Quinta-Feira, 02 de Fevereiro de 2023 às 07:30:00
Handebol de areia promete agitar programação esportiva do Projeto Verão 2023
Competição deve reunir cerca de 200 atletas nas areias da Praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia

Sol, mar, vento e areia são elementos que fazem parte do cenário habitual do beach hand ou simplesmente handebol de areia, mais uma modalidade que está inserida na programação esportiva do Projeto Verão 2023. O esporte ainda é pouco praticado no estado, mas promete se destacar nas areias da Orla da Atalaia, durante os dias de competição. Realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2023 acontece de 10 a 12 de fevereiro, oferecendo atividades esportivas e culturais, além de shows de artistas locais e nacionais.

O presidente da Federação Sergipana de Handebol, Washington Luiz Gusmão, ressalta a importância da competição para disseminação do esporte. “A expectativa para o Projeto Verão é muito boa. Significa a volta do evento ao calendário das federações, não só do handebol como também das demais modalidades. Então, é uma importante competição que conta com toda uma estrutura montada pela Prefeitura de Aracaju e, agora, com a parceria do Governo do Estado”, destaca.

Apesar de o Brasil ser tetracampeão mundial da modalidade no masculino e tricampeão no feminino, o handebol de areia ainda é pouco praticado no país. “O beach handebol começou a ser praticado no Brasil há pouco mais de 20 anos. São poucos os estados que têm essa modalidade como competição. No Nordeste, sobressaem os estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco. Em Sergipe, o handebol de areia ainda está começando, mas acreditamos muito no potencial aqui no estado. Sem dúvidas, o Projeto Verão vai contribuir para potencializar ainda mais o esporte aqui”, evidencia Gusmão.

Modalidade

No handebol de areia, duas equipes trocam passes de bola, tentando marcar gols na equipe adversária. A disputa acontece em dois tempos de 10 minutos, em que os placares são marcados separadamente, com um intervalo de 5 minutos entre os dois períodos. Durante a partida, cada equipe pode relacionar entre seis e dez jogadores. As substituições são ilimitadas e apenas quatro atletas ficam em quadra durante a partida.

O jogo é similar ao handebol, mas é jogado em um campo de areia, ao invés de uma quadra convencional. Apesar das modalidades serem parecidas, há diferenças, como a forma de pontuar e o número de jogadores. Outra diferença está no contato físico. No handebol de praia, um dos principais objetivos é a manutenção do fair play (jogo limpo), evitando qualquer tipo de contato entre os atletas e sempre mantendo o respeito entre eles. O esporte é regulamentado e gerido pela Federação Internacional de Handebol.

O presidente da Federação Sergipana de Handebol ressaltou, ainda, as especificidades da modalidade.  “O handebol de areia é um esporte diferente do convencional. A quadra e o tempo em relação ao esporte convencional são reduzidos, é muito mais dinâmico e complexo. Apesar de termos poucas equipes e competidores, a modalidade agrega atletas de alto nível. É um esporte que vem crescendo e estamos trabalhando para incluir em mais competições”, revelou, ressaltando que a modalidade já está inserida nos Jogos Universitários e no Beach Games.

Competição

A competição de handebol de areia no Projeto Verão acontecerá no dia 11, a partir das 12h, e no dia 12, a partir das 9h, na praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia. Serão em torno de oito equipes no masculino e quatro equipes no feminino, com faixa etária a partir dos 17 anos.

No masculino, oito equipes serão divididas em dois grupos. Cada grupo joga entre si e os dois primeiros colocados de cada grupo vão para a semifinal. Os vencedores da semifinal irão para a final. Já no feminino, todas as equipes jogam entre si e os dois primeiros seguem para a final. A expectativa é que a competição envolva cerca de 200 atletas.  As inscrições seguem abertas até o dia 9 de fevereiro, através do link.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Handebol de areia promete agitar programação esportiva do Projeto Verão 2023