Quarta-Feira, 08 de Maio de 2024 às 14:15:00
Programa Seleções impulsiona o esporte coletivo em Sergipe
Edital 2024 será lançado ainda no mês de maio, com planos de expansão para novas modalidades

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), lançou o Programa Seleções, um programa inovador de apoio financeiro destinado a modalidades esportivas coletivas. O programa visa promover o desenvolvimento social e a formação de jovens atletas pelo esporte.

O Programa Seleções foi criado para identificar, financiar e apoiar projetos que promovam esportes de equipe como futsal, basquete, voleibol e handebol. Criado em 2021, foi retomado após dois anos com um novo formato. A iniciativa abrange desde o suporte financeiro para equipes amadoras até o treinamento de técnicos e gestores esportivos. Com um investimento inicial de R$ 50 mil para cada modalidade, o programa aposta na transformação social por meio do esporte, oferecendo uma plataforma para talentos emergentes e promovendo a saúde e o bem-estar.

O edital do programa para o ano de 2024 será publicado ainda neste mês de maio, com planos de expansão para outras modalidades, baseados nos resultados e impactos observados. A seleção de projetos beneficiados ocorrerá por meio de chamadas públicas, assegurando um processo transparente e equitativo.

‘’Implementar um programa como o ‘Seleções’ requer um planejamento detalhado e um compromisso contínuo com a melhoria e adaptação do programa conforme as necessidades e os resultados observados. A longo prazo, a iniciativa não apenas fortalecerá as modalidades esportivas coletivas, mas também contribuirá significativamente para o desenvolvimento social e pessoal dos participantes. Estamos comprometidos em construir um futuro onde o esporte seja um veículo de transformação social, acessível e enriquecedor para todos’’, declara a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas.

Contemplada com o Programa Seleções desde o seu primeiro ano, a federação de futsal já colhe os resultados. “Com a ajuda do recurso, conseguimos a aquisição de materiais esportivos para treinamentos, jogos e custos de viagens, como transporte e hospedagem. Além da ajuda de custo para treinadores e serviços de assessoria de comunicação, social mídia, contador, entre outros. A ajuda foi fundamental para alavancarmos ainda mais o futsal sergipano e o nome do estado de Sergipe. A seleção sergipana de futsal voltou do Campeonato do Pará com o título de vice-campeão brasileiro de futsal sub-18/2023’’, afirma o presidente da federação sergipana de futsal, Josué dos Santos.

Vale ressaltar que todos os jogos de futsal foram transmitidos pelo canal do YouTube da Confederação Brasileira de Futsal – CBFS TV, e os atletas que mais se destacaram receberam convites para jogar em clubes de outros estados, a exemplo dos jogadores Gustavo Henrique, atualmente na equipe ASSOEVA (RS), e João Pedro, na equipe sub-18 do Corinthians (SP).

Os professores integrantes da comissão técnica também tiveram a oportunidade de mostrar a qualidade dos seus trabalhos desenvolvidos durante toda a preparação e competições. Um dos treinadores e um preparador físico foram convidados para atuar na seleção do município de Pinhão, disputando a Copa TV Sergipe.

O professor de educação física Alexandre Diaz foi um dos que participou do Projeto Seleções. “Através do programa, atendemos atletas da capital e do interior, disponibilizando treinamentos extras e pagamentos de despesas em viagens, sendo muito importante para o desenvolvimento do handebol no estado’’, comenta o professor.

Assim como ele, a atleta de handebol Emillyele Rodrigues, de 17 anos, aprova o programa. “Sou atleta de handebol há seis anos e aprendo muito com o esporte. Já consegui evoluir bastante, e acredito que o programa ‘Seleções’ irá trazer muitas oportunidades para a minha carreira dentro do esporte. Estou treinando bastante e me sinto preparada para disputar muitos brasileiros pela frente’’, conta a jovem.

A federação sergipana de basquete conseguiu expandir o programa em três unidades, nos municípios de Aracaju, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro, no período de julho a dezembro de 2023, com jovens de 13 a 18 anos, com a presença de atletas em competições estaduais, regionais e nacionais, do basquete 5x5 e 3x3.

‘’A ampliação do desenvolvimento técnico, tático e físico dos atletas obteve um caráter bastante significativo, visto que houve melhoria do número de praticantes da modalidade, principalmente nas unidades localizadas no interior, possibilitando um salto quantitativo e qualitativo do basquete sergipano. O trabalho desenvolvido pelos membros da comissão técnica já estimulou o surgimento de novos técnicos e técnicas sergipanos’’, o vice-presidente da federação sergipana de basquete, afirma Kleber Quintela.

O atleta de vôlei João Victor Santos Alves, 20, pratica o esporte há quatro anos. “Minha primeira experiência com o programa foi no ano retrasado, em novembro, quando eu fui para a Uberlândia fazer uma seletiva em dois clubes de vôlei de lá, Pará Clube e no Monte Carmelo. Foi uma experiência incrível, fez eu abrir meus olhos e para quem está em busca de crescer na carreira. Eu recomendo muito, porque uma hora ou outra você pode precisar, principalmente para quem é do interior, como eu, que tenho sempre gastos extras com passagens e hospedagem. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos no programa’’, declara.

Objetivos do Programa

O Programa Seleções tem como objetivos promover a inclusão social e acessibilidade ao esporte para todos; descobrir e nutrir novos talentos dentro dessas modalidades esportivas; proporcionar treinamento qualificado para atletas e gestores esportivos; encorajar um estilo de vida saudável através da prática regular de esportes.

/ Notícias / esporte-lazer

Programa Seleções impulsiona o esporte coletivo em Sergipe