Uma equipe com a presença de mais de 15 parceiros, entre secretarias e órgãos do Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju, Judiciário, conselho tutelar e iniciativa privada está trabalhando nos últimos detalhes para a realização do 'Dia de Todas as Crianças', festa que acontece neste domingo, 12 de outubro, na Orla de Atalaia. A reunião para discutir os pontos finais da realização do evento foi realizada nesta quinta-feira, 9, no auditório do Palácio dos Despachos.
"Hoje nós viemos tirar as dúvidas e motivar a equipe para que a gente faça uma festa ainda mais bonita do que foi a do ano passado", disse a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, responsável pela coordenação do evento. O 'Dia de Todas as Crianças' foi criado em 2007 para proporcionar um espaço de lazer, cultura e informação às crianças em seu dia. As atrações estão sendo montadas no trecho que vai da Praça de Eventos até o Espaço de Convivência. As quadras também estarão funcionando para a prática de atividades esportivas. O evento é organizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju.
No feriado do ano passado, o evento conseguiu trazer para a Orla cerca de 50 mil pessoas, entre elas 30 mil pequenos. Para esta edição, a expectativa é que a procura também seja grande. "Esperamos ter um número maior ainda de crianças presentes na orla e que elas venha com seus pais e familiares para aproveitar a festa", declarou Eliane Aquino.
Para atrair o público, a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), que também atua na coordenação da festa, já começou a divulgação das atrações por meio de Spots no rádio, outdoors, panfletos de divulgação e carros de som em bairros como Coqueiral, Santa Maria, Cidade Nova e Lamarão. "Também estamos trabalhando na montagem de toda a estrutura, como a colocação dos toldos, palcos e a programação visual", informa Fernanda Hardman, assistente de eventos da Secretaria.
Inovações
Esse ano, os pais não vão precisar se preocupar com a volta para casa. Dois ônibus serão disponibilizados para levar os passageiros, de graça, da Orla até o Terminal da Atalaia. Serão montados dois pontos, um próximo ao Hotel Celi e outro nas proximidades do Farol, das 14h às 20h. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) coordenará o serviço.
Outra novidade será a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, que preparou uma programação de peças clássicas voltadas para o público infantil. Segundo um dos coordenadores da festa, o diretor administrativo da Funcaju, Marcus Fernando Ribeiro, atrações como essa revelam como a parceria entre Governo estadual e municipal é importante para proporcionar o acesso de meninos e meninas à cultura e à informação.
"Queremos que as crianças encontrem diversas atrações culturais e muitas informações diferentes, tanto para elas quanto para os pais. Esse é um evento que vai abranger pessoas que não tem acesso diário à manifestações culturais e a toda essa informação que a Prefeitura e o Governo do Estado oferecem", avalia.
Ao leque de novidades foi acrescentada uma exposição do repórter fotográfico Jorge Henrique, que tem como tema a realidade das crianças sergipanas. "Quis mostrar que os problemas existem, mas que também há solução para isso e que essa busca por melhorar a situação já está sendo feita", explicou. Ele conta que a idéia de fazer uma exposição dentro do evento foi da própria primeira-dama. "Eu já pensava em fazer uma exposição apenas com foto de crianças. A primeira-dama incentivou e teve a idéia de que fosse acrescentada na programação da festa", relata.
Além da música erudita, a criançada poderá se divertir com competições esportivas de handebol, basquete, futebol de salão, biblioteca infantil, marinete do saber, xadrez, dominó, damas, recreação, visita ao Oceanário, escolinha de skate, circo, oficinas culturais, apresentações folclóricas como Reisado, São Gonçalo, Maculelê, apresentações de dança, esquetes teatrais, oficinas culturais, demonstração de ginástica rítmica, coral, grupo de violão, parque de diversões, brinquedos gratuitos como cama elástica, brinquedos infláveis e shows com o grupo Lateiros Curupira, Lucas Aribé e o Palhaço Topetão.
Ações
Os alunos das escolas estaduais serão uma atração à parte na festa. Com um palco montado só para eles na Orla, a Secretaria de Estada da Educação (Seed) levará mais de 2,5 mil alunos, coordenados por 47 diretores. "Será um momento para que os estudantes tenham seus '15 minutos de fama', mostrando os talentos que eles já têm", observa Almir Garcez, representante da Secretaria.
Já a Secretaria de Estado do Trabalho preparou oficinas culturais diferentes para a edição 2008. "No ano passado a gente trabalhou com pipa, fantoches, E.V.A e biscuit. Esse ano a gente resolveu diversificar. Teremos oficinas de pipa, reciclagem pedagógica, biscuit, fantoche e teatro mudo", informa Maria José Campos, representante da Secretaria. Só nesta oficina 35 pessoas trabalharão para divertir os pequenos.
Segurança
Todo um esquema de segurança foi montado para oferecer tranqüilidade às famílias. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SMTT e CPTran trabalham integrados na missão de fazer a festa permanecer bonita durante todo o dia.
Quase 200 homens da PM trabalhando em dois turnos no policiamento ostensivo. O Corpo de Bombeiros irá fiscalizar a área e reforçar o esquema de segurança. A corporação irá disponibilizar 49 militares por turno, distribuídos entre comando de socorro, carros de água, de salvamento, ambulâncias, socorristas e guarda-vidas.
Durante o domingo, o trânsito no local também será modificado. O sentido da avenida Santos Dumont que fica mais próximo à praia será fechado. No outro, a circulação será controlada por cones a fim de diminuir a velocidade dos carros. As seis faixas de pedestres que existem na extensão do espaço da festa serão ocupadas por policiais responsáveis por garantir a passagem segura das famílias.
Já a Guarda Municipal irá controlar o acesso ao Oceanário. No domingo o acesso ao local será gratuito das 9h às 15h30min. A Guarda escalou 60 homens, 30 por turno, que irão fiscalizar os grupos que visitarem o espaço.
Emergências
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Aracaju) vai oferecer atendimento de saúde no local da festa e terá um posto fixo dentro do Centro de Cultura e Artes da Orla com pediatra. Uma Unidade de Suporte Avançadado (UTI Móvel) e duas Unidades de Suporte Básico (USB) estarão prontas para ocorrências ao longo de todo o espaço da festa. O Samu 192 Sergipe vai participar do evento com o Samuzinho, que inclui apresentações teatrais e visitas orientadas à UTI Móvel disponível no local.
Corais
Também na Orla da Atalaia estará acontecendo o Encontro Regional de Corais da Petrobras Nordeste/Sul. O evento, que acontece no sábado e domingo, dias 11 e 12, será realizado ainda no Teatro Tobias Barreto, que receberá os corais às 20 horas do sábado. No domingo a apresentação acontecerá às 19 horas na praça de eventos da orla.
Programação
Quadras esportivas
8h30 às 11h30
Competições de voleibol, futsal, handebol e basquetebol, entre escolas estaduais
Competições de mini-handebol, entre escolas municipais
13h às 16h
Atividades esportivas/lazer para portadores de necessidades especiais
Espaço de convivência
- Biblioteca Infantil - 10h às 16h
- Montagem dos acervos da Biblioteca Pública Infantil Estadual (SEC) e Bibliotecas Municipais (FUNCAJU), com acervo também em áudio e em braille
- No estacionamento, a Marinete do Saber, com apresentações de contadores de histórias.
Mundo da Criança - 10h às 12h - 14h às 16h
Para crianças até 06 anos
- Carrinhos elétricos, mini-Bugres, motos elétricas e carrossel;
- Recreação
Estacionamento Kartódromo - 10h às 16h
- Escolinha de trânsito da SMTT
- Passarela: xadrez, dominó & damas
- Rua de lazer
- Recreação
Oceanário
Entrada gratuita das 09 às 15h30
Estacionamento Oceanário
- Circo Teatral - Tenda A - 09h às 13h:
- Apresentações dos alunos atendidos pelos projetos sociais da SEMASC e SEIDS
14h às 16h30
Espetáculos teatrais
Oficinas Culturais
- Samuzinho (manhã e tarde)
- Pipas (manhã e tarde)
- Fantoches (manhã e tarde)
- Borracha E.V.A. (manhã); Biscuit (tarde)
- Pintura (manhã e tarde)
- Escultura em arame (manhã); Origami (tarde)
- Pipa Chinesa (manhã/tarde)
- Capoeira (manhã/tarde)
- Reciclando com alegria/Plenarinho de Mudanças Climáticas (manhã/tarde)
- Bonecas de pano (manhã e tarde)
- Desenho e pintura em painel (manhã e tarde)
- Higiene bucal (manhã e tarde)
- Percussão (manhã e tarde)
Pista de esportes radicais
- Escolinha de Skate - 15h
Estacionamento (atrás das quadras de tênis)
Palco - Educação
- Show de talentos dos alunos das redes estadual e municipal
- Exibições e atividades da Cavalaria e cães da Polícia do Estado de Sergipe
- Circo Show de Talentos - Tenda B
- Apresentações dos alunos das redes estadual e municipal (manhã e tarde)
- Circo teatral - Tenda C
Secretaria de Estado da Cultura
- Apresentações teatrais, teatro de fantoches, contação de histórias em libras
Galeria de Artes
- Exposição fotográfica de Jorge Henrique
- Sala de apoio do SAMU
Próximo à entrada, plantio de mudas nativas - Meio ambiente
Estacionamento Centro de Arte e Cultura
- Parque de diversões
- Brinquedos gratuitos das 10h às 17h
Em frente à praça de eventos (ao lado do Palco Principal)
- Brinquedos gratuitos (10h às 17h) - Camas elásticas, brinquedos infláveis, carrossel, tobogãs, pula-pula, touro mecânico
Praça de eventos - palco principal
10h - Lucas Aribé
11h - Lateiros Curupira
16h - Orquestra Sinfônica De Sergipe
17h - Trupe Do Topetão
19h - Encontro Regional de Corais da Petrobras Nordeste/Sul
Uma equipe com a presença de mais de 15 parceiros, entre secretarias e órgãos do Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju, Judiciário, conselho tutelar e iniciativa privada está trabalhando nos últimos detalhes para a realização do 'Dia de Todas as Crianças', festa que acontece neste domingo, 12 de outubro, na Orla de Atalaia. A reunião para discutir os pontos finais da realização do evento foi realizada nesta quinta-feira, 9, no auditório do Palácio dos Despachos.
"Hoje nós viemos tirar as dúvidas e motivar a equipe para que a gente faça uma festa ainda mais bonita do que foi a do ano passado", disse a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, responsável pela coordenação do evento. O 'Dia de Todas as Crianças' foi criado em 2007 para proporcionar um espaço de lazer, cultura e informação às crianças em seu dia. As atrações estão sendo montadas no trecho que vai da Praça de Eventos até o Espaço de Convivência. As quadras também estarão funcionando para a prática de atividades esportivas. O evento é organizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju.
No feriado do ano passado, o evento conseguiu trazer para a Orla cerca de 50 mil pessoas, entre elas 30 mil pequenos. Para esta edição, a expectativa é que a procura também seja grande. "Esperamos ter um número maior ainda de crianças presentes na orla e que elas venha com seus pais e familiares para aproveitar a festa", declarou Eliane Aquino.
Para atrair o público, a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), que também atua na coordenação da festa, já começou a divulgação das atrações por meio de Spots no rádio, outdoors, panfletos de divulgação e carros de som em bairros como Coqueiral, Santa Maria, Cidade Nova e Lamarão. "Também estamos trabalhando na montagem de toda a estrutura, como a colocação dos toldos, palcos e a programação visual", informa Fernanda Hardman, assistente de eventos da Secretaria.
Inovações
Esse ano, os pais não vão precisar se preocupar com a volta para casa. Dois ônibus serão disponibilizados para levar os passageiros, de graça, da Orla até o Terminal da Atalaia. Serão montados dois pontos, um próximo ao Hotel Celi e outro nas proximidades do Farol, das 14h às 20h. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) coordenará o serviço.
Outra novidade será a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, que preparou uma programação de peças clássicas voltadas para o público infantil. Segundo um dos coordenadores da festa, o diretor administrativo da Funcaju, Marcus Fernando Ribeiro, atrações como essa revelam como a parceria entre Governo estadual e municipal é importante para proporcionar o acesso de meninos e meninas à cultura e à informação.
"Queremos que as crianças encontrem diversas atrações culturais e muitas informações diferentes, tanto para elas quanto para os pais. Esse é um evento que vai abranger pessoas que não tem acesso diário à manifestações culturais e a toda essa informação que a Prefeitura e o Governo do Estado oferecem", avalia.
Ao leque de novidades foi acrescentada uma exposição do repórter fotográfico Jorge Henrique, que tem como tema a realidade das crianças sergipanas. "Quis mostrar que os problemas existem, mas que também há solução para isso e que essa busca por melhorar a situação já está sendo feita", explicou. Ele conta que a idéia de fazer uma exposição dentro do evento foi da própria primeira-dama. "Eu já pensava em fazer uma exposição apenas com foto de crianças. A primeira-dama incentivou e teve a idéia de que fosse acrescentada na programação da festa", relata.
Além da música erudita, a criançada poderá se divertir com competições esportivas de handebol, basquete, futebol de salão, biblioteca infantil, marinete do saber, xadrez, dominó, damas, recreação, visita ao Oceanário, escolinha de skate, circo, oficinas culturais, apresentações folclóricas como Reisado, São Gonçalo, Maculelê, apresentações de dança, esquetes teatrais, oficinas culturais, demonstração de ginástica rítmica, coral, grupo de violão, parque de diversões, brinquedos gratuitos como cama elástica, brinquedos infláveis e shows com o grupo Lateiros Curupira, Lucas Aribé e o Palhaço Topetão.
Ações
Os alunos das escolas estaduais serão uma atração à parte na festa. Com um palco montado só para eles na Orla, a Secretaria de Estada da Educação (Seed) levará mais de 2,5 mil alunos, coordenados por 47 diretores. "Será um momento para que os estudantes tenham seus '15 minutos de fama', mostrando os talentos que eles já têm", observa Almir Garcez, representante da Secretaria.
Já a Secretaria de Estado do Trabalho preparou oficinas culturais diferentes para a edição 2008. "No ano passado a gente trabalhou com pipa, fantoches, E.V.A e biscuit. Esse ano a gente resolveu diversificar. Teremos oficinas de pipa, reciclagem pedagógica, biscuit, fantoche e teatro mudo", informa Maria José Campos, representante da Secretaria. Só nesta oficina 35 pessoas trabalharão para divertir os pequenos.
Segurança
Todo um esquema de segurança foi montado para oferecer tranqüilidade às famílias. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SMTT e CPTran trabalham integrados na missão de fazer a festa permanecer bonita durante todo o dia.
Quase 200 homens da PM trabalhando em dois turnos no policiamento ostensivo. O Corpo de Bombeiros irá fiscalizar a área e reforçar o esquema de segurança. A corporação irá disponibilizar 49 militares por turno, distribuídos entre comando de socorro, carros de água, de salvamento, ambulâncias, socorristas e guarda-vidas.
Durante o domingo, o trânsito no local também será modificado. O sentido da avenida Santos Dumont que fica mais próximo à praia será fechado. No outro, a circulação será controlada por cones a fim de diminuir a velocidade dos carros. As seis faixas de pedestres que existem na extensão do espaço da festa serão ocupadas por policiais responsáveis por garantir a passagem segura das famílias.
Já a Guarda Municipal irá controlar o acesso ao Oceanário. No domingo o acesso ao local será gratuito das 9h às 15h30min. A Guarda escalou 60 homens, 30 por turno, que irão fiscalizar os grupos que visitarem o espaço.
Emergências
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Aracaju) vai oferecer atendimento de saúde no local da festa e terá um posto fixo dentro do Centro de Cultura e Artes da Orla com pediatra. Uma Unidade de Suporte Avançadado (UTI Móvel) e duas Unidades de Suporte Básico (USB) estarão prontas para ocorrências ao longo de todo o espaço da festa. O Samu 192 Sergipe vai participar do evento com o Samuzinho, que inclui apresentações teatrais e visitas orientadas à UTI Móvel disponível no local.
Corais
Também na Orla da Atalaia estará acontecendo o Encontro Regional de Corais da Petrobras Nordeste/Sul. O evento, que acontece no sábado e domingo, dias 11 e 12, será realizado ainda no Teatro Tobias Barreto, que receberá os corais às 20 horas do sábado. No domingo a apresentação acontecerá às 19 horas na praça de eventos da orla.
Programação
Quadras esportivas
8h30 às 11h30
Competições de voleibol, futsal, handebol e basquetebol, entre escolas estaduais
Competições de mini-handebol, entre escolas municipais
13h às 16h
Atividades esportivas/lazer para portadores de necessidades especiais
Espaço de convivência
- Biblioteca Infantil - 10h às 16h
- Montagem dos acervos da Biblioteca Pública Infantil Estadual (SEC) e Bibliotecas Municipais (FUNCAJU), com acervo também em áudio e em braille
- No estacionamento, a Marinete do Saber, com apresentações de contadores de histórias.
Mundo da Criança - 10h às 12h - 14h às 16h
Para crianças até 06 anos
- Carrinhos elétricos, mini-Bugres, motos elétricas e carrossel;
- Recreação
Estacionamento Kartódromo - 10h às 16h
- Escolinha de trânsito da SMTT
- Passarela: xadrez, dominó & damas
- Rua de lazer
- Recreação
Oceanário
Entrada gratuita das 09 às 15h30
Estacionamento Oceanário
- Circo Teatral - Tenda A - 09h às 13h:
- Apresentações dos alunos atendidos pelos projetos sociais da SEMASC e SEIDS
14h às 16h30
Espetáculos teatrais
Oficinas Culturais
- Samuzinho (manhã e tarde)
- Pipas (manhã e tarde)
- Fantoches (manhã e tarde)
- Borracha E.V.A. (manhã); Biscuit (tarde)
- Pintura (manhã e tarde)
- Escultura em arame (manhã); Origami (tarde)
- Pipa Chinesa (manhã/tarde)
- Capoeira (manhã/tarde)
- Reciclando com alegria/Plenarinho de Mudanças Climáticas (manhã/tarde)
- Bonecas de pano (manhã e tarde)
- Desenho e pintura em painel (manhã e tarde)
- Higiene bucal (manhã e tarde)
- Percussão (manhã e tarde)
Pista de esportes radicais
- Escolinha de Skate - 15h
Estacionamento (atrás das quadras de tênis)
Palco - Educação
- Show de talentos dos alunos das redes estadual e municipal
- Exibições e atividades da Cavalaria e cães da Polícia do Estado de Sergipe
- Circo Show de Talentos - Tenda B
- Apresentações dos alunos das redes estadual e municipal (manhã e tarde)
- Circo teatral - Tenda C
Secretaria de Estado da Cultura
- Apresentações teatrais, teatro de fantoches, contação de histórias em libras
Galeria de Artes
- Exposição fotográfica de Jorge Henrique
- Sala de apoio do SAMU
Próximo à entrada, plantio de mudas nativas - Meio ambiente
Estacionamento Centro de Arte e Cultura
- Parque de diversões
- Brinquedos gratuitos das 10h às 17h
Em frente à praça de eventos (ao lado do Palco Principal)
- Brinquedos gratuitos (10h às 17h) - Camas elásticas, brinquedos infláveis, carrossel, tobogãs, pula-pula, touro mecânico
Praça de eventos - palco principal
10h - Lucas Aribé
11h - Lateiros Curupira
16h - Orquestra Sinfônica De Sergipe
17h - Trupe Do Topetão
19h - Encontro Regional de Corais da Petrobras Nordeste/Sul