Quarta-Feira, 12 de Maio de 2021 às 14:30:00
Seduc promove ciclo de formações com equipes municipais da Busca Ativa Escolar
Os encontros têm como objetivos atualizar informações sobre a campanha Fora da Escola Não Pode e fomentar a manutenção do vínculo entre a escola, estudante e a família

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), vem realizando uma série de formações remotas com os municípios sergipanos sobre a Busca Ativa Escolar. Os encontros têm como objetivos atualizar informações sobre a campanha ‘Fora da Escola Não Pode’, apresentar as funcionalidades da plataforma Busca Ativa, além de fomentar a manutenção do vínculo entre a escola, o estudante e a família, cujo público-alvo são os professores, equipes diretivas e intersetorial, articulador do Selo Unicef e supervisor estadual nas diretorias regionais de educação (DREs).

Segundo a diretora do Ceave, professora Joniely Cruz, as reuniões técnicas e formações acontecem por meio de uma agenda contínua a fim de prestar assistência aos 75 municípios sergipanos. “Não é um trabalho que se encerra em um único momento. Trata-se de uma consultoria constante. A equipe estadual tem esse papel de fomentar, organizar e fortalecer o trabalho com toda a rede participativa da Busca Ativa Escolar”, disse ela, informando que durante os encontros são transmitidas informações sobre a plataforma e recadastramento de profissionais que vão atuar juntamente à educação.

Outro ponto colocado pela diretora é a criação dos comitês gestores municipais, ação que vem sendo incentivada pela equipe da Seduc nas reuniões remotas. “É por meio desse comitê que cada município faz a articulação com a Saúde, a Assistência Social e os Conselhos Tutelares. Então, esse contato faz com que a rede funcione na prática; até porque nem tudo pode ser resolvido somente na escola. A rede estadual também possui um Comitê, que nesse caso é gerido pelo secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, e conta com as mesmas representações do âmbito municipal”, disse Joniely.

A coordenadora estadual da Busca Ativa Escolar na Seduc, Rute Rosendo, explica ainda que por conta das eleições municipais, algumas prefeituras precisam fazer readesão à campanha, ocasionando na substituição das equipes. “Por esta razão, estamos realizando essas reuniões com os objetivos de manter o vínculo, estreitar laços e alinhar as ações”, pontuou ela. Ela informou também que, em abril, ocorreu uma reunião com a equipe do Benefício de Prestação Continuada na Escola (BPC), cujo objetivo foi fomentar a articulação com os coordenadores Municipais do BPC e as coordenações da Busca Ativa Escolar.

Para Ana Patrícia Góis Andrade, coordenadora da Busca Ativa na Secretaria Municipal de Educação de Ribeirópolis, a assistência que a Seduc proporciona tem gerado resultados positivos. Ela explica que após a reunião técnica, as equipes conseguiram identificar 48 alunos a serem reconduzidos à sala de aula. “E numa ação articulada todos já estão matriculados. A gente tem ido de porta em porta nas comunidades, conversar com os pais e saber a realidade dessas famílias. Estamos reforçando também as visitas nos povoados, cadastrando os estudantes da rede pública de ensino”, disse.

Cronograma de Formações

Os encontros vêm acontecendo desde o dia 4 de abril. Até o momento já passaram pela formação os seguintes municípios: Salgado, Tomar do Geru, Itaporanga d’Ajuda, Ribeirópolis, Simão Dias, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Siriri, Feira Nova, Poço Verde, Carira, Riachuelo, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes e Maruim.

De 13 a 27 de maio, a coordenação estadual do Busca Ativa dá prosseguimento às formações com Brejo Grande, Telha, Nossa Senhora do Socorro, Monte Alegre de Sergipe, Poço Redondo, Malhada dos Bois, Pedrinhas e Riachão do Dantas.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Seduc promove ciclo de formações com equipes municipais da Busca Ativa Escolar