Sábado, 15 de Agosto de 2009 às 18:33:00
Déda lembra trajetória do ex-governador Celso de Carvalho
O governador acompanhou a missa de corpo presente e o enterro em Simão Dias

Simão Dias lamentou a perde de um dos grandes nomes de sua história. O ex-governador Sebastião Celso de Carvalho, que morreu aos 86 anos, foi enterrado neste sábado, 15, no cemitério da cidade. O governador Marcelo Déda fez questão de comparecer à missa de corpo presente, que foi realizada na igreja de Simão Dias, e ao enterro. Por conta do decreto de luto oficial, feito pelo governador, Celso de Carvalho recebeu as homenagens e honras militares.

Marcelo Déda destacou a atuação de Celso de Carvalho como homem público. “Foi um dos mais eminentes homens públicos que Simão Dias deu ao estado de Sergipe e ao país. Sempre atuante, interessado pelos assuntos da vida pública, fez da sua vida um espaço para a política da cordialidade e do diálogo”, frisou o governador, que também nasceu em Simão Dias.

Segundo Déda, doutor Celso representa um exemplo de político que trabalhou para o povo. “Aproveitou as oportunidades que a política lhe concedeu para trabalhar, a partir dos seus ideais, em benefício da sua gente. Nunca se entregou a idade, sempre se sentiu jovem para participar da vida pública, para conversar com os amigos, para dar conselho. Doutor Celso encarnava como poucos o espírito daqueles homens públicos que vieram para política no alvorecer da redemocratização de 1946”, reforçou.

Trajetória

Celso de Carvalho elegeu-se vice do então governador João de Seixas Dória. Quando Seixas Dória foi deposto do cargo em decorrência do golpe militar, Celso assumiu o cargo, que ocupou de 1964 a 1967. “O ex-governador exerceu a função em um momento difícil. No período em que esteve à frente do governo, jamais usou o poder para perseguir nem fazer o mal aos seus conterrâneos. Portanto, hoje Simão Dias se despede de um dos seus mais importantes líderes políticos e Sergipe dá adeus a um governador e a um grande político”, disse Déda.

Durante a missa o desembargador Arthur Oscar de Oliveira Déda também lamentou a perda Celso de Carvalho. “Ele cumpriu sua missão de forma digna. Em Simão Dias, estabelece-se um imenso vazio. Celso foi reconhecido pelo estado inteiro como o governador da pacificação. Foi um homem admirado por Sergipe e amado por Simão Dias”, disse o desembargador.

Também simãodiense, o vice-governador Belivaldo Chagas lembrou a trajetória do ex-governador. “Celso era aquele tipo de figura que todos gostavam, figura fidalga, um verdadeiro apaixonado por Simão Dias. Fazia questão de manter o escritório político aberto, e todos os sábados religiosamente a partir das 16h recebia os amigos para conversar sobre a política local e nacional. Ele gostava de ouvir e de opinar. Governou o estado em um momento de dificuldade, mas com toda a tranqüilidade que lhe era peculiar”

Lembranças

Marcelo Déda também recordou de algumas situações vividas com Celso. “No ano de 2005, recebi um telefonema de doutor Celso dizendo que gostaria de me fazer uma visita na prefeitura municipal de Aracaju. Na ocasião, ele presenteou a prefeitura com um quadro pintado por Rosa Faria que representava a Praça Fausto Cardoso nos idos dos anos 30. No centro do quarto, dois prédios que doutor Celso ocupara servindo a sua gente. À esquerda, o Palácio Fausto Cardoso  e à direita o Palácio Olímpio Campos. Quando fui agradecer, ele me disse ‘Marcelo neste de cá estivemos eu, seu avô e você – se referindo ao Palácio Fausto Cardoso – eu quero que você trabalhe no outro'. E era nesses momentos em que se discutia política o octogenário Celso se transforma no homem de 30 anos”.

Há dois dias internado na UTI do Hospital São Lucas, Celso de Carvalho faleceu 86 anos na última sexta-feira, 14. O corpo foi velado na Assembléia Legislativa de Sergipe. Na vida pública, o simãodiense formado em Direito também ocupou o cargo de prefeito de Simão Dias, foi eleito duas vezes deputado estadual e três vezes deputado federal.

/ Notícias / governo

Déda lembra trajetória do ex-governador Celso de Carvalho