Notícias
Notícias
Segunda-Feira, 13 de Julho de 2009 às 07:59:00
Trade turístico comemora bons resultados dos festejos juninos
Em junho, os meios de hospedagem de Aracaju tiveram média de ocupação de 80%

O som da sanfona e a pisadas das quadrilhas juninas animaram muito mais do que os forrozeiros que lotaram o Arraiá do Povo. Resultado de ações conjuntas entre os empresários do setor turístico e os diversos órgãos públicos, os festejos juninos aqueceram a economia do turismo. Durante todo mês de junho, segundo membros da hotelaria, os meios de hospedagem de Aracaju tiveram uma média de ocupação em torno de 80%, o que contribuiu para lotar os bares e restaurantes. O aumento do fluxo de visitantes se deu graças às duas maiores festas do São João de Aracaju: o Forró Caju e o Arraiá do Povo, que geraram emprego e renda, além de boas perspectivas para o setor turístico.

O proprietário da agência de receptivo Nozes Tur, Hamilton Nascimento, afirmou que o bom desempenho alcançado pela cadeia turística é resultado, acima de tudo, da força da divulgação da tradição junina sergipana. “Esse é um momento ímpar para o trade sergipano. Tivemos casa cheia durante todo o período. Um fator importante para isso é reconhecer que Aracaju hoje se tornou um bom destino e que as características do São João de Sergipe por si só trazem turistas de diversos cantos do país”, afirmou ele, ao reconhecer que as ações de promoção turística da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), por meio da utilização de mídia compartilhada, contribuem muito para de um destino turístico de qualidade.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Secção Sergipe (Abrasel/SE), Álvaro Egerland, os festejos juninos superaram as expectativas. “A impressão que eu tenho, em nome de todos os bares e restaurantes, é que esse foi o melhor São João dos últimos anos. Tivemos um aumento considerável do número de turistas que frequentaram os estabelecimentos e isso se deve ao bom trabalho do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju, que promoveram festas muito bem organizadas”, disse Álvaro Egerland, ao analisar os resultados do período para a cadeia de empresários do segmento.

Para o presidente da Emsetur, José Roberto de Lima, a cada ano os resultados do trabalho de divulgação dos festejos juninos de Sergipe têm sido melhores. "Há um desafio muito grande de superar a cada ano a expectativa do público, algo que foi conquistado. O Arraiá do Povo tem sido uma grande vitrine não só dos festejos juninos, mas da cultura e do turismo sergipano”, ressaltou.
 
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, mesmo com a redução nos dias do Forró Caju e na quantidade de atrações do Arraiá do Povo por conta da crise econômica, os festejos juninos de 2009 tiveram uma repercussão muito positiva. "Com criatividade, conseguimos fazer uma bela festa em junho e estendê-la até o último domingo, 12, numa parceria com o setor privado. Conseguimos fazer uma festa com atrações sergipanas, resgatando os valores da nossa gente e o sentido de sergipanidade. Mostramos Sergipe não apenas aos turistas, mas também aos sergipanos", destacou.

Divulgação e criatividade


Para atingir esses resultados e consolidar Sergipe enquanto destino turístico, a promoção da divulgação dos festejos juninos da cidade foi trabalhada com antecedência. A campanha de divulgação teve início em janeiro, durante o Verão Sergipe, outra época em que os hotéis ficam lotados e a cidade repleta de turistas. “Aproveitar o gancho do forró foi um fator que contribuiu muito quando, de maneira acertada, o Governo usou o período do verão para divulgar o São João e agora faz o inverso, aproveitando justamente o grande fluxo de pessoas que se encontra na cidade para divulgar o Verão Sergipe 2010, realizando assim um ciclo de promoção”, acredita o presidente da Abrasel-SE, Álvaro Egerland.

De acordo com o presidente da Emsetur, José Roberto, para obter esse bom resultado foi preciso trabalhar a promoção de maneira planejada. “Em maio, as revistas das principais companhias áreas, além de revistas de circulação nacional, veicularam a campanha dos festejos juninos. Já no mês de junho, intensificamos a divulgação nos principais mercados emissores de turistas, como Bahia e Alagoas”, explicou ele, ao salientar a importância dos investimentos feitos pela Emsetur com divulgação turística para os resultados observados nesta estação.

Na capital, a nova estrutura do Arraiá do Povo montado pelo Governo do Estado na orla de Atalaia lembrou uma paisagem interiorana com decoração típica do período junino, com uma estrutura voltada para uma gastronomia diversificada, da culinária regional à cozinha internacional. À Emsetur coube a organização e seleção dos estabelecimentos gastronômicos do Arraiá e outros espaços. À Secretaria de Estado da Cultura a montagem da área, da programação artística e cultural, e a coordenação geral do evento.

As inovações vieram das iniciativas do Governo, mas também dos empresários. Decidido a investir na criatividade em seu estabelecimento, o proprietário do recém-inaugurado Aruanã Eco Praia Hotel, Fábio Libório, resolveu criar um arraial e contratar um trio de forró pé-de-serra para que seus hóspedes pudessem entrar no clima. Segundo ele, a taxa de ocupação dos 120 leitos do hotel para o período de São João superou os 80%. Na véspera de São João, enquanto o trio de forró esquentava os instrumentos no Aruanã, um grupo de aproximadamente 40 animadas turistas da terceira idade entrou no hall do hotel.

O grupo de senhoras do Pará estava em excursão pelo litoral e decidiu aportar em Aracaju para conhecer o São João da capital. “Aqui é maravilhoso, já dançamos muito. Esta é a segunda vez que venho para cá e está cada vez melhor. Viajar, para mim, é como realizar um sonho. Trabalhamos muito para aproveitarmos agora”, informou a pedagoga aposentada Maria Emília Costa, um das mais animadas da quadrilha improvisada pelo grupo, ao acrescentar que quer retornar a Sergipe no próximo São João.

Trabalho conjunto


Para que mais turistas como Maria Emília retornem a Sergipe, o poder público e empresários da cadeia fortaleceram ainda mais o trabalho conjunto com parcerias como a Marinete do Forró, ônibus que fazia passeios turísticos em Aracaju ao som de um animado trio de forró. Para viabilizar a iniciativa, a Emsetur e o Boa Luz Ecoparque Resort atuaram conjuntamente: a empresa de turismo intermediou com hotéis a participação dos hóspedes na marinete e firmou o compromisso de divulgar a marca do Boa Luz em feiras e eventos neste ano, e o resort ficou responsável pelo ônibus e a contratação do trio de forró pé-de-serra.

A parceria surgiu para atender à demanda identificada pelos hoteleiros de uma Marinete funcionando pela manhã, já que à tarde havia o funcionamento da Marinete coordenada pela Prefeitura de Aracaju. Sucesso entre os turistas, a ideia resultou em satisfação também para os gerentes de hotéis. “Tivemos uma ocupação muito boa nesse período. Diversos hóspedes elogiaram a organização dos festejos da cidade, comentaram bastante sobre a marinete do forró e isso se deve, sobretudo, à profissionalização dos que fazem o turismo em Sergipe, tanto por parte do trade como do Governo”, afirma o gerente Geral do Real Classic Hotel, Jairo Filho.

Ainda segundo ele, vários clientes do hotel sugeriram a continuidade do Arraiá do Povo durante o mês de julho, ainda que com uma estrutura menor. “Para os turistas que visitam Aracaju, a manutenção do Arraiá do Povo seria mais uma opção de lazer e um diferencial”, ressaltou Jairo Filho, acrescentando que o Real Classic Hotel chegou a registrar 90% de ocupação de seus leitos.

Por esta razão, uma parceria formada entre o Governo de Sergipe e os empresários instalados no Arraiá possibilitou a sua continuidade até o dia 12 de julho. “Isso representa uma nova fase do entendimento de como se faz a política de turismo, com confiança, respeito e parceria. Somos todos sócios do negócio chamado turismo”, enfatizou o presidente da Emsetur, José Roberto.

A Emsetur e a Secretaria de Estado da Cultura garantiram as condições para o funcionamento dos 12 bares e restaurantes instalados na área, além dos estandes de artesanato e de informações turísticas. Os empresários donos dos bares e hotéis colaboraram com investimentos na programação musical. "Dois trios pé-de-serra foram contratados para tocar a cada dia neste período extra do Arraiá, o que serviu para valorizar ainda mais a cultura popular local", avaliou a secretária da Cultura, Eloísa Galdino.

Compartilhe            
Notícia
/ Notícias / festejos-juninos

Trade turístico comemora bons resultados dos festejos juninos
Em junho, os meios de hospedagem de Aracaju tiveram média de ocupação de 80%
Segunda-Feira, 13 de Julho de 2009 às 07:59:00

O som da sanfona e a pisadas das quadrilhas juninas animaram muito mais do que os forrozeiros que lotaram o Arraiá do Povo. Resultado de ações conjuntas entre os empresários do setor turístico e os diversos órgãos públicos, os festejos juninos aqueceram a economia do turismo. Durante todo mês de junho, segundo membros da hotelaria, os meios de hospedagem de Aracaju tiveram uma média de ocupação em torno de 80%, o que contribuiu para lotar os bares e restaurantes. O aumento do fluxo de visitantes se deu graças às duas maiores festas do São João de Aracaju: o Forró Caju e o Arraiá do Povo, que geraram emprego e renda, além de boas perspectivas para o setor turístico.

O proprietário da agência de receptivo Nozes Tur, Hamilton Nascimento, afirmou que o bom desempenho alcançado pela cadeia turística é resultado, acima de tudo, da força da divulgação da tradição junina sergipana. “Esse é um momento ímpar para o trade sergipano. Tivemos casa cheia durante todo o período. Um fator importante para isso é reconhecer que Aracaju hoje se tornou um bom destino e que as características do São João de Sergipe por si só trazem turistas de diversos cantos do país”, afirmou ele, ao reconhecer que as ações de promoção turística da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), por meio da utilização de mídia compartilhada, contribuem muito para de um destino turístico de qualidade.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Secção Sergipe (Abrasel/SE), Álvaro Egerland, os festejos juninos superaram as expectativas. “A impressão que eu tenho, em nome de todos os bares e restaurantes, é que esse foi o melhor São João dos últimos anos. Tivemos um aumento considerável do número de turistas que frequentaram os estabelecimentos e isso se deve ao bom trabalho do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju, que promoveram festas muito bem organizadas”, disse Álvaro Egerland, ao analisar os resultados do período para a cadeia de empresários do segmento.

Para o presidente da Emsetur, José Roberto de Lima, a cada ano os resultados do trabalho de divulgação dos festejos juninos de Sergipe têm sido melhores. "Há um desafio muito grande de superar a cada ano a expectativa do público, algo que foi conquistado. O Arraiá do Povo tem sido uma grande vitrine não só dos festejos juninos, mas da cultura e do turismo sergipano”, ressaltou.
 
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, mesmo com a redução nos dias do Forró Caju e na quantidade de atrações do Arraiá do Povo por conta da crise econômica, os festejos juninos de 2009 tiveram uma repercussão muito positiva. "Com criatividade, conseguimos fazer uma bela festa em junho e estendê-la até o último domingo, 12, numa parceria com o setor privado. Conseguimos fazer uma festa com atrações sergipanas, resgatando os valores da nossa gente e o sentido de sergipanidade. Mostramos Sergipe não apenas aos turistas, mas também aos sergipanos", destacou.

Divulgação e criatividade


Para atingir esses resultados e consolidar Sergipe enquanto destino turístico, a promoção da divulgação dos festejos juninos da cidade foi trabalhada com antecedência. A campanha de divulgação teve início em janeiro, durante o Verão Sergipe, outra época em que os hotéis ficam lotados e a cidade repleta de turistas. “Aproveitar o gancho do forró foi um fator que contribuiu muito quando, de maneira acertada, o Governo usou o período do verão para divulgar o São João e agora faz o inverso, aproveitando justamente o grande fluxo de pessoas que se encontra na cidade para divulgar o Verão Sergipe 2010, realizando assim um ciclo de promoção”, acredita o presidente da Abrasel-SE, Álvaro Egerland.

De acordo com o presidente da Emsetur, José Roberto, para obter esse bom resultado foi preciso trabalhar a promoção de maneira planejada. “Em maio, as revistas das principais companhias áreas, além de revistas de circulação nacional, veicularam a campanha dos festejos juninos. Já no mês de junho, intensificamos a divulgação nos principais mercados emissores de turistas, como Bahia e Alagoas”, explicou ele, ao salientar a importância dos investimentos feitos pela Emsetur com divulgação turística para os resultados observados nesta estação.

Na capital, a nova estrutura do Arraiá do Povo montado pelo Governo do Estado na orla de Atalaia lembrou uma paisagem interiorana com decoração típica do período junino, com uma estrutura voltada para uma gastronomia diversificada, da culinária regional à cozinha internacional. À Emsetur coube a organização e seleção dos estabelecimentos gastronômicos do Arraiá e outros espaços. À Secretaria de Estado da Cultura a montagem da área, da programação artística e cultural, e a coordenação geral do evento.

As inovações vieram das iniciativas do Governo, mas também dos empresários. Decidido a investir na criatividade em seu estabelecimento, o proprietário do recém-inaugurado Aruanã Eco Praia Hotel, Fábio Libório, resolveu criar um arraial e contratar um trio de forró pé-de-serra para que seus hóspedes pudessem entrar no clima. Segundo ele, a taxa de ocupação dos 120 leitos do hotel para o período de São João superou os 80%. Na véspera de São João, enquanto o trio de forró esquentava os instrumentos no Aruanã, um grupo de aproximadamente 40 animadas turistas da terceira idade entrou no hall do hotel.

O grupo de senhoras do Pará estava em excursão pelo litoral e decidiu aportar em Aracaju para conhecer o São João da capital. “Aqui é maravilhoso, já dançamos muito. Esta é a segunda vez que venho para cá e está cada vez melhor. Viajar, para mim, é como realizar um sonho. Trabalhamos muito para aproveitarmos agora”, informou a pedagoga aposentada Maria Emília Costa, um das mais animadas da quadrilha improvisada pelo grupo, ao acrescentar que quer retornar a Sergipe no próximo São João.

Trabalho conjunto


Para que mais turistas como Maria Emília retornem a Sergipe, o poder público e empresários da cadeia fortaleceram ainda mais o trabalho conjunto com parcerias como a Marinete do Forró, ônibus que fazia passeios turísticos em Aracaju ao som de um animado trio de forró. Para viabilizar a iniciativa, a Emsetur e o Boa Luz Ecoparque Resort atuaram conjuntamente: a empresa de turismo intermediou com hotéis a participação dos hóspedes na marinete e firmou o compromisso de divulgar a marca do Boa Luz em feiras e eventos neste ano, e o resort ficou responsável pelo ônibus e a contratação do trio de forró pé-de-serra.

A parceria surgiu para atender à demanda identificada pelos hoteleiros de uma Marinete funcionando pela manhã, já que à tarde havia o funcionamento da Marinete coordenada pela Prefeitura de Aracaju. Sucesso entre os turistas, a ideia resultou em satisfação também para os gerentes de hotéis. “Tivemos uma ocupação muito boa nesse período. Diversos hóspedes elogiaram a organização dos festejos da cidade, comentaram bastante sobre a marinete do forró e isso se deve, sobretudo, à profissionalização dos que fazem o turismo em Sergipe, tanto por parte do trade como do Governo”, afirma o gerente Geral do Real Classic Hotel, Jairo Filho.

Ainda segundo ele, vários clientes do hotel sugeriram a continuidade do Arraiá do Povo durante o mês de julho, ainda que com uma estrutura menor. “Para os turistas que visitam Aracaju, a manutenção do Arraiá do Povo seria mais uma opção de lazer e um diferencial”, ressaltou Jairo Filho, acrescentando que o Real Classic Hotel chegou a registrar 90% de ocupação de seus leitos.

Por esta razão, uma parceria formada entre o Governo de Sergipe e os empresários instalados no Arraiá possibilitou a sua continuidade até o dia 12 de julho. “Isso representa uma nova fase do entendimento de como se faz a política de turismo, com confiança, respeito e parceria. Somos todos sócios do negócio chamado turismo”, enfatizou o presidente da Emsetur, José Roberto.

A Emsetur e a Secretaria de Estado da Cultura garantiram as condições para o funcionamento dos 12 bares e restaurantes instalados na área, além dos estandes de artesanato e de informações turísticas. Os empresários donos dos bares e hotéis colaboraram com investimentos na programação musical. "Dois trios pé-de-serra foram contratados para tocar a cada dia neste período extra do Arraiá, o que serviu para valorizar ainda mais a cultura popular local", avaliou a secretária da Cultura, Eloísa Galdino.