Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 às 00:00:00
Ginástica rítmica é destaque na 40ª edição dos Jogos da Primavera
257 atletas de sete municípios competem no evento que é considerado o maior do desporto escolar

As competições de ginástica rítmica da 40ª edição dos Jogos da Primavera tiveram início na manhã dessa quinta-feira, 25, na quadra do colégio Patrocínio São José, em Aracaju. A modalidade é sempre uma das mais aguardadas pelos alunos e público em geral, que apreciam os movimentos corporais executados com leveza e graciosidade pelas atletas.

"É muito lindo de se ver, desde as roupas, a música, a coreografia. A harmonia com a qual elas se apresentam é envolvente e prende nosso olhar do início ao fim’’, descreveu a espectadora Júlia Gomes.

O esporte exige concentração das ginastas, que também precisam de força e bastante precisão para a execução da apresentação, que deve estar em constante sintonia com a música escolhida. Este ano, participam das disputas 257 alunas inscritas, de sete municípios e 78 escolas, públicas e privadas, de oito a 15 anos, nas categorias de fita, arco, mãos livres e maças.

Para a professora de GR Larissa Caroso, do Centro de Esporte de Aperfeiçoamento do Gerivaldo Garcia, a experiência das suas alunas, que participam pela terceira vez dos Jogos, tem sido excelente e com bastante evolução. "As meninas que frequentam o polo, que são das escolas estaduais e municipais em sua maioria, têm evoluído a cada ano, têm tido resultados expressivos; como no ano passado, quando Ariane, que é do polo do Estação Cidadania, conseguiu o segundo lugar. A gente espera que esse crescimento venha a trazer novas medalhas para mais meninas de outras categorias’’, contou.

A oportunidade de estar em contato com outras atletas de outras escolas também faz da experiência um aprendizado. "É uma inspiração para as atletas estarem em uma competição em que elas têm contato com alunas de outras escolas, que já participam de campeonatos nacionais, como o brasileiro e outros torneios; elas observam o que as meninas fazem e se inspiram, ficam com vontade de alcançar esse objetivo. Eu acredito que os Jogos da Primavera possibilitam, de forma democrática, a participação das alunas da rede pública", completa a professora Larissa.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, reconhece a importância da GR nas competições dos Jogos da Primavera e ressalta o alto nível das participantes. "Estamos lidando com os sonhos de muitas meninas que passam por aqui e desejam uma vaga no cenário nacional e até internacional. Entendemos que é uma modalidade que precisa de investimento por parte das famílias, e ter a oportunidade de vivenciar o esporte, praticar e competir, no mesmo nível, com as mesmas malhas e os mesmos materiais de ginastas mais experientes é uma realização para elas, para a família e para todos os envolvidos’’, considerou.

O evento contou com a presença das alunas Ana Beatriz, Emily Aparecida e Laila Cibele, que treinam na Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, um dos maiores complexos esportivos já construídos em Aracaju. O espaço conta com um moderno ginásio poliesportivo, para a prática de 17 modalidades olímpicas e paraolímpicas; pistas de atletismo e de salto em distância, parque infantil, vestiários, enfermaria e um campo de futebol em grama.

"É um sentimento muito bom estar aqui, pela segunda vez, participando dos Jogos da Primavera e com as minhas amigas, que são as minhas maiores inspirações. Queremos muito ganhar e representar Sergipe nos Jogos Escolares Brasileiros, os Jebs’’, afirma Ana.

As competições seguem até este domingo, 28, durante todo o dia no Colégio Patrocínio São José.

Mais informações no site oficial dos Jogos da Primavera - https://jogos.seduc.se.gov.br/.

/ Notícias / esporte-lazer

Ginástica rítmica é destaque na 40ª edição dos Jogos da Primavera