Terça-Feira, 25 de Dezembro de 2007 às 09:36:00
Déda acompanha sepultamento de Chico de Miguel
Segundo Marcelo Déda, Chico de Miguel foi um dos políticos mais relevantes do Estado

Nesta véspera de Natal, Itabaiana acompanhou o velório de um de seus maiores líderes políticos, Francisco Teles de Mendonça. Chico de Miguel, como é mais conhecido, morreu na noite de domingo, 23, aos 81 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. Pai da prefeita do município, Maria Mendonça, Chico de Miguel tinha dado entrada no hospital no último dia 13 de dezembro, por causa de uma pneumonia.

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, acompanhou todo o cortejo, a missa e o sepultamento de quem ele chamou de um dos políticos mais relevantes do Estado. "Com força e com coragem, Chico de Miguel liderou ao longo de décadas seu grupo em Itabaiana. Ele se caracterizou por ser capaz de honrar a sua palavra, capaz de garantir toda lealdade ao seu grupo e de ser plenamente solidário com seus liderados", disse Déda.

O governador se solidarizou com a família e os amigos de Chico de Miguel. "Me solidarizo com a família e os amigos. Espero que Deus dê conforto à família e que todos compreendam que a melhor maneira de honrar a memória de Chico de Miguel é não sair da luta", afirmou o governador.

Autoridades de várias partes de Sergipe foram prestar suas homenagens a Chico de Miguel. Entre elas estavam o vice-governador, Belivaldo Chagas, os secretários de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Paulo Viana, do Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade, Renato Brandão, da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, de Coordenação Política, Jorge Araújo, e do Esporte e Lazer, Leó Filho.

Biografia

Francisco Teles de Mendonça começou a sua carreira política em 1963, com o desaparecimento de Euclides Paes Mendonça, na época o maior líder político do agreste sergipano. O grupo se reuniu e decidiu que Chico de Miguel seria o sucessor de Euclides. Em 1966, ele foi eleito deputado estadual pela primeira vez como o segundo mais votado de Sergipe à época. Ele cumpriu dois anos de mandado (1967 - 1968) e foi caçado pelo AI -5 em 1969.

Em 1986, Chico de Miguel foi eleito deputado estadual pela segunda vez e se reelegeu em 1990. Ele se aposentou em 1994.

/ Notícias / governo

Déda acompanha sepultamento de Chico de Miguel