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Terça-Feira, 18 de Maio de 2021 às 10:45:00
Seduc segue com avaliação diagnóstica em todas as unidades escolares de Ensino Médio
 Objetivo maior da avaliação diagnóstica é identificar as necessidades dos estudantes, dos professores e da formação na rede estadual de ensino, especialmente nesse contexto de pandemia  

As unidades escolares da Rede Pública Estadual de Educação que ofertam o Ensino Médio e suas modalidades estão concentradas em realizar a avaliação diagnóstica entre os dias 10 e 21 de maio. A avaliação é uma ferramenta que traz informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos e habilidades, com o objetivo de verificar o que eles  já sabem e quais suas principais necessidades de aprendizagem. Após feita a avaliação, é possível ter um panorama das principais defasagens de aprendizagem, e a partir daí estabelecer estratégias pedagógicas adequadas e trabalhar para desenvolvê-las.

A avaliação é realizada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parceria com o  Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Fundação CAEd). Neste ano, estão sendo aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, semelhantemente ao ano de 2020, e, como novidade, será aplicado o primeiro piloto de provas para as áreas do conhecimento de Ciências Humanas e Sociais, e Ciências da Natureza para os estudantes do Ensino Médio. As provas de Língua Portuguesa e Matemática contemplarão todas as séries do Ensino Médio; já as provas-piloto serão aplicadas na 1ª e na 3ª séries.

As provas são aplicadas de duas formas: impressa, em formato PDF, retirada pelo estudante quando ele se desloca até a unidade escolar para buscar o material didático das aulas remotas ou que tenha dificuldade de acesso à internet; e no formato online, por meio do Google Formulários enviado pela direção escolar. Com a expectativa de ter um resultado fidedigno da realidade de cada unidade escolar, a proposta é que seja alcançado pelo menos 80% de seu corpo estudantil. Todas as séries e turmas foco da avaliação devem ser contempladas com esse percentual, com atenção especial aos estudantes que não têm acesso online, pois esse público necessita de acompanhamento especial. O ideal é que todos os estudantes façam a prova para atingir 100% do corpo discente.

De acordo com Joniely Cruz, coordenadora de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), o objetivo maior da avaliação diagnóstica é identificar as necessidades dos estudantes, dos professores e da formação na rede estadual de ensino, especialmente nesse contexto de pandemia. “A gente precisa olhar para as aprendizagens desses estudantes, traçar ações que possam apoiar e intensificar as habilidades não aprendidas por eles. É preciso verificar o nível de aprendizagem em que se encontram os alunos da rede estadual, e a partir do desempenho deles na avaliação diagnóstica, orientar as práticas dos professores com base nas habilidades ainda não desenvolvidas por eles e fornecer à rede dados e informações que permitam tomadas de decisão qualificadas”, disse Joniely Cruz.

No Colégio Estadual Amelia Lima Machado, localizado no povoado Brejão, no município de Brejo Grande, os estudantes já deram  início à avaliação. E foi com o apoio dos pais e responsáveis que a equipe diretiva conseguiu realizar a mobilização. Segundo o diretor Ycaro Swuan Andrade Correa, os estudantes fazem a avaliação em casa, por meio do envio de links para acessar a prova no Google Forms. Após a conclusão, os alunos enviam a comprovação da avaliação diagnóstica para os professores. “A escola está empenhada em oferecer o suporte aos professores e aos alunos, incentivando e dando apoio para que concluam a avaliação”, destacou. 

Já no Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, localizado no município de Neópolis, as provas começaram a ser aplicadas no dia 12 de maio. O gestor Diego Silveira Serra quantificou nove turmas, totalizando 279 alunos no Ensino Médio. Destes, até o momento 198 alunos realizaram a avaliação de Língua Portuguesa, e 185, a avaliação de Matemática. A unidade de Educação Profissional também vai realizar, nesta semana, uma busca ativa em função da avaliação diagnóstica. Para o diretor, a avaliação é importante para identificar as dificuldades de aprendizagem do aluno em busca de ações efetivas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. “O aluno que participar desse processo de forma efetiva ajuda a escola e os professores a nortear novos conhecimentos e habilidades”, concluiu. 

Os estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) também foram mobilizados para realizar a avaliação diagnóstica no Colégio Estadual Cícero Bezerra, em Nossa Senhora da Glória. A gestora da unidade escolar, Glezia Kelly Costa Santos, explica que as provas serão aplicadas em quatro etapas, cujo início se deu nesta terça-feira, 17,  totalizando 98 estudantes. Os alunos com dificuldade de acesso à internet terão o laboratório de informática e o suporte do colégio à disposição. “No momento temos quatro etapas em andamento e esperamos que todos se submetam à avaliação”, frisou a diretora Glezia Kelly.

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Seduc segue com avaliação diagnóstica em todas as unidades escolares de Ensino Médio
 Objetivo maior da avaliação diagnóstica é identificar as necessidades dos estudantes, dos professores e da formação na rede estadual de ensino, especialmente nesse contexto de pandemia  
Terça-Feira, 18 de Maio de 2021 às 10:45:00

As unidades escolares da Rede Pública Estadual de Educação que ofertam o Ensino Médio e suas modalidades estão concentradas em realizar a avaliação diagnóstica entre os dias 10 e 21 de maio. A avaliação é uma ferramenta que traz informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos e habilidades, com o objetivo de verificar o que eles  já sabem e quais suas principais necessidades de aprendizagem. Após feita a avaliação, é possível ter um panorama das principais defasagens de aprendizagem, e a partir daí estabelecer estratégias pedagógicas adequadas e trabalhar para desenvolvê-las.

A avaliação é realizada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parceria com o  Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Fundação CAEd). Neste ano, estão sendo aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, semelhantemente ao ano de 2020, e, como novidade, será aplicado o primeiro piloto de provas para as áreas do conhecimento de Ciências Humanas e Sociais, e Ciências da Natureza para os estudantes do Ensino Médio. As provas de Língua Portuguesa e Matemática contemplarão todas as séries do Ensino Médio; já as provas-piloto serão aplicadas na 1ª e na 3ª séries.

As provas são aplicadas de duas formas: impressa, em formato PDF, retirada pelo estudante quando ele se desloca até a unidade escolar para buscar o material didático das aulas remotas ou que tenha dificuldade de acesso à internet; e no formato online, por meio do Google Formulários enviado pela direção escolar. Com a expectativa de ter um resultado fidedigno da realidade de cada unidade escolar, a proposta é que seja alcançado pelo menos 80% de seu corpo estudantil. Todas as séries e turmas foco da avaliação devem ser contempladas com esse percentual, com atenção especial aos estudantes que não têm acesso online, pois esse público necessita de acompanhamento especial. O ideal é que todos os estudantes façam a prova para atingir 100% do corpo discente.

De acordo com Joniely Cruz, coordenadora de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), o objetivo maior da avaliação diagnóstica é identificar as necessidades dos estudantes, dos professores e da formação na rede estadual de ensino, especialmente nesse contexto de pandemia. “A gente precisa olhar para as aprendizagens desses estudantes, traçar ações que possam apoiar e intensificar as habilidades não aprendidas por eles. É preciso verificar o nível de aprendizagem em que se encontram os alunos da rede estadual, e a partir do desempenho deles na avaliação diagnóstica, orientar as práticas dos professores com base nas habilidades ainda não desenvolvidas por eles e fornecer à rede dados e informações que permitam tomadas de decisão qualificadas”, disse Joniely Cruz.

No Colégio Estadual Amelia Lima Machado, localizado no povoado Brejão, no município de Brejo Grande, os estudantes já deram  início à avaliação. E foi com o apoio dos pais e responsáveis que a equipe diretiva conseguiu realizar a mobilização. Segundo o diretor Ycaro Swuan Andrade Correa, os estudantes fazem a avaliação em casa, por meio do envio de links para acessar a prova no Google Forms. Após a conclusão, os alunos enviam a comprovação da avaliação diagnóstica para os professores. “A escola está empenhada em oferecer o suporte aos professores e aos alunos, incentivando e dando apoio para que concluam a avaliação”, destacou. 

Já no Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, localizado no município de Neópolis, as provas começaram a ser aplicadas no dia 12 de maio. O gestor Diego Silveira Serra quantificou nove turmas, totalizando 279 alunos no Ensino Médio. Destes, até o momento 198 alunos realizaram a avaliação de Língua Portuguesa, e 185, a avaliação de Matemática. A unidade de Educação Profissional também vai realizar, nesta semana, uma busca ativa em função da avaliação diagnóstica. Para o diretor, a avaliação é importante para identificar as dificuldades de aprendizagem do aluno em busca de ações efetivas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. “O aluno que participar desse processo de forma efetiva ajuda a escola e os professores a nortear novos conhecimentos e habilidades”, concluiu. 

Os estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) também foram mobilizados para realizar a avaliação diagnóstica no Colégio Estadual Cícero Bezerra, em Nossa Senhora da Glória. A gestora da unidade escolar, Glezia Kelly Costa Santos, explica que as provas serão aplicadas em quatro etapas, cujo início se deu nesta terça-feira, 17,  totalizando 98 estudantes. Os alunos com dificuldade de acesso à internet terão o laboratório de informática e o suporte do colégio à disposição. “No momento temos quatro etapas em andamento e esperamos que todos se submetam à avaliação”, frisou a diretora Glezia Kelly.