Sexta-Feira, 19 de Março de 2021 às 09:30:00
Volta às aulas: Programação da TV Estude em Casa SE já está disponível
Cronograma de videoaulas ocorre concomitante ao calendário escolar 2021 ana TV Estude em Casa (canal 4.2), na TV e rádio Aperipê (canal 6.1)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) disponibiliza a programação de videoaulas da TV Estude em Casa SE (canal 4.2) referente aos próximos dois meses. O ano letivo 2021 terá início no dia 22 de março, no formato remoto, e os alunos da Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio poderão acompanhar todo o conteúdo didático por meio do canal exclusivo da Educação Sergipe, concomitante ao calendário pedagógico da sua comunidade escolar. Serão mais de 20h diárias de aulas, de segunda-feira a sábado, nos três turnos e nos seguintes horários: matutino (7h às 12h), vespertino (12h às 18h) e noturno (18h às 22h20min). Acesse a programação no endereço eletrônico: www.seduc.se.gov.br/estudeemcasa.

Com o cronograma disponível, os professores da rede estadual poderão planejar suas aulas utilizando o vasto conteúdo da TV Estude em Casa como material de apoio aos estudos, com base no Currículo de Sergipe. A produção e disponibilização das videoaulas da TV Estude em Casa SE é fruto de parceria entre o Governo de Sergipe com o Governo do Amazonas, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), órgão que há 13 anos detém o conhecimento em educação presencial e a distância, e que neste momento de pandemia chegará à casa dos sergipanos com qualidade digital.

No primeiro bimestre, será trabalhada a consolidação das aprendizagens do ano/série cursado pelos estudantes no ano de 2020, momento de revisão dos conteúdos. Nos três bimestres posteriores, as atividades estarão balizadas com as diretrizes do Currículo do ano/série de matrícula do estudante. Nesse sentido, a Secretaria de Educação junto a equipe do Currículo de Sergipe, além de técnicos do Departamento de Educação (DED), elaborou o documento denominado Currículo Priorizado, que prioriza as habilidades essenciais de cada ano dos Ensinos Fundamental e Médio, os quais são imprescindíveis de serem trabalhados no ano letivo de 2021.

De acordo com a professora Ana Lúcia Lima Muricy, diretora do Departamento de Educação da Seduc (DED), o Currículo Priorizado foi organizado de acordo com dois critérios: a progressão das atividades ano a ano e a interdisciplinaridade. “O documento está disponível no Portal Estude em Casa e engloba conceitos como base legal, importância, fluxo para implementação, metodologia e critérios utilizados na priorização, estrutura do documento e os organizadores curriculares, para que o professor possa planejar e organizar seu plano de aula referente ao ano letivo 2021”, explicou ela, ressaltando que independente dos meios de acesso aos recursos e metodologias utilizadas pelos professores, que exista a interação professor/aluno a fim de garantir a organização das atividades e acompanhamento do desempenho dos alunos.

“Além do Currículo Priorizado, a Seduc disponibiliza também todos os protocolos e guias sanitários e guias de diretrizes pedagógicas para assegurar a realização das atividades com toda segurança necessária para a comunidade escolar. Nesse sentido, é importante ressaltar a expedição do guia de orientações pedagógicas para o ano letivo 2021, documento que apresenta o planejamento do suporte pedagógico e a organização do tempo e espaço para o desenvolvimento das atividades escolares, que ocorrerão, inicialmente, de forma remota”, informou Ana Lúcia Lima, lembrando que no portal Estude em Casa, as equipes escolares terão ainda acesso aos programas desenvolvido pela Secretaria. Também estará disponível uma grande pedagógica na TV Aperipê (6.1) e na rádio Aperipê FM.

Internet Patrocinada e App Estude em Casa

Além do canal de TV exclusivo, os professores e alunos da rede estadual também poderão usufruir dos conteúdos do App Estude em Casa, de forma gratuita, por meio da Internet Patrocinada. Para acessar o serviço, os usuários deverão fazer download do aplicativo na loja do Google Play, para os aparelhos com sistema operacional Android. A versão para IOS encontra-se em fase de desenvolvimento. Após a instalação, é preciso fazer o login na plataforma: os professores devem utilizar as mesmas credenciais do SIAE; já os alunos utilizam os dados do Portal da Matrícula, que são o código do aluno e senha.

O acesso ao APP é totalmente gratuito e não consumirá o pacote de internet dos usuários (professor e aluno da rede estadual). Para tanto, o Governo do Estado fez contrato com as principais empresas de telefonia móvel: Vivo, Claro e Oi, e agora os usuários poderão navegar pelo aplicativo, usufruindo das funcionalidades do YouTube, Google for Education, além de fazer download dos arquivos em PDF, sem ter de usar o próprio plano de dados de internet do celular ou mesmo quando estiverem sem acesso a uma rede wi-fi.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Volta às aulas: Programação da TV Estude em Casa SE já está disponível