Domingo, 05 de Maio de 2024 às 15:30:00
Campo do Brito sedia pela primeira vez o Campeonato Nacional MTB Marathon
A capital sergipana do mountain bike recebeu mil atletas de todo país neste fim de semana

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), promove neste fim de semana, dias 4 e 5, o MTB Marathon, campeonato nacional de mountain bike onde são definidos, em etapa única, os melhores nomes do país para cada ano. O evento aconteceu na cidade de Campo do Brito, agreste sergipano, conhecida também como a capital da modalidade no estado.

O MTB Marathon é uma competição de mountain bike na modalidade XCM, também conhecido como Cross-Country Maratona, que combina elementos do cross-country e da maratona. Nela, o ciclista percorre longos quilômetros que podem variar de 50km até 120km (em caso de competições oficiais), por estradas de terra.

O evento reuniu atletas de todo o Brasil e alcançou a marca de mil inscritos, entre homens e mulheres. Givanildo dos Santos é de Santa Bárbara do Oeste, cidade de São Paulo, e falou sobre sua participação no campeonato. ‘’ Estamos aqui em Campo do Brito, no Campeonato Brasileiro de MTB, e viemos em um grupo. Chegamos na quarta-feira de madrugada, na quinta fizemos o reconhecimento do percurso, na sexta mais um outro pedaço do percurso. A expectativa foi positiva, muito alta, todos preparados. O circuito foi excelente, englobou descida rápida, subidas. Foi perfeito! O melhor de todos os brasileiros’’, afirma o ciclista.

O evento serve como um ponto de encontro para a comunidade de mountain bike do Brasil, permitindo que atletas de diferentes estados troquem experiências e criem laços. Essa interação fortalece a comunidade, fomenta a troca de conhecimentos e experiências, e pode levar à formação de novas parcerias e iniciativas. Tatiana Furlan é de Primavera do Leste, Mato Grosso, e está competindo na categoria master B2. ‘’É sempre uma alegria participar de competições fora e encontrar grandes atletas e amigos. Dei o meu melhor’’.

Para os competidores, o evento também é uma oportunidade valiosa de medir habilidades contra os melhores do país, identificando pontos fortes e áreas para melhoria. Atletas podem ganhar experiência em competições de alto nível, o que é crucial para o desenvolvimento técnico e tático. ‘’Em 34 anos, é a segunda vez que o MTB acontece no Nordeste e é a primeira vez que todas as categorias são totalmente preenchidas, com destaque para o público feminino. O percurso foi bem elaborado e tenho certeza que os atletas aproveitaram muito essa experiência’’, declara Johan Rodrigues, presidente da federação de ciclismo no estado.

Além de promover o mountain bike como um esporte no Brasil, aumentando sua visibilidade e popularidade, realizar o campeonato em diferentes regiões do país pode impulsionar o turismo local. Visitantes e competidores gastam em hospedagem, alimentação, transporte e lazer, beneficiando a economia local. Em Campo do Brito, todas as vagas em pousadas e hotéis, até mesmo em casas de aluguel por temporada foram preenchidas rapidamente, de acordo com os organizadores do evento. ‘’Com um mês de antecedência do MTB já estávamos com todas as vagas reservadas e com dificuldade de alocar os atletas. Fizemos uma força-tarefa para acomodar os participantes em chácaras e casas na região. Mas deu tudo certo. Estamos preparados para esta e para as próximas edições’’, afirma Ronaldo Borges, um dos organizadores do evento.

Apoio

O Banese é uma instituição comprometida com o esporte e com o desenvolvimento regional e por isso apoia o MTB Marathon. O presidente da instituição, Marco Queiroz, destaca que o banco investe cada vez mais no esporte sergipano, porque acredita na capacidade que ele tem para promover a inclusão social, a saúde, o turismo, o emprego e renda para a população, além de levar o nome de Sergipe para as diversas regiões do país e do mundo.

"Já somos o banco do futebol sergipano, e nesta etapa do Campeonato Brasileiro de MTB Marathon, o Grupo Banese se agrega ainda mais às políticas da Secretaria de Estado do Esporte, e ao excelente trabalho que a secretária Mariana Dantas realiza na liderança da pasta. Um evento nacional como este, aqui em Campo do Brito, atrai atletas de todas as partes do Brasil, e se torna porta de entrada para centenas de jovens que aqui vivem", considera o gestor.

Planejamento

Para garantir o sucesso do campeonato, foi crucial um planejamento detalhado que incluiu seleção de trilhas que ofereceram desafios técnicos adequados para diferentes categorias de competidores, planos de segurança robustos para garantir a integridade dos participantes e espectadores, práticas que minimizem o impacto ambiental do evento, promovendo a sustentabilidade, estratégias eficazes de marketing para atrair competidores, espectadores e patrocinadores e o envolvimento de comunidades locais na organização e realização do evento, garantindo benefícios mútuos.

‘’O apoio a competições locais incentiva o surgimento e desenvolvimento de talentos na região e permite que os atletas tenham mais oportunidades para competir, treinar e serem notados por olheiros ou patrocinadores. O patrocínio ajuda a cobrir custos essenciais de organização, como locação de instalações, compra de equipamentos, e premiações, elevando a qualidade do evento. Além de permitir uma participação mais ampla e de melhorar a experiência para atletas e espectadores e envolver a comunidade local’’, afirma Mariana Dantas, secretária de Estado do Esporte.

/ Notícias / esporte-lazer

Campo do Brito sedia pela primeira vez o Campeonato Nacional MTB Marathon