Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2019 às 18:00:00
Governador inaugura rodovia que liga Nossa Senhora de Lourdes ao Povoado Escurial
Rodovia ampliará o turismo às margens do Velho Chico e facilitará o escoamento da produção de carne, leite e milho na região

O governador Belivaldo Chagas inaugurou, ao lado do prefeito municipal Fábio Andrade, do ex-governador Jackson Barreto e do secretário-geral de Governo, José Carlos Felizola, nesta sexta-feira (20), a rodovia “Everaldo Alves de Melo”, que liga o Povoado Escurial ao entroncamento da SE-200, no município de Nossa Senhora de Lourdes. O deputado federal Fábio Mitidieri e o deputado estadual Jeferson Andrade, entre outras autoridades da região, também participaram da entrega.

Belivaldo destacou que a via facilitará o deslocamento de centenas de moradores que residem no povoado e localidades vizinhas, assim como estimulará o turismo na região. "Mais uma ação que se concretiza, afinal de contas, era um pedido antigo dessa população, aguardado há mais de 30 anos. Tivemos alguns problemas na execução da mesma, mas graças a Deus hoje chegou o dia da entrega. A via facilita o escoamento da produção, abre espaço para o Turismo, um investimento de cerca de R$ 12 milhões, mais do que justo porque esse população merece. Esta obra que a gente inaugura hoje, posso dizer com toda tranquilidade que foi feita a seis mãos: duas de Marcelo Déda, duas de Jackson Barreto e duas de Belivaldo Chagas", afirmou o governador.

A obra, construída pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento e Sustentabilidade (Sedurbs), tendo o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) como órgão executor, tem início na SE-200 (que liga Brejo Grande a Canindé de São Francisco).

“Esta obra que inauguramos hoje em Nossa Senhora de Lourdes é uma obra em torno de 12 milhões de reais, 12 quilômetros de extensão e que é uma obra de extrema importância para os que vivem aqui, algo que já era muito esperado", afirmou o secretário da Sedurbs, Ubirajara Barreto.

A nova rodovia atende ao padrão estabelecido nas novas estradas estaduais, com nove metros de largura, sendo seis de pista de rolamento e três de acostamento, sistema de drenagem pluvial, sinalização horizontal e vertical e implantação de quebra-molas nos perímetros urbanos atravessados pela via nos povoados Carro Quebrado e Pedra Furada e tem como ponto final, o Povoado Escurial, às margens do Rio São Francisco.

Com recursos oriundos do governo federal, através dos recursos da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide), o investimento na rodovia contribui ainda para o escoamento da produção de carne, leite e milho.

"O povo está muito feliz com o resultado desta obra, é a realização de um sonho. Com o acesso, o objetivo é melhorar a circulação de quem vive aqui, fazer com que turistas venham visitar, elevar a autoestima do povo de Escurial. É um conforto a mais para quem precisa ir e vir todos os dias, quem tem moto ou carro, melhorou muito a nossa qualidade de vida", explicou o prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, Fábio Andrade.

Genro do homenageado o qual dá nome à obra, José Raimundo Teodoro agradeceu a homenagem e falou sobre a trajetória de Everaldo Alves de Melo. "Aqui estou, visivelmente emocionado, por representar o homenageado. Seu Everaldo possui 89 anos de trabalho árduo, não pôde vir por motivo de saúde, mas quero agradecer em nome da família desse homem que nasceu e se criou aqui e gerou 11 filhos. É uma homenagem justa, pelo mérito, pelos amigos antigos e novos que ele tem. Muito obrigado ao governador e ao prefeito", afirmou.

Povoado Escurial
Um terço da população de Nossa Senhora de Lourdes reside no povoado Escurial, somando-se aos moradores dos povoados cortados pela nova rodovia e pelas quais ela dá acesso, mais da metade dos habitantes do município serão diretamente beneficiados, pois a distância entre os povoados e a SE-200, bem como a sede municipal será consideravelmente encurtada.

“Eu amei essa estrada, foi a melhor coisa que o governo fez pra gente. Antigamente a estrada era cheia de buracos, muito ruim para ir pra cidade, principalmente quando chovia, a gente ficava sem ir para a feira, pois quem tinha carro não queria por na estrada. Agora mudou, tem micro-ônibus muitas vezes ao dia. E, aos domingos, muita gente vem fazer excursão até o rio São Francisco no Povoado Escurial. Todo mundo que mora por aqui está feliz", garantiu a dona de casa Maria dos Santos Silva Dantas, 64, moradora do Povoado Carro Quebrado.

O lavrador Manoel Moura, 33, morador do Povoado Pedra Furada concordou com os benefícios proporcionados pela obra. "Antes, a estrada era estreita, agora ficou ótima, 100% melhor. Era bastante complicado andar por aqui, principalmente ir para a cidade. Em épocas de chuva, os carros atolavam com frequência, minha moto ia para a manutenção constantemente. Estou muito contente e a satisfação é geral", disse.

"A pavimentação asfáltica facilitou a vida de todos, modificou 100% para melhor. Hoje gastamos de 10 a 15 minutos para chegar até Lourdes, antes era de 30 a 40, o movimento no povoado aumentou, o comércio está vendendo mais, existem quatro linhas de ônibus por dia, antes era somente uma. Não tenho transporte próprio, mas quem tem, economiza o tempo de viagem e na manutenção. A população daqui e dos outros povoados está satisfeita por demais”, afirmou o funcionário público Joaz Ferreira de Araújo, 59, morador do Povoado Escurial.

/ Notícias / governo

Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2019 às 18:00:00