Notícias
Notícias
Segunda-Feira, 26 de Janeiro de 2015 às 09:38:00
Ceac: serviços e cidadania no centro de Aracaju
Os serviços ofertados pelo Ceac da Rua do Turista podem ser agendados por telefone ou pela internet

O governo do Estado oferece cidadania e inclusão social na Rua do Turista, centro de Aracaju. Por meio do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, comerciários e cidadãos têm acesso a 77 serviços oferecidos por 11 órgãos parceiros. Os serviços podem ser agendados por telefone ou pela internet.

Com uma média de 1.400 atendimentos por mês, o Ceac da Rua do Turista desafoga o fluxo de atendimentos nas demais unidades da Rede, facilitando a rotina de quem trabalha no centro da Cidade e imediações. Funcionando de segunda a sexta, das 7h15 às 17h45, o Ceac da Rua do Turista oferece serviços do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), Tribunal Regional Federal (TRF), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público do Estado (MPE), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Superintendência de Transporte (Setransp), Companhia de Saneamento (Deso) e Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Detran.

Os serviços podem ser agendados de um telefone fixo (podendo até ser orelhão) para o 0800 0796100 onde a pessoa agenda um horário disponível e, na data marcada, um funcionário do call center ligará para confirmar a presença. É possível realizar o agendamento também pelo site http://agendamento.ceac.se.gov.br.

A superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão, Deborah Arôxa destaca a importância das pessoas freqüentarem mais a unidade no Centro da cidade. “A Rua do Turista tem uma unidade que sempre tem horários disponíveis para os agendamentos e um fluxo mais acessível ao cidadão”, argumenta.

O estudante Thiago Santos, confirma esta informação. Ele que procurou os serviços do Ceac sem agendar, conta que foi atendido rapidamente. “Achei bem rápido. Peguei a senha sem demorar na fila e fui atendido em seguida, sem muita espera”, comemora o jovem.

Diretor geral dos Ceac’s, Rosman Pereira destacou as facilidades do espaço. “O cidadão pode resolver diversas pendências, como retirar a carteira de identidade, a de habilitação e parcelar seu IPTU em um só lugar, sem se preocupar ou mesmo sem gastar com deslocamentos desnecessários”.


Rede Ceac

A Rede Ceac oferece 228 serviços das mais variadas áreas, através de 25 órgãos instalados em seus guichês. São oferecidos mais de 150 serviços distribuídos pelo Detran, Sefaz, INSS, NAT, SSP, Procon, Ipesaúde, Banese, Seplag, Correios, serviços de finanças da Prefeitura Municipal de Aracaju, Deso, Tribunal Eleitoral e Receita Federal. Por sua vez, a unidade da Rodoviária Nova conta com 112 serviços, distribuídos entre Ponto Banese, Ouvidoria Geral do Estado, Deso, Ipesaúde, Detran, SSP, Energisa, Seides, entre outros.

Os Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (Ceac’s) finalizou o ano de 2014 com excelentes resultados. Através dos serviços prestados diariamente pelos 25 órgãos parceiros nas suas sedes fixas (Riomar, Rua do Turista e Rodoviária Nova) e nos 17 órgãos que compõe o Ceac Itinerante, que vai até os municípios sergipanos levando suas tarefas de cidadania e inclusão social, 1.705.931 pessoas receberam atendimento nessas unidades.

Muitas dessas pessoas procuram serviços como emissão de carteira de identidade e trabalho, emissão de CPF, serviços relacionados ao Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Neste contexto, a Superintendência de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão (Sumog/Seplag), responsável pelo gerenciamento dos Ceac’s, descreve como o grande avanço para o ano de 2014 o número de atendimentos prestados por meio do serviço “AgendaFácil”. Este serviço implantado em agosto de 2013 em fase experimental, foi consolidado no ano seguinte, com um grande procura por parte da população.

“O objetivo deste projeto é humanizar o atendimento de quem vem do interior, pois com o agendamento o cidadão já sai do município com data e hora marcada. Não sendo necessário enfrentar filas para ser atendido”, informa a superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão, Deborah Arôxa.

Aprovação


O reflexo do bom desempenho dos serviços oferecidos por meio de agendamento nos Ceac’s é observado entre as pessoas que utilizam desta comodidade. Itamar Rodrigues, por exemplo, agendou um horário para ser atendido no guichê da Secretaria de Segurança Pública, e não se decepcionou. “Agendei o serviço para as 9h30, só precisei pegar fila para ter acesso a senha do agendamento, mas isso foi rápido. Fui atendido no meu horário e gostei bastante de ter usado o “AgendaFácil”. Ela facilita as coisas e o nosso tempo”, enfatiza.
 
O sistema está disponível em todas as unidades (Rua do Turista, Rodoviária Nova e Shopping Riomar). Além do agendamento junto à população da capital, a Superintendência de Modernização também age na captação de agendamentos junto aos cidadãos do interior. Para isso, as Secretarias de Ação Social dos municípios estão recebendo orientação sobre a documentação necessária para cada serviço e sobre a utilização da plataforma de agendamento.

Ceac Itinerante

O Ceac Itinerante, que antes atendia bairros da capital sergipana, passou a partir do mês de abril de 2014 a ir até os municípios sergipanos. De lá para cá, foram contabilizados 29.926 atendimentos. A ideia do projeto itinerante se consolida desde 2009, com o surgimento do Ceac Móvel, extinto e passando a levar o nome de Ceac Itinerante.

A proposta bem sucedida dos Ceac’s foi reunida em um módulo itinerante para promoção da cidadania. A unidade, que oferece aproximadamente 87 serviços de 17 órgãos parceiros, é constituída por uma estrutura necessária para reproduzir o atendimento de uma sede institucional normal – computadores, impressoras, birôs, cadeiras. 

A importância do Ceac Itinerante reside no compromisso de promover inclusão social nos pontos mais afastados do estado, atendendo aquele cidadão que não tem condições de sair do seu povoado para vir à capital providenciar documentos básicos essenciais a todo cidadão ou que não tem, sequer, informações sobre os documentos que devem possuir.

Entre os serviços ofertados pelo Ceac Itinerante estão aqueles que envolvem o Detran, como licenciamento anual, atualizações cadastrais, extrato de multas, comunicação de venda de veículos e serviços para habilitação. A Energisa também oferece atendimento para retirada de segunda via de contas, informações e reclamações. Órgãos como o Incra, INSS, NAT e Ipesaúde, também oferecem atendimento aos cidadãos, como consultas, atualizações e requerimentos. Vale ressaltar os serviços ofertados pela Secretaria de Segurança Pública e Ministério do Trabalho, que oferecem alguns dos serviços mais procurados como emissão e atualização de carteira de identidade e de trabalho, respectivamente.

A periodicidade das visitas aos municípios em 2014 aconteceu a partir do mês de abril, e mensalmente, a caravana passava por três a quatro cidades. “Em 2014 tivemos como maiores pólos de atendimento as cidades de Lagarto, São Domingos e Pedrinhas. Entre os órgãos mais procurados estão Banese, Detran, Energisa, Seides, Incra, INSS, Ipesaúde, SSP e Ministério do Trabalho”, descreve Rodrigo Farias, diretor Geral do Ceac Itinerante.

Reforma


Para 2015, o Governo do Estado reserva uma maior atenção aos cidadãos que necessitam dos Ceac’s para resolver suas pendências. A unidade localizada no Shopping RioMar, por exemplo, passará por uma grande reforma que deve iniciar até o mês de março. No cronograma consta uma completa revisão da rede elétrica, hidráulica, de refrigeração e de dados. O piso e os revestimentos serão trocados e a pintura será refeita, oferecendo ainda mais comodidade a quem frequenta o local.

A reforma prevê ainda revisão na estrutura de combate a incêndio, instalação de novas esquadrias, dando uma nova estrutura funcional ao local. Vale ressaltar que um completo estudo está sendo desenvolvido para que o atendimento prestado naquela unidade seja realocado para as demais, sem prejudicar os servidores nem os cidadãos.

Compartilhe            
Notícia
/ Notícias / governo

Ceac: serviços e cidadania no centro de Aracaju
Os serviços ofertados pelo Ceac da Rua do Turista podem ser agendados por telefone ou pela internet
Segunda-Feira, 26 de Janeiro de 2015 às 09:38:00

O governo do Estado oferece cidadania e inclusão social na Rua do Turista, centro de Aracaju. Por meio do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, comerciários e cidadãos têm acesso a 77 serviços oferecidos por 11 órgãos parceiros. Os serviços podem ser agendados por telefone ou pela internet.

Com uma média de 1.400 atendimentos por mês, o Ceac da Rua do Turista desafoga o fluxo de atendimentos nas demais unidades da Rede, facilitando a rotina de quem trabalha no centro da Cidade e imediações. Funcionando de segunda a sexta, das 7h15 às 17h45, o Ceac da Rua do Turista oferece serviços do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), Tribunal Regional Federal (TRF), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público do Estado (MPE), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Superintendência de Transporte (Setransp), Companhia de Saneamento (Deso) e Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Detran.

Os serviços podem ser agendados de um telefone fixo (podendo até ser orelhão) para o 0800 0796100 onde a pessoa agenda um horário disponível e, na data marcada, um funcionário do call center ligará para confirmar a presença. É possível realizar o agendamento também pelo site http://agendamento.ceac.se.gov.br.

A superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão, Deborah Arôxa destaca a importância das pessoas freqüentarem mais a unidade no Centro da cidade. “A Rua do Turista tem uma unidade que sempre tem horários disponíveis para os agendamentos e um fluxo mais acessível ao cidadão”, argumenta.

O estudante Thiago Santos, confirma esta informação. Ele que procurou os serviços do Ceac sem agendar, conta que foi atendido rapidamente. “Achei bem rápido. Peguei a senha sem demorar na fila e fui atendido em seguida, sem muita espera”, comemora o jovem.

Diretor geral dos Ceac’s, Rosman Pereira destacou as facilidades do espaço. “O cidadão pode resolver diversas pendências, como retirar a carteira de identidade, a de habilitação e parcelar seu IPTU em um só lugar, sem se preocupar ou mesmo sem gastar com deslocamentos desnecessários”.


Rede Ceac

A Rede Ceac oferece 228 serviços das mais variadas áreas, através de 25 órgãos instalados em seus guichês. São oferecidos mais de 150 serviços distribuídos pelo Detran, Sefaz, INSS, NAT, SSP, Procon, Ipesaúde, Banese, Seplag, Correios, serviços de finanças da Prefeitura Municipal de Aracaju, Deso, Tribunal Eleitoral e Receita Federal. Por sua vez, a unidade da Rodoviária Nova conta com 112 serviços, distribuídos entre Ponto Banese, Ouvidoria Geral do Estado, Deso, Ipesaúde, Detran, SSP, Energisa, Seides, entre outros.

Os Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (Ceac’s) finalizou o ano de 2014 com excelentes resultados. Através dos serviços prestados diariamente pelos 25 órgãos parceiros nas suas sedes fixas (Riomar, Rua do Turista e Rodoviária Nova) e nos 17 órgãos que compõe o Ceac Itinerante, que vai até os municípios sergipanos levando suas tarefas de cidadania e inclusão social, 1.705.931 pessoas receberam atendimento nessas unidades.

Muitas dessas pessoas procuram serviços como emissão de carteira de identidade e trabalho, emissão de CPF, serviços relacionados ao Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Neste contexto, a Superintendência de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão (Sumog/Seplag), responsável pelo gerenciamento dos Ceac’s, descreve como o grande avanço para o ano de 2014 o número de atendimentos prestados por meio do serviço “AgendaFácil”. Este serviço implantado em agosto de 2013 em fase experimental, foi consolidado no ano seguinte, com um grande procura por parte da população.

“O objetivo deste projeto é humanizar o atendimento de quem vem do interior, pois com o agendamento o cidadão já sai do município com data e hora marcada. Não sendo necessário enfrentar filas para ser atendido”, informa a superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão, Deborah Arôxa.

Aprovação


O reflexo do bom desempenho dos serviços oferecidos por meio de agendamento nos Ceac’s é observado entre as pessoas que utilizam desta comodidade. Itamar Rodrigues, por exemplo, agendou um horário para ser atendido no guichê da Secretaria de Segurança Pública, e não se decepcionou. “Agendei o serviço para as 9h30, só precisei pegar fila para ter acesso a senha do agendamento, mas isso foi rápido. Fui atendido no meu horário e gostei bastante de ter usado o “AgendaFácil”. Ela facilita as coisas e o nosso tempo”, enfatiza.
 
O sistema está disponível em todas as unidades (Rua do Turista, Rodoviária Nova e Shopping Riomar). Além do agendamento junto à população da capital, a Superintendência de Modernização também age na captação de agendamentos junto aos cidadãos do interior. Para isso, as Secretarias de Ação Social dos municípios estão recebendo orientação sobre a documentação necessária para cada serviço e sobre a utilização da plataforma de agendamento.

Ceac Itinerante

O Ceac Itinerante, que antes atendia bairros da capital sergipana, passou a partir do mês de abril de 2014 a ir até os municípios sergipanos. De lá para cá, foram contabilizados 29.926 atendimentos. A ideia do projeto itinerante se consolida desde 2009, com o surgimento do Ceac Móvel, extinto e passando a levar o nome de Ceac Itinerante.

A proposta bem sucedida dos Ceac’s foi reunida em um módulo itinerante para promoção da cidadania. A unidade, que oferece aproximadamente 87 serviços de 17 órgãos parceiros, é constituída por uma estrutura necessária para reproduzir o atendimento de uma sede institucional normal – computadores, impressoras, birôs, cadeiras. 

A importância do Ceac Itinerante reside no compromisso de promover inclusão social nos pontos mais afastados do estado, atendendo aquele cidadão que não tem condições de sair do seu povoado para vir à capital providenciar documentos básicos essenciais a todo cidadão ou que não tem, sequer, informações sobre os documentos que devem possuir.

Entre os serviços ofertados pelo Ceac Itinerante estão aqueles que envolvem o Detran, como licenciamento anual, atualizações cadastrais, extrato de multas, comunicação de venda de veículos e serviços para habilitação. A Energisa também oferece atendimento para retirada de segunda via de contas, informações e reclamações. Órgãos como o Incra, INSS, NAT e Ipesaúde, também oferecem atendimento aos cidadãos, como consultas, atualizações e requerimentos. Vale ressaltar os serviços ofertados pela Secretaria de Segurança Pública e Ministério do Trabalho, que oferecem alguns dos serviços mais procurados como emissão e atualização de carteira de identidade e de trabalho, respectivamente.

A periodicidade das visitas aos municípios em 2014 aconteceu a partir do mês de abril, e mensalmente, a caravana passava por três a quatro cidades. “Em 2014 tivemos como maiores pólos de atendimento as cidades de Lagarto, São Domingos e Pedrinhas. Entre os órgãos mais procurados estão Banese, Detran, Energisa, Seides, Incra, INSS, Ipesaúde, SSP e Ministério do Trabalho”, descreve Rodrigo Farias, diretor Geral do Ceac Itinerante.

Reforma


Para 2015, o Governo do Estado reserva uma maior atenção aos cidadãos que necessitam dos Ceac’s para resolver suas pendências. A unidade localizada no Shopping RioMar, por exemplo, passará por uma grande reforma que deve iniciar até o mês de março. No cronograma consta uma completa revisão da rede elétrica, hidráulica, de refrigeração e de dados. O piso e os revestimentos serão trocados e a pintura será refeita, oferecendo ainda mais comodidade a quem frequenta o local.

A reforma prevê ainda revisão na estrutura de combate a incêndio, instalação de novas esquadrias, dando uma nova estrutura funcional ao local. Vale ressaltar que um completo estudo está sendo desenvolvido para que o atendimento prestado naquela unidade seja realocado para as demais, sem prejudicar os servidores nem os cidadãos.