Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021 às 12:15:00
Seduc lança Sistema de Acompanhamento dos Estudantes do Programa Alfabetizar pra Valer próxima terça-feira, 22
Objetivo do evento é apresentar as funcionalidades da ferramenta a gestores municipais e estaduais, equipes técnicas das secretarias de educação e coordenadores, formadores e pontos focais do Programa Alfabetizar pra Valer

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), fará na terça-feira, 22, às 15h, o lançamento do Sistema de Acompanhamento dos Estudantes do Programa Alfabetizar pra Valer (SISPAPV), que será transmitido pelo canal do YouTube Educação Sergipe.

O objetivo do evento é apresentar as funcionalidades da ferramenta a gestores municipais e estaduais, equipes técnicas das secretarias de educação e coordenadores, formadores e pontos focais do Programa Alfabetizar pra Valer da Rede Pública de Educação. O sistema é desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia em Informática (Astim) com o apoio da Ascam e da Assessoria de Desenvolvimento Institucional e Monitoramento de Políticas Educacionais (Adimpe) da Seduc.

O Sistema de Acompanhamento é constituído como peça-chave para o acompanhamento da aprendizagem dos mais de 40 mil estudantes sergipanos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental que serão atendidos pelo programa. Com o sistema, é possível computar as métricas de leitura e escrita dos alunos. Dentre outras funcionalidades, ao acessar o SISPAPV, os educadores irão encontrar a interface de digitação da avaliação para turmas das redes públicas municipais, o espaço de diagnósticos de leitura e escrita e outros detalhes.

Além disso, gestores escolares, municipais e regionais, e as equipes do Programa Alfabetizar pra Valer poderão ter acesso rápido a relatórios com informações referentes ao desempenho desses estudantes, sistematizadas a partir de diagnósticos realizados periodicamente pelos professores.

Segundo a diretora da Ascam, Andrea Lima Dantas, o SISPAPV é mais uma iniciativa da Seduc que reafirma o compromisso do Governo do Estado, em parceria com os 74 municípios sergipanos, de garantir a alfabetização das crianças até os 7 anos de idade, além de acompanhar e planejar as melhores atividades a fim de que se alcance o objetivo do programa. “Também fazem parte das ações do programa a distribuição de material didático complementar para as turmas de 1º e 2º ano e formação continuada para professores e gestores da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização”, disse.

A criação de um sistema compartilhado por toda a Rede Pública de Ensino de Sergipe com foco na alfabetização promove o fortalecimento do regime de colaboração no estado e subsidia as equipes gestoras e pedagógicas no planejamento e implementação de estratégias que estimulem a aprendizagem de cada estudante. Participe do lançamento do SISPAPV clicando no link https://www.youtube.com/watch?v=INTjwVTWozw

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021 às 12:15:00