A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação (DED), realizou na manhã desta terça-feira, 25, a oficina de Matriz de Referência de Descritores do Saeb /Prova Brasil. O evento ocorreu no Centro de Qualificação de Pessoal e reuniu cerca de 120 professores da rede estadual de ensino que lecionam Língua Portuguesa e Matemática nas turmas de 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
O evento está inserido no cronograma de atividades do I Ciclo de Estudos e Debates Todos pelo Saeb e Prova Brasil, que está acontecendo desde o início do mês de agosto. A iniciativa se constitui em oficinas abordando todos os processos de avaliações instituídos pelo Ministério da Educação (MEC). Durante os trabalhos, são discutidas questões relacionadas ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), reflexões e exploração de publicações do PDE/Prova Brasil e PDE/Saeb.
A coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Avaliação (Nepa/Seed), Joniele Cheyenne Cruz, ressaltou a importância dessas oficinas para a melhoria do ensino. “Queremos dar nossa contribuição para melhorar o sistema educacional em nosso país. Para tanto, precisamos conhecer todas as avaliações realizadas pelo MEC. Por isso, é importante que haja essa mobilização junto aos professores para que nossos alunos se saiam bem nas avaliações do Saeb/Prova Brasil e contribuindo para o aumento do IDEB em Sergipe e no Brasil”, explicou Joniele.
A professora Raquel de Azevedo Deda, coordenadora de logística da Prova Brasil pela Seed, reforçou as palavras da coordenadora do Nepa. “Conhecendo a matriz de referência da Prova Brasil, o educador fica bem respaldado em relação a práticas que devem ser executadas em sala de aula. Esse aprendizado é fundamental e prepara melhor o aluno para o êxito nas avaliações propostas pelo MEC”, declarou a professora.
Oficina produtiva
Os professores acharam a oficina muito produtiva e esclarecedora. “Essa iniciativa da Seed foi muito importante. A Prova Brasil não avalia somente o aluno, mas serve também medir o desempenho do docente em sala de aula. Por essa razão, temos que estar bem informados e em sintonia com as mudanças em benefício do ensino”, relatou a professora Maricelma Fontes, que leciona na Escola Estadual Olímpia Bittencourt.
Para a professora Maria da Conceição Dias, que leciona no Instituto Leonor Franco, esses acompanhamentos são úteis para avanços na educação. “O atual Governo tem desenvolvido planos de acompanhamento importantes para mudanças no sistema educacional. Eles ajudam o professor a realizar projetos, favorecendo assim para uma educação melhor e mais participativa”, disse a professora.
O professor Serge Magno Brasil, que leciona no Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, disse que conseguiu esclarecer muitos questionamentos. “Recebemos informações a respeito de parâmetros e poderemos trabalhar de forma mais ordenada os conteúdos”, afirmou.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação (DED), realizou na manhã desta terça-feira, 25, a oficina de Matriz de Referência de Descritores do Saeb /Prova Brasil. O evento ocorreu no Centro de Qualificação de Pessoal e reuniu cerca de 120 professores da rede estadual de ensino que lecionam Língua Portuguesa e Matemática nas turmas de 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
O evento está inserido no cronograma de atividades do I Ciclo de Estudos e Debates Todos pelo Saeb e Prova Brasil, que está acontecendo desde o início do mês de agosto. A iniciativa se constitui em oficinas abordando todos os processos de avaliações instituídos pelo Ministério da Educação (MEC). Durante os trabalhos, são discutidas questões relacionadas ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), reflexões e exploração de publicações do PDE/Prova Brasil e PDE/Saeb.
A coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Avaliação (Nepa/Seed), Joniele Cheyenne Cruz, ressaltou a importância dessas oficinas para a melhoria do ensino. “Queremos dar nossa contribuição para melhorar o sistema educacional em nosso país. Para tanto, precisamos conhecer todas as avaliações realizadas pelo MEC. Por isso, é importante que haja essa mobilização junto aos professores para que nossos alunos se saiam bem nas avaliações do Saeb/Prova Brasil e contribuindo para o aumento do IDEB em Sergipe e no Brasil”, explicou Joniele.
A professora Raquel de Azevedo Deda, coordenadora de logística da Prova Brasil pela Seed, reforçou as palavras da coordenadora do Nepa. “Conhecendo a matriz de referência da Prova Brasil, o educador fica bem respaldado em relação a práticas que devem ser executadas em sala de aula. Esse aprendizado é fundamental e prepara melhor o aluno para o êxito nas avaliações propostas pelo MEC”, declarou a professora.
Oficina produtiva
Os professores acharam a oficina muito produtiva e esclarecedora. “Essa iniciativa da Seed foi muito importante. A Prova Brasil não avalia somente o aluno, mas serve também medir o desempenho do docente em sala de aula. Por essa razão, temos que estar bem informados e em sintonia com as mudanças em benefício do ensino”, relatou a professora Maricelma Fontes, que leciona na Escola Estadual Olímpia Bittencourt.
Para a professora Maria da Conceição Dias, que leciona no Instituto Leonor Franco, esses acompanhamentos são úteis para avanços na educação. “O atual Governo tem desenvolvido planos de acompanhamento importantes para mudanças no sistema educacional. Eles ajudam o professor a realizar projetos, favorecendo assim para uma educação melhor e mais participativa”, disse a professora.
O professor Serge Magno Brasil, que leciona no Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, disse que conseguiu esclarecer muitos questionamentos. “Recebemos informações a respeito de parâmetros e poderemos trabalhar de forma mais ordenada os conteúdos”, afirmou.