A Secretaria de Estado de Educação (Seed) informa que vão até 18 de março as inscrições do processo seletivo para o Programa Líderes Internacionais em Educação (Brasil International Leaders in Education Program ILEP), destinado a professores de Língua Inglesa do ensino médio na rede pública estadual.
O ILEP é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que oferece um intercâmbio de cinco meses nos Estados Unidos para professores de inglês do ensino médio das mais diversas partes do mundo.
O Programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e, também, no uso de tecnologias em educação. O programa nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2015 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes no ILEP possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.
Pré-requisitos:
• ser professor atuante de inglês do ensino médio na rede pública;
• estar atualmente trabalhando em sala de aula;
• possuir licenciatura em inglês;
• ter, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada em sala de aula e já ter cumprido o estágio probatório;
• comprometer-se em continuar lecionando na rede pública após a participação no programa ILEP;
• demonstrar compromisso com o ensino de inglês;
• pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior;
• ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa (500 pontos ou mais no PBT TOEFL; ou 61 no IBT TOEFL);
• ser cidadão brasileiro;
• preencher o formulário de inscrição totalmente em inglês e entregá-lo na Secretaria de Estado de Educação do seu Estado até a data estipulada, juntamente com todos os demais documentos solicitados.
Documentos necessários para efetivar a inscrição no programa:
• formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola;
• currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);
• carta de recomendação da Secretaria de Estado de Educação;
• fotografia colorida recente.
Cronograma do Programa:
• 18 de março: prazo para o recebimento do material completo dos candidatos na Secretaria Estadual de Educação participantes no programa ILEP-2015;
• 28 de março: prazo para que o estado conclua a revisão do material enviado pelos candidatos e façam a seleção de dois candidatos para a próxima etapa seletiva;
• até 11 de abril: a Embaixada dos EUA e o CONSED revisam o material dos candidatos e anunciam a lista oficial dos professores selecionados para seguir adiante no processo seletivo;
Os professores selecionados para essa fase do processo seletivo deverão fazer sua inscrição no exame TOEFL e fazer a prova (a Embaixada fornecerá os códigos para a inscrição no TOEFL);
• 26 de maio: prazo para que os professores enviem o resultado do TOEFL para a Embaixada dos EUA;
• 5 e 6 de junho: Embaixada dos EUA/CONSED fazem entrevistas orais com os candidatos com as melhores pontuações em todas as etapas;
• até 13 de junho: Embaixada dos EUA/CONSED anunciam a lista oficial dos candidatos brasileiros selecionados para a competição internacional;
• Julho/Agosto: o Comitê de seleção em Washington revisa o material dos candidatos de todos os países participantes;
• Setembro: o IREX, organização responsável pela implementação do programa nos EUA, envia para a Embaixada dos EUA a listagem completa dos professores brasileiros selecionados para o programa;
• Setembro/Outubro: os selecionados preenchem documentação complementar e iniciam a preparação para a viagem aos EUA;
• Novembro: orientação pré-partida e entrevista de visto em Brasília;
• Dezembro: selecionados finalizam os preparativos para a viagem;
• Janeiro de 2015: viagem para aos EUA;
• A partir de agosto de 2015: realização de seminários/palestras nos Estados de origem dos professores para o compartilhamento do conhecimento adquirido durante o programa nos EUA.
Os professores selecionados para o ILEP 2015 terão todas as despesas pagas, como transporte, alimentação, hospedagem e atividades educacionais. A bolsa oferece: assistência para o visto de intercâmbio (J-1); orientação pré-partida no Brasil; passagens aéreas de ida e volta Brasil - EUA - Brasil; boas-vindas em Washington DC; custos/taxas para participação no programa; hospedagem; seguro-saúde; ajuda de custo para alimentação e outras despesas; ajuda de custo para compra de um laptop para atividades acadêmicas; além de oportunidade de submissão de proposta para apoio financeiro a projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido.
Para obter outras informações o professor interessado deverá entrar em contato através do telefone: 3194-3322 e e-mail: coaam@seed.se.gov.br
A Secretaria de Estado de Educação (Seed) informa que vão até 18 de março as inscrições do processo seletivo para o Programa Líderes Internacionais em Educação (Brasil International Leaders in Education Program ILEP), destinado a professores de Língua Inglesa do ensino médio na rede pública estadual.
O ILEP é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que oferece um intercâmbio de cinco meses nos Estados Unidos para professores de inglês do ensino médio das mais diversas partes do mundo.
O Programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e, também, no uso de tecnologias em educação. O programa nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2015 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes no ILEP possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.
Pré-requisitos:
• ser professor atuante de inglês do ensino médio na rede pública;
• estar atualmente trabalhando em sala de aula;
• possuir licenciatura em inglês;
• ter, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada em sala de aula e já ter cumprido o estágio probatório;
• comprometer-se em continuar lecionando na rede pública após a participação no programa ILEP;
• demonstrar compromisso com o ensino de inglês;
• pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior;
• ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa (500 pontos ou mais no PBT TOEFL; ou 61 no IBT TOEFL);
• ser cidadão brasileiro;
• preencher o formulário de inscrição totalmente em inglês e entregá-lo na Secretaria de Estado de Educação do seu Estado até a data estipulada, juntamente com todos os demais documentos solicitados.
Documentos necessários para efetivar a inscrição no programa:
• formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola;
• currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);
• carta de recomendação da Secretaria de Estado de Educação;
• fotografia colorida recente.
Cronograma do Programa:
• 18 de março: prazo para o recebimento do material completo dos candidatos na Secretaria Estadual de Educação participantes no programa ILEP-2015;
• 28 de março: prazo para que o estado conclua a revisão do material enviado pelos candidatos e façam a seleção de dois candidatos para a próxima etapa seletiva;
• até 11 de abril: a Embaixada dos EUA e o CONSED revisam o material dos candidatos e anunciam a lista oficial dos professores selecionados para seguir adiante no processo seletivo;
Os professores selecionados para essa fase do processo seletivo deverão fazer sua inscrição no exame TOEFL e fazer a prova (a Embaixada fornecerá os códigos para a inscrição no TOEFL);
• 26 de maio: prazo para que os professores enviem o resultado do TOEFL para a Embaixada dos EUA;
• 5 e 6 de junho: Embaixada dos EUA/CONSED fazem entrevistas orais com os candidatos com as melhores pontuações em todas as etapas;
• até 13 de junho: Embaixada dos EUA/CONSED anunciam a lista oficial dos candidatos brasileiros selecionados para a competição internacional;
• Julho/Agosto: o Comitê de seleção em Washington revisa o material dos candidatos de todos os países participantes;
• Setembro: o IREX, organização responsável pela implementação do programa nos EUA, envia para a Embaixada dos EUA a listagem completa dos professores brasileiros selecionados para o programa;
• Setembro/Outubro: os selecionados preenchem documentação complementar e iniciam a preparação para a viagem aos EUA;
• Novembro: orientação pré-partida e entrevista de visto em Brasília;
• Dezembro: selecionados finalizam os preparativos para a viagem;
• Janeiro de 2015: viagem para aos EUA;
• A partir de agosto de 2015: realização de seminários/palestras nos Estados de origem dos professores para o compartilhamento do conhecimento adquirido durante o programa nos EUA.
Os professores selecionados para o ILEP 2015 terão todas as despesas pagas, como transporte, alimentação, hospedagem e atividades educacionais. A bolsa oferece: assistência para o visto de intercâmbio (J-1); orientação pré-partida no Brasil; passagens aéreas de ida e volta Brasil - EUA - Brasil; boas-vindas em Washington DC; custos/taxas para participação no programa; hospedagem; seguro-saúde; ajuda de custo para alimentação e outras despesas; ajuda de custo para compra de um laptop para atividades acadêmicas; além de oportunidade de submissão de proposta para apoio financeiro a projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido.
Para obter outras informações o professor interessado deverá entrar em contato através do telefone: 3194-3322 e e-mail: coaam@seed.se.gov.br