Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024 às 16:15:00
Comunidade do Centro de Excelência Paulo Freire destaca qualidade e variedade do cardápio da alimentação escolar
A inserção do camarão no cardápio, desde o ano passado, reforça o compromisso do Governo do Estado e da equipe escolar em promover uma alimentação saudável e diversificada para os alunos

A variedade e a qualidade da alimentação escolar servida aos estudantes do Centro de Excelência Paulo Freire, localizado no Bairro Industrial, em Aracaju, além da aprovação dos alunos, têm sido destacadas pela comunidade escolar. A inserção do camarão no cardápio da merenda escolar, desde o ano passado, reforça o compromisso do Governo do Estado e da equipe escolar em promover uma alimentação saudável e diversificada, o que contribui diretamente para o bem-estar e aprendizado dos alunos.

A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), que busca não apenas oferecer uma variedade maior de alimentos, mas também garantir que sejam de alta qualidade e nutritivos. Assim, o Governo de Sergipe trabalha para ampliar o programa Filé de Camarão na Alimentação Escolar no primeiro semestre de 2024. Inicialmente destinado para 42 Centros de Excelência da rede pública estadual, na segunda fase está prevista a aquisição de camarão para o total de 92 unidades escolares.

Para incluir o crustáceo no cardápio da alimentação escolar, o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) realizou testes de aceitabilidade com os alunos e obteve a autorização dos pais. A aquisição do camarão foi feita por meio de chamada pública da agricultura familiar, o que possibilita, também, o fortalecimento dos laços comunitários e o apoio aos produtores locais.

A diversificação não se limita apenas ao camarão, as escolas foram abastecidas com uma variedade de proteínas desde janeiro, incluindo carne de sol, filé de peito de frango, lombo suíno e ovos, o que garante um cardápio ainda mais diversificado e nutritivo para os alunos. Além disso, o Profin Merenda deste ano está adaptado para atender estudantes com alergias alimentares e patologias específicas.

Diversificação e qualidade

A diversificação do cardápio tem repercutido positivamente entre os alunos, que se entusiasmam com o que é servido diariamente. Gustavo Oliveira de Souza Menezes, 13 anos, aluno do 8º ano do Paulo Freire, expressou sua aprovação e destacou como a inclusão do camarão tornou as refeições mais saborosas, além de lhe incentivar a aproveitar melhor o horário das refeições. “Camarão é o meu marisco preferido e eu adoro de todo o jeito. Desde que fiquei sabendo da inclusão na merenda fiquei super feliz. Está sendo ótimo. O dia que tem camarão é o melhor”, disse o aluno.

O fato de ser alérgico ao camarão não impediu o aluno Cauan Rodrigues do Nascimento Santos, 14 anos, do 8º ano, de elogiar a diversidade e qualidade da merenda escolar oferecida na instituição. Ele relatou que fica ansioso para saborear pratos como arroz, feijão, macarrão e carne de sol, destacando a variedade presente no cardápio, que inclui saladas e frutas variadas. “O camarão, infelizmente, não posso comer porque sou alérgico, mas os outros pratos são perfeitos, muito bem-preparados e diversificados. Não tenho do que reclamar”, comentou.

Ele também reconheceu que a melhor alimentação tem contribuído para um rendimento maior no desempenho escolar, indicando uma melhoria na aprendizagem e popularização entre os estudantes. “Com certeza, acho que ajuda bastante no nosso aprendizado e no interesse pelas aulas”.

A diretora da instituição, Andrea Santos Ribeiro, ressaltou os benefícios da diversificação no cardápio da merenda, observando que uma alimentação saudável é essencial para o desenvolvimento escolar. “O filé de camarão é sucesso. Os meninos amam e ficam contando os dias para comer a merenda. Eles acham o máximo, porque é um prato sonhado que, hoje, é realidade aqui na escola", afirmou.

Além da inclusão do camarão, a escola oferece aos alunos do ensino integral da 8ª série ao 3º ano, refeições diárias e uma alimentação diversificada, com produtos da agricultura familiar, que tornam a alimentação mais nutritiva e saborosa. "Os alimentos da agricultura familiar trazem mais qualidade e tornam o prato mais atrativo, incentivando o consumo saudável entre os alunos", revelou a diretora.

Merendeira da instituição há dois anos, Rafaela dos Santos de Carvalho explicou que a unidade sempre procura incrementar o cardápio com novidades e pratos variados. "Além do camarão, incluímos frango, sobrecoxa, cozido ou assado. Fazemos legumes de várias maneiras. É uma oportunidade para brincar com o cardápio e agradar aos diferentes paladares", apontou Rafaela.

/ Notícias / governo

Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024 às 16:15:00