que precisava de um toque especial, um carinho especial para que as pessoas daqui e aqueles que visitam pudessem ser recebidos e tratados com carinho, com respeito, com dignidade. Nós estamos felizes por entregar ao lado do governador esta bela obra a comunidade do São Braz e feliz também porque Socorro é a cidade que recebe a primeira obra do Proinveste. Então, o Proinveste já começa com o pé direito em uma cidade pujante, crescente. Hoje é um dia de alegria para todos nós que fazemos essa grande cidade que é Socorro”, expôs o prefeito Fábio Henrique.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, lembrou que a obra foi iniciada em abril do ano passado e que o Governo já está com várias obras do Proinveste concluídas, a exemplo da rodovia em Propriá, que liga os povoados Santa Cruz a São Miguel e o acesso ao povoado Calumbi, também em Nossa Senhora do Socoro, que está pronto para ser inaugurado logo após o Carnaval. “Também retomamos a obra da orlinha do Bairro Industrial, a nova via de acesso a Aracaju, a entrada pela Santa Gleide pela BR-235, que beneficiará localidades de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro e que, se Deus quiser, vamos entregar com uma bela festa em setembro, até porque tivemos um problema de desapropriações, o que atrasou a obra. E aqui no São Braz a Prefeitura de Socorro foi parceira a todo momento, juntos fizemos essa belíssima obra que mudou a face dessa região. Hoje esse lugar é um dos mais bonitos que temos no estado, com a contemplação do rio do Sal”.
Turismo e transporte
A obra traz um grande significado social para os moradores do São Braz e para todo o complexo Taiçoca. Será mais uma atração para os sergipanos e visitantes, que contemplarão uma das mais belas vistas de toda a região e do estado. A obra compreende o aproveitamento de uma beleza natural, a valorização urbanística e a perspectiva de geração de emprego e renda para a juventude. A obra permitirá ainda a contenção do rio,valorizando o povoado e melhorando a qualidade de vida da população, pois anteriormente, quando o rio enchia, uma maré forte ultrapassava a rua, causando transtorno para a população.
“Não se faz uma obra sozinho, é preciso um trabalho de equipe, por isso agradeço a todos do nosso governo que trabalham para tornar possível que levemos obras em beneficio do nosso povo e agradeço esta parceria com a Prefeitura de Socorro. O secretário do Turismo e Esporte, Adilson Júnior, já tomou providências para atrair catamarãs para o turismo daqui. Estamos aqui pensando no povo. Ainda em Socorro, depois do Carnaval inauguraremos o calçamento do Calumbi, outra região turística do município, e em março vamos entregar as 600 casas que construímos em parceria com a Prefeitura para o povo do Mangabeira. É com esse sentimento de quem trabalha para o povo que viemos aqui hoje e peço: continuem acreditando no nosso projeto. Eu tenho um sonho e vou perseguir este sonho, de usar os rios do Sal, Pomonga e Sergipe e construir um atracadouro aqui no Braz e vários pontos, em um projeto de transporte fluvial que envolve Aracaju, Socorro, Barra dos Coqueiros e Santo Amaro, tanto para o turismo como para o transporte de pessoas” revelou Jackson Barreto, que ao final da inauguração passeou de catamarã para conhecer o futuro roteiro turístico da região.
Durante o passeio, o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Adilson Júnior, reafirmou que a Secretaria já tomou providências para incluir o São Braz no roteiro turístico do estado. “Essa obra tem uma importância muito grande, resgata a alegria e satisfação do povo do são Braz e do Complexo Taiçoca. A gente ganha mais um ponto turístico em Socorro e para Sergipe. Esse passeio que estamos fazendo de catamarã ele sai ali do Iate Club, vinha até a ponte da Barra e voltava para Aracaju e agora ele vai vir até o São Braz, parar aqui no píer. Então, turistas virão, visitarão a região e movimentarão a economia do município.
Em seu discurso a deputada estadual e primeira-dama de Nossa Senhora do Socorro, Silvia Fontes, afirmou que obras desta importância só são possíveis graças a visão de homens comprometidos com o povo, como é o caso de Jackson Barreto e do seu esposo, Fábio Henrique. “É uma emoção gigantesca está aqui trazendo esta obra para vocês, que foi possível graças a parceria de Jackson Barreto e do nosso prefeito Fábio Henrique. Jackson não é só um grande homem político, um grande administrador, mas um homem religioso e muito humano. Andei na campanha com Jackson e via como mesmo depois de tantos anos de vida publica era imensa sua indignação ao ver pessoas passando necessidade”, declarou a deputada.
Missa
Antes da inauguração o governador, acompanhado por autoridades e lideranças políticas do estado e município, assistiram a missa matinal na Capela do São Braz. A missa celebrada pelo padre Flaviano Oliveira foi celebrada em homenagem a inauguração da orla do povoado.
Presenças
Diversas autoridades e lideranças políticas do estado e município acompanharam a solenidade de inauguração, entre eles os secretários de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, do Turismo e Esportes, Adilson Júnior, de Governo, Benedito Figueiredo, de Planejamento, João Augusto Gama, de Comunicação, Sales Neto, de Inclusão, Marta Leão, da Educação, Jorge Carvalho e da Segurança Pública, Mendonça Prado; o chefe do Gabinete Militar do governo, coronel Luiz Fernando; os deputados federais, João Daniel e Jony Marcos; o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado estadual Luciano Bispo; a deputada estadual e primeira-dama de Nossa Senhora do Socorro, Silvia Fontes; o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Erivaldo Mendes; os presidentes do Banese, Fernando Mota, da Adema, Wanderlê Correia e do Sindicato dos Radialistas de Sergipe (Sterts), Fernando Cabral e o ex-secretário de Estado, Chico Buchinho. Assim como, vereadores, secretários e lideranças comunitárias de Nossa Senhora do Socorro.
A primeira obra do Proinveste oficialmente entregue à população, a revitalização e urbanização da Orla do São Braz, em Nossa Senhora do Socorro, foi inaugurada neste domingo, 8, pelo governador Jackson Barreto e pelo prefeito do município, Fábio Henrique. O povoado estava em festa para receber a obra que deu uma cara nova a localidade e trará, além de qualidade de vida para população, oportunidade de desenvolvimento para a área que passará a ser incluída no roteiro turístico do estado.
Às margens do rio do Sal, a obra correspondeu a um investimento de R$ 1.316.503,63 e foi executada pelo Governo do Estado, com recursos do Proinveste e teve os projetos elaborados pela Prefeitura Municipal de Socorro. A Orla do São Braz é um novo espaço de lazer, que oferece conforto aos moradores e estimula o comércio local.
“Para nós, que somos gestores, é uma alegria muito grande entregar mais uma obra á população. Eu tinha prometido fazer aqui a obra do São Braz, porque aqui temos um ponto turístico que promete muito para o município de Socorro com ligação para Aracaju. O projeto de revitalização da Orla do são Braz, sem dúvida alguma, é uma obra que vai valorizar o turismo em Socorro e até mesmo em Aracaju, expandindo isso para toda essa área do rio Sergipe, rio do Sal, rio Pomonga, permitindo que, no futuro, essas regiões se transformem em um roteiro de turismo muito importante. Era preciso fazer essa obra no São Braz para estimular não apenas os turistas, mas levantar a autoestima daqueles que aqui residem. Esta que é a primeira obra entregue do Proinveste, mas já temos 30 municípios com obras definidas, iniciadas ou sendo licitadas”, explica o governador.
O morador do povoado, Dorgival Dias Santos, concorda com o que foi dito pelo governador. Ele conta com empolgação sobre o quanto a obra valorizou a beleza da região. “O melhor que o São Braz já teve foi essa orlinha. Achei uma beleza. Vai trazer turistas e ficou tudo bom. Está todo mundo gostando muito”, afirma o homem que trabalha como motorista e mora no povoado com a esposa e um filho.
Quem também já enxerga oportunidades após a inauguração do espaço é a vendedora ambulante, Carla Cristina Neres dos Santos, 29, que reside no povoado há 21 anos. Carla, que trabalha durante a semana como doméstica, aproveita os dias festivos para completar sua renda vendendo cerveja, água e refrigerante. Com a inclusão do povoado no roteiro turístico do estado, ela espera conseguir vender muito mais aos turistas que visitarem a região, principalmente aos fins de semana. “Está sendo bom, espero que continue daqui para melhor. Está bem melhor que antes quando a gente não podia nem trabalhar por aqui, porque melava os pés de lama”.
A intervenção contemplou a construção de um muro de contenção com 211 metros de extensão às margens do Rio do Sal, a construção de três quiosques em madeira, de um deck com piso em assoalho de madeira e guarda-corpo de madeira com altura de um metro na Rua “02”, a construção de um guarda-corpo de madeira com altura de um metro na altura da Rua “01” e a instalação de dez bancos de madeira com pergolado.
Na nova Orla do São Braz, também foi construída uma pracinha com marco e mesa com quatro bancos, com a colocação de totem de madeira. Foram executados o recapeamento asfáltico na Rua “02” e nas travessas “A”, “B” e “C” (área de 2.385,00 m²); a pavimentação a paralelepípedo na Rua “01” (área de 1.198,50 m²); e a implantação de 525,00 m² de passeio em concreto desempolado. Na iluminação pública, foram implantados 49 postes com três metros de altura, com duas lâmpadas de 150 w cada; e dois postes de 16 m com quatro pétalas com lâmpadas de 400 w cada.
"Estamos em um pedacinho da nossa cidade que é um dos lugares mais bonitos, aprazíveis de nosso estado e do nosso município. Era um lugar que precisava de um toque especial, um carinho especial para que as pessoas daqui e aqueles que visitam pudessem ser recebidos e tratados com carinho, com respeito, com dignidade. Nós estamos felizes por entregar ao lado do governador esta bela obra a comunidade do São Braz e feliz também porque Socorro é a cidade que recebe a primeira obra do Proinveste. Então, o Proinveste já começa com o pé direito em uma cidade pujante, crescente. Hoje é um dia de alegria para todos nós que fazemos essa grande cidade que é Socorro”, expôs o prefeito Fábio Henrique.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, lembrou que a obra foi iniciada em abril do ano passado e que o Governo já está com várias obras do Proinveste concluídas, a exemplo da rodovia em Propriá, que liga os povoados Santa Cruz a São Miguel e o acesso ao povoado Calumbi, também em Nossa Senhora do Socoro, que está pronto para ser inaugurado logo após o Carnaval. “Também retomamos a obra da orlinha do Bairro Industrial, a nova via de acesso a Aracaju, a entrada pela Santa Gleide pela BR-235, que beneficiará localidades de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro e que, se Deus quiser, vamos entregar com uma bela festa em setembro, até porque tivemos um problema de desapropriações, o que atrasou a obra. E aqui no São Braz a Prefeitura de Socorro foi parceira a todo momento, juntos fizemos essa belíssima obra que mudou a face dessa região. Hoje esse lugar é um dos mais bonitos que temos no estado, com a contemplação do rio do Sal”.
Turismo e transporte
A obra traz um grande significado social para os moradores do São Braz e para todo o complexo Taiçoca. Será mais uma atração para os sergipanos e visitantes, que contemplarão uma das mais belas vistas de toda a região e do estado. A obra compreende o aproveitamento de uma beleza natural, a valorização urbanística e a perspectiva de geração de emprego e renda para a juventude. A obra permitirá ainda a contenção do rio,valorizando o povoado e melhorando a qualidade de vida da população, pois anteriormente, quando o rio enchia, uma maré forte ultrapassava a rua, causando transtorno para a população.
“Não se faz uma obra sozinho, é preciso um trabalho de equipe, por isso agradeço a todos do nosso governo que trabalham para tornar possível que levemos obras em beneficio do nosso povo e agradeço esta parceria com a Prefeitura de Socorro. O secretário do Turismo e Esporte, Adilson Júnior, já tomou providências para atrair catamarãs para o turismo daqui. Estamos aqui pensando no povo. Ainda em Socorro, depois do Carnaval inauguraremos o calçamento do Calumbi, outra região turística do município, e em março vamos entregar as 600 casas que construímos em parceria com a Prefeitura para o povo do Mangabeira. É com esse sentimento de quem trabalha para o povo que viemos aqui hoje e peço: continuem acreditando no nosso projeto. Eu tenho um sonho e vou perseguir este sonho, de usar os rios do Sal, Pomonga e Sergipe e construir um atracadouro aqui no Braz e vários pontos, em um projeto de transporte fluvial que envolve Aracaju, Socorro, Barra dos Coqueiros e Santo Amaro, tanto para o turismo como para o transporte de pessoas” revelou Jackson Barreto, que ao final da inauguração passeou de catamarã para conhecer o futuro roteiro turístico da região.
Durante o passeio, o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Adilson Júnior, reafirmou que a Secretaria já tomou providências para incluir o São Braz no roteiro turístico do estado. “Essa obra tem uma importância muito grande, resgata a alegria e satisfação do povo do são Braz e do Complexo Taiçoca. A gente ganha mais um ponto turístico em Socorro e para Sergipe. Esse passeio que estamos fazendo de catamarã ele sai ali do Iate Club, vinha até a ponte da Barra e voltava para Aracaju e agora ele vai vir até o São Braz, parar aqui no píer. Então, turistas virão, visitarão a região e movimentarão a economia do município.
Em seu discurso a deputada estadual e primeira-dama de Nossa Senhora do Socorro, Silvia Fontes, afirmou que obras desta importância só são possíveis graças a visão de homens comprometidos com o povo, como é o caso de Jackson Barreto e do seu esposo, Fábio Henrique. “É uma emoção gigantesca está aqui trazendo esta obra para vocês, que foi possível graças a parceria de Jackson Barreto e do nosso prefeito Fábio Henrique. Jackson não é só um grande homem político, um grande administrador, mas um homem religioso e muito humano. Andei na campanha com Jackson e via como mesmo depois de tantos anos de vida publica era imensa sua indignação ao ver pessoas passando necessidade”, declarou a deputada.
Missa
Antes da inauguração o governador, acompanhado por autoridades e lideranças políticas do estado e município, assistiram a missa matinal na Capela do São Braz. A missa celebrada pelo padre Flaviano Oliveira foi celebrada em homenagem a inauguração da orla do povoado.
Presenças
Diversas autoridades e lideranças políticas do estado e município acompanharam a solenidade de inauguração, entre eles os secretários de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, do Turismo e Esportes, Adilson Júnior, de Governo, Benedito Figueiredo, de Planejamento, João Augusto Gama, de Comunicação, Sales Neto, de Inclusão, Marta Leão, da Educação, Jorge Carvalho e da Segurança Pública, Mendonça Prado; o chefe do Gabinete Militar do governo, coronel Luiz Fernando; os deputados federais, João Daniel e Jony Marcos; o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado estadual Luciano Bispo; a deputada estadual e primeira-dama de Nossa Senhora do Socorro, Silvia Fontes; o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Erivaldo Mendes; os presidentes do Banese, Fernando Mota, da Adema, Wanderlê Correia e do Sindicato dos Radialistas de Sergipe (Sterts), Fernando Cabral e o ex-secretário de Estado, Chico Buchinho. Assim como, vereadores, secretários e lideranças comunitárias de Nossa Senhora do Socorro.