Sábado, 04 de Maio de 2024 às 19:45:00
Atletas da Tribo Xokó participam da 40ª edição dos Jogos da Primavera
Alunos de colégio indígena estadual disputam medalhas na natação pela primeira vez

Os Jogos da Primavera, maior evento do desporto escolar promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria do Estado de Esporte e Lazer (Seel) e da Secretaria do Estado da Educação e da Cultura (Seduc), entram no segundo mês de competições com disputas em 27 modalidades. Participam da 40ª edição dos Jogos 11.117 alunos de 479 escolas municipais, estaduais e privadas, dos 75 municípios do estado.

Neste fim de semana, a natação e a paranatação estrearam no Parque Aquático Zé Peixe, no bairro 13 de Julho. Ao todo, participaram dos torneios, 306 alunos na natação e 41 alunos na paranatação, dentre eles, a presença de alunos bem especiais, do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, da Tribo Xokó, do município de Porto da Folha.

Analy, Kamily e Isaac, de 14 anos, estavam ansiosos para participar. As duas estudantes disputaram os 100m livres e Isaac, 50m nado crawl. Foi a primeira vez dos três na modalidade. ‘’É a primeira vez que participo dos Jogos da Primavera. É um orgulho estar aqui representando a minha escola, ainda mais na natação, que é o esporte que a gente gosta. A gente treinou muito no nosso rio, muitas pessoas acharam que a gente não chegaria até aqui hoje, por não ter uma piscina, mas nós temos uma piscina sim, nosso rio, com peixes e ondas’’, afirma Analy.

A presença de crianças indígenas nos jogos escolares é uma poderosa ferramenta de inclusão, garantindo que elas se sintam parte da comunidade escolar mais ampla. Isso também educa os outros estudantes sobre a diversidade cultural, promovendo o respeito e o entendimento mútuo entre diferentes grupos étnicos. A interação direta em ambientes como jogos escolares ajuda a quebrar estereótipos e preconceitos, mostrando que, no esporte, todos podem competir em igualdade de condições. Isso é essencial para combater o racismo e a discriminação. Participar em jogos escolares permite que as crianças mostrem seus talentos e habilidades, potencialmente abrindo portas para oportunidades futuras em esportes e outras áreas. Esse engajamento pode ser importante para o desenvolvimento pessoal e para aumentar a autoconfiança delas, independente de raça ou etnia.

O esporte é uma maneira eficaz de promover a saúde física e mental. Para crianças indígenas, especialmente aquelas de comunidades remotas, os jogos escolares podem oferecer acesso a atividades físicas regulares que talvez não estejam disponíveis em suas comunidades. "Na escola indígena em que trabalho, lidero um Projeto Esportivo de Futsal e Handebol. Durante os Jogos da Primavera, acabei inscrevendo três alunos na natação, atendendo ao desejo deles de vivenciarem essa experiência única. Como professor, sinto-me responsável por proporcionar esses momentos aos alunos, incentivando também outras escolas em comunidades distantes a participarem’’, declara o professor Rafael.

A secretária de Estado do Esporte, Mariana Dantas, reforça a importância da presença da escola indígena nas competições. "A participação de crianças indígenas em jogos escolares, como os Jogos da Primavera, é uma prática que deve ser encorajada, planejada e apoiada com cuidado e respeito, garantindo que os eventos sejam um espaço de celebração da diversidade, competição saudável e aprendizado mútuo’’.

/ Notícias / esporte-lazer

Atletas da Tribo Xokó participam da 40ª edição dos Jogos da Primavera