Quarta-Feira, 02 de Fevereiro de 2022 às 13:45:00
Seduc promove treinamento dos técnicos responsáveis pelo acompanhamento do Censo Escolar de Educação
Censo Escolar abre segunda etapa da coleta de dados e vai até dia 17 de março

A segunda etapa da coleta dos dados do Censo Escolar da Educação Básica 2021, no Sistema Educacenso, iniciou-se nesta terça-feira, 1º, e vai até o dia 17 de março. Nesse segundo levantamento, as escolas públicas e privadas devem informar o rendimento (aprovado ou reprovado) e o movimento (deixou de frequentar, transferido ou falecido) dos alunos declarados na etapa da Matrícula Inicial do Censo Escolar 2021.

De 04 a 18 de abril o Inep reabrirá o Sistema Educacenso para que as escolas confiram todos os dados declarados e realizem as correções necessárias. “Ressalta-se que apenas os gestores escolares ou os responsáveis pela declaração podem acessar o Sistema para inserir e corrigir as informações de forma fidedigna, examinando os instrumentais administrativos e acadêmicos. Com os dados de rendimento e movimento, o Inep poderá calcular as taxas de rendimento e abandono escolar e divulgar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, destaca Jucileide Aragão, coordenadora estadual do Censo Escolar da Seduc.

Todas as unidades educacionais que declararam o Censo Escolar 2021 devem informar  o resultado dos alunos, do ano letivo de 2021, mesmo que tenham paralisado ou encerrado suas atividades no ano de 2022.

As informações declaradas na pesquisa do Censo Escolar são importantes para a formulação de políticas públicas educacionais e para o planejamento das redes de ensino e das unidades escolares.

O Inep realizou uma live nesta terça-feira, 1º, para apresentar um panorama do retrato da educação brasileira, com dados sobre os estabelecimentos de ensino, alunos, profissionais escolares em sala de aula, gestores e turmas. Também já se encontra disponível para o público, no portal do Inep: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica, a sinopse estatística do ano de 2021.

Programação de formação

A Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional, por meio do Serviço de Informações Estatísticas, iniciou as formações sobre o módulo Situação do Aluno 2021, com o treinamento dos técnicos regionais responsáveis pelo acompanhamento do Censo Escolar e segue com a programação dos treinamentos virtuais até o dia 7 de fevereiro, conforme cronograma: 3/02 – coordenadores municipais que têm domínio no Sistema Educacenso (incluindo a Rede Privada); 04/02 – técnicos que têm domínio no Sistema Educacenso (exclusivamente para a Rede Estadual); 7/02 – técnicos que não têm domínio no Sistema Educacenso (para todas as redes de ensino).

Os convites para os treinamentos já foram encaminhados pela equipe da coordenação estadual do censo escolar para os técnicos envolvidos no processo. Para mais informações, os interessados devem ligar para o número (79) 3194-3294, ou encaminhar um e-mail para sines.censoescolar@seduc.se.gov.br

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Censo Escolar abre segunda etapa da coleta de dados e vai até dia 17 de março