Sexta-Feira, 22 de Março de 2024 às 20:45:00
Abertura da 40ª edição dos Jogos da Primavera ressalta força do desporto escolar sergipano
Governador Fábio Mitidieri destacou trabalho conjunto das secretarias de Estado da Educação e do Esporte e Lazer, que resultou em recorde de inscrições

Em 2024, os tradicionais Jogos da Primavera chegam à sua 40ª edição. A cerimônia de abertura do evento ocorreu nesta sexta-feira, 22, com o desfile de escolas e atletas. A programação é considerada a maior competição do desporto escolar sergipano, revelando talentos com o suporte do Governo de Sergipe.

Neste ano, o evento acontece de 1° de abril a 29 de maio, em Aracaju e outros municípios sergipanos. Além de figurar no calendário da Educação, os Jogos da Primavera também trazem consigo a marca dos investimentos do Governo do Estado no fortalecimento do esporte em suas mais diferentes modalidades.

Para o governador Fábio Mitidieri, a programação serve ao propósito de revelar e projetar nomes da nova geração do esporte sergipano. "Quero agradecer aos atletas que aqui estão, porque tudo isso é feito praa vocês. São 40 edições com muita história, marcando a vida de todos nós. Espero que possam aproveitar mais do que o final da jornada, a própria caminhada. Que possam ser os maiores jogos da nossa história e que todos entreguem seu melhor, tanto no esporte quanto em valores. Que possam brilhar, se destacar, vibrar e curtir, e que ao final possam dizer que valeu à pena, querendo voltar em 2025", colocou.

A secretária de Estado do Esporte Lazer, Mariana Dantas, também ressaltou o papel dos Jogos da Primavera no cenário de crescimento do esporte sergipano. "São 40 anos, muitas histórias para contar. O que a gente quer é que os nossos jovens, daqui a dez ou 20 anos, possam bater no peito com orgulho e dizer que participaram desta edição histórica. São muitas novidades. Todos os 75 municípios estão participando, temos 11.117 atletas inscritos. Vão ser 60 dias de jogos, e as competições acontecerão não só na capital, mas também por todo o estado. Com isso, a gente traz pertencimento", pontuou.

Atletas

Vinda do município da Barra dos Coqueiros, Hadassa Chrystiane tem 12 anos e compete na paranatação. Para ela, que começou a praticar esportes por indicação médica, seguir como atleta é uma grande conquista. "Já participei da 39ª e da 38ª edições dos Jogos da Primavera. Da primeira vez, ganhei três medalhas de bronze. Da segunda, duas medalhas de ouro. É muito bom voltar, porque o Governo do Estado nos ajuda e motiva", avaliou.

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, caracteriza como histórica a 40ª edição do evento e destaca a participação das escolas públicas estaduais. "É uma tarde festiva, em que 268 das 479 escolas participantes trazem representantes, além de 50 bandas marciais. Esporte é espírito de equipe, superação, compromisso, vontade de fazer. Então, além de revelar talentos, os Jogos da Primavera formam o caráter dos jovens. Eles preparam o aluno para as dificuldades e para cuidar bem do nosso estado. A gente cria aqui boas referências e uma grande memória afetiva. É momento de crescimento para todos os estudantes, principalmente os da rede pública", frisou.

Para Arthur Vinícius, que tem 13 anos e é aluno da Escola Estadual 11 de Agosto, de Aracaju, os Jogos da Primavera são momento de colocar em prática o que foi aprendido ao longo de todo o ano. "É um evento muito importante, porque a gente se dedicou muito e se esforçou pra chegar essa época", disse.

Aluna do Instituto de Educação Rui Barbosa, Malú Cristina Pereira Moura tem 16 anos e compete na natação. Em sua visão, os Jogos da Primavera são uma oportunidade de expressar sua gratidão ao esporte. "Os Jogos representam nosso trabalho, nossa dedicação e o nosso esforço. A gente está aqui porque gosta, porque realmente ama", resumiu.

Jogos da Primavera

A edição comemorativa dos 40 anos dos Jogos da Primavera registrou recordes em inscrições. Foram realizadas 16.469, das quais 8.583 são de alunos de escolas da rede estadual, 1.875 de alunos de escolas municipais, 5.779 da rede privada e 233 da esfera federal. Para 2024, são 479 escolas inscritas.

O número de modalidades também é destaque. Estão incluídas futsal, atletismo, ciclismo, jiu-jitsu, voleibol, handebol, basquete, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete 3x3, wrestling, taekwondo, karatê, badminton, ginástica artística e rítmica, vôlei de praia, polo aquático, triathlon e tiro com arco. O surf também faz parte da grade, sendo o estreante da competição. Além desses, os Jogos incluirão as seguintes paramodalidades: paratletismo, paranatação, vôlei sentado e parabadminton.

Em 2024, os Jogos contarão com as categorias A (12 a 14 anos), B (de 15 a 17 anos) e Infantil, que possibilita a participação dos jovens com idades entre 8 e 12 anos no atletismo, badminton, natação e ginásticas rítmica e artística. A inserção da categoria A (12 a 14 anos) no triathlon também é outra grande novidade dos jogos.

/ Notícias / governo

Sexta-Feira, 22 de Março de 2024 às 20:45:00