Sergipe foi um dos estados que mais se destacou na disciplina Matemática, de acordo com o resultado o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, conhecido pela sigla Pisa (Programme for International Student Assessment), divulgado nesta semana pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Na disciplina de Matemática, o estado de Sergipe apresentou um crescimento significativo entre 2009 e 2012, cuja nota saltou de 359 para 384. Na área de Ciências, Sergipe também avançou, passando de 379 para 394. O mesmo ocorreu com a nota em Leitura, na qual nossos estudantes avançaram de 379 para 397.
Na sua quinta edição, o Brasil apresentou uma evolução lenta, porém permanente desde a primeira aplicação. Não houve queda na média geral, que partiu de 368 no ano 2000, para 402 em 2012. O maior avanço aconteceu em Matemática cuja nota saltou de 334 em 2000, para 391 em 2012.
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, conhecido pela sigla Pisa constitui-se em um exame realizado a cada 3 anos, cujo objetivo é avaliar se os estudantes com 15 anos de idade adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais nas áreas de Matemática, Ciências Naturais e em Leitura.
O Brasil participa do Pisa desde sua primeira edição em 2000, demonstrando avanço educacional a cada aplicação. O exame é patrocinado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e realizado em todos os 65 países que compõem esta instituição. No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Inep.
Em Sergipe, o exame foi aplicado no dia 21 de maio de 2012, em uma amostra de 31 escolas, sendo 16 de rede estadual, 11 das redes municipais e 4 da rede privada, espalhadas por 22 municípios. Aproximadamente 1000 estudantes fizeram as provas, conforme amostra selecionada. A prova de matemática teve o maior numero de questões que as demais, por ter sido escolhida como foco principal do exame em 2012.
De acordo com o secretário Belivaldo Chagas, com este resultado fica demonstrado que o ensino em Sergipe possui grande potencial para continuar avançando. "Todo ganho nos últimos 3 anos deve ser comemorado, não importa a posição que o estado ou o país ocupe no ranking da OCDE", afirmou.
Funcionamento
Conforme a diretora do Departamento de Educação, professora Izabel Ladeira, para entender o funcionamento do Pisa, faz-se necessário algumas informações adicionais. "Primeiramente, vale destacar que a escala de notas varia de 100 a 1000 e que pouquíssimos países conseguem romper a barreira dos 500 pontos. Em 2012, a média geral da OCDE foi 494 pontos. Resultados acima de 600 nunca foram encontrados em todas as 5 edições do Pisa. Portanto, mesmo que as notas dos estudantes de Sergipe e do Brasil ainda estejam distantes da media da OCDE, este distanciamento vai ficando cada vez menor, na medida em que resultados internacionais acima de 500 pontos são raríssimos", revelou.
Na opinião da professora, a amostra deve ser ampliada, pois em um universo de aproximadamente 100 mil estudantes, apenas 1% participou do exame. "Está claro que, mesmo com todos os recursos estatísticos, este número não é representativo no conjunto dos estudantes sergipanos. Os organizadores do Pisa têm consciência disso por que a cada edição, a amostra vem sendo ampliada", disse.
"De qualquer forma estão todos de parabéns pelo resultado obtido, mas precisamos continuar avançando. O fluxo do sistema precisa ser melhorado a partir da diminuição das taxas de repetência, os currículos devem dialogar com os referenciais do Pisa e, finalmente, docentes e gestores escolares devem se apropriar da metodologia dos exames, para melhor compreende-los aprimorando seus métodos de avaliação", concluiu.
Sergipe foi um dos estados que mais se destacou na disciplina Matemática, de acordo com o resultado o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, conhecido pela sigla Pisa (Programme for International Student Assessment), divulgado nesta semana pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Na disciplina de Matemática, o estado de Sergipe apresentou um crescimento significativo entre 2009 e 2012, cuja nota saltou de 359 para 384. Na área de Ciências, Sergipe também avançou, passando de 379 para 394. O mesmo ocorreu com a nota em Leitura, na qual nossos estudantes avançaram de 379 para 397.
Na sua quinta edição, o Brasil apresentou uma evolução lenta, porém permanente desde a primeira aplicação. Não houve queda na média geral, que partiu de 368 no ano 2000, para 402 em 2012. O maior avanço aconteceu em Matemática cuja nota saltou de 334 em 2000, para 391 em 2012.
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, conhecido pela sigla Pisa constitui-se em um exame realizado a cada 3 anos, cujo objetivo é avaliar se os estudantes com 15 anos de idade adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais nas áreas de Matemática, Ciências Naturais e em Leitura.
O Brasil participa do Pisa desde sua primeira edição em 2000, demonstrando avanço educacional a cada aplicação. O exame é patrocinado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e realizado em todos os 65 países que compõem esta instituição. No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Inep.
Em Sergipe, o exame foi aplicado no dia 21 de maio de 2012, em uma amostra de 31 escolas, sendo 16 de rede estadual, 11 das redes municipais e 4 da rede privada, espalhadas por 22 municípios. Aproximadamente 1000 estudantes fizeram as provas, conforme amostra selecionada. A prova de matemática teve o maior numero de questões que as demais, por ter sido escolhida como foco principal do exame em 2012.
De acordo com o secretário Belivaldo Chagas, com este resultado fica demonstrado que o ensino em Sergipe possui grande potencial para continuar avançando. "Todo ganho nos últimos 3 anos deve ser comemorado, não importa a posição que o estado ou o país ocupe no ranking da OCDE", afirmou.
Funcionamento
Conforme a diretora do Departamento de Educação, professora Izabel Ladeira, para entender o funcionamento do Pisa, faz-se necessário algumas informações adicionais. "Primeiramente, vale destacar que a escala de notas varia de 100 a 1000 e que pouquíssimos países conseguem romper a barreira dos 500 pontos. Em 2012, a média geral da OCDE foi 494 pontos. Resultados acima de 600 nunca foram encontrados em todas as 5 edições do Pisa. Portanto, mesmo que as notas dos estudantes de Sergipe e do Brasil ainda estejam distantes da media da OCDE, este distanciamento vai ficando cada vez menor, na medida em que resultados internacionais acima de 500 pontos são raríssimos", revelou.
Na opinião da professora, a amostra deve ser ampliada, pois em um universo de aproximadamente 100 mil estudantes, apenas 1% participou do exame. "Está claro que, mesmo com todos os recursos estatísticos, este número não é representativo no conjunto dos estudantes sergipanos. Os organizadores do Pisa têm consciência disso por que a cada edição, a amostra vem sendo ampliada", disse.
"De qualquer forma estão todos de parabéns pelo resultado obtido, mas precisamos continuar avançando. O fluxo do sistema precisa ser melhorado a partir da diminuição das taxas de repetência, os currículos devem dialogar com os referenciais do Pisa e, finalmente, docentes e gestores escolares devem se apropriar da metodologia dos exames, para melhor compreende-los aprimorando seus métodos de avaliação", concluiu.