Quinta-Feira, 09 de Junho de 2022 às 16:00:00
Olimpíada de História: Sergipe bate recorde de participação e conta com 60 equipes na semifinal
Ao todo, 15 escolas estão nesta etapa, seis das quais são da rede estadual; uma da rede federal, e oito da rede particular

Estudantes de seis escolas estaduais estarão concentrados nas atividades da sexta fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o próximo sábado (11). A semifinal será disputada por 2.061 equipes de todo o país, 60 das quais representam Sergipe, entre escolas públicas e particulares. Realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ONHB é direcionada a professores de História e alunos matriculados no Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio. A final da olimpíada vai acontecer entre os dias 20 e 21 de agosto, presencialmente, na cidade de Campinas/SP.

As escolas da rede estadual semifinalistas são: Centro de Excelência Alcides Pereira, em Maruim; Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, em Lagarto; Colégio Estadual Severiano Cardoso, em Boquim; Centro de Excelência Abdias Bezerra, em Ribeirópolis; Colégio Estadual Poeta José Sampaio, em Nossa Senhora do Socorro; Centro de Excelência em Educação Profissional José Figueiredo Barreto, em Aracaju. Ao todo, 180 alunos estão participando da semifinal, cujas atividades contemplam questões de múltipla escolha e realização de tarefas elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas na prova.

Recordista no número de participantes, o Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, iniciou a competição com 19 equipes e avançou para a semifinal com 16. De acordo com o professor Cleiton Melo Jones, que coordena 13 equipes no Abelardo, esse resultado é fruto do forte engajamento da rede pública em torno da competição. “Para a gente isso é um grande feito porque temos divulgado muito entre as escolas. O resultado de um ano ajuda na divulgação do ano seguinte, e a participação dos alunos tem aumentado. A olimpíada ensina os estudantes a aprenderem sobre história, por isso ela demora tantas semanas, e quanto mais participam das fases, eles vão aprendendo mais e mais acerca de diversas questões históricas”, explicou.

“É importante destacar que a participação de Sergipe não é pequena para o contexto brasileiro. Temos mais equipes nesta fase do que boa parte de alguns estados. Isso é um feito relevante para todos nós porque a ONHB é muito difícil de participar, é mais custoso. A gente precisa se empenhar muito para acontecer, e ela dura várias semanas. Isso faz com que muitas pessoas fiquem pelo caminho porque acaba sendo bastante desgastante, mas vale a gente também mostrar que Sergipe está fazendo bonito, e a rede pública está inserida nessa conquista”, completou o professor Cleiton Melo Jones, que também é embaixador da ONHB em Sergipe.

Para a aluna Julia Rita Farias Santos, do Abelardo Romero Dantas, a experiência de participar da ONHB tem sido positiva. “Pude conhecer novas pessoas, trabalhar em equipe. Conheci os professores Claiton Jones e José Uesele, que foram grandes orientadores nas fases da olimpíada. Foram aqueles que nos apoiaram e nos auxiliaram desde o início. Esse foi o meu primeiro ano na disputa, e com certeza vou participar novamente porque essa é uma das formas de absorver conhecimento e saber mais sobre a nossa história”, declarou a jovem.

Outra escola que está mobilizada na semifinal é o Colégio Estadual Severiano Cardoso, em Boquim. O professor Carlos Roberto Santos Maciel, coordenador de quatro equipes, confidenciou que os alunos estão cada vez mais empolgados com a classificação das etapas. “É gratificante saber que chegamos tão longe. É um processo trabalhoso, mas compensador porque os alunos participaram intensamente das atividades, fazendo análise de diversas fontes, além da realização de tarefas. É o quarto ano que a gente participa da ONHB, e os alunos sempre abraçam o projeto, visto que esta é uma forma diferente de aprender”, concluiu.

ONHB

A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos. Além de temas sobre a História do Brasil, a competição estudantil apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. A divulgação do nome das equipes selecionadas para a fase final ocorrerá no dia 16 de junho.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Quinta-Feira, 09 de Junho de 2022 às 16:00:00