Terça-Feira, 29 de Dezembro de 2020 às 11:00:00
Estado investe R$ 31 milhões para modernização do parque tecnológico educacional
Ao todo, estão sendo investidos R$ 31.412.575,48 na aquisição de equipamentos e modernização da infraestrutura em soluções e modernização de rede.

Em um ano em que a pandemia nos submeteu a intensificar o uso das tecnologias digitais, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), desde fevereiro, vem intensificando os investimentos na modernização do parque tecnológico da rede estadual de ensino, a fim de promover mais melhorias para a comunidade escolar no retorno gradual das aulas presenciais e continuação do ensino híbrido. Para tanto, as unidades já estão recebendo novos computadores para atender às demandas dos segmentos pedagógico e administrativo. Ao todo, estão sendo investidos R$ 31.412.575,48 na aquisição de equipamentos e modernização da infraestrutura em soluções de rede.

Em Aracaju, algumas escolas já contam com seus laboratórios de informática devidamente equipados e com computadores em pleno funcionamento. É o caso do Colégio Estadual Professora Ofenísia Soares Freire, situado no bairro Farolândia, que recebeu 15 novos equipamentos, os quais atendem também à sala dos professores, coordenação e secretaria. O diretor Dayvid Dennis Feitosa de Figueiredo Azevedo assegura que os novos computadores chegaram em uma boa hora, haja vista que as aulas presenciais foram retomadas de forma parcial para os alunos dos terceiros anos.

Já no interior do estado, em Poço Verde, o Colégio Estadual Professor João Oliveira, o cenário também é de renovação dos equipamentos. O diretor da escola, professor Antônio Renan dos Santos, destacou a importância da aquisição. “A chegada dos novos computadores é motivo de muita alegria para nossa unidade de ensino. Certamente eles auxiliarão e muito as práticas pedagógicas. Em tempos em que o capital teórico digital tem sido tão consumido, investimentos como esse trarão significado e agregarão muito à aprendizagem dos nossos alunos. Dos 16 computadores que recebemos, 14 ficarão no laboratório de informática, dois irão para o administrativo. Só temos a agradecer”.

Para o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, a entrega dos novos equipamentos, sobretudo na melhoria da solução de rede, visa à qualificação da educação a longo prazo. Ele explicou que, por conta da pandemia, no início do período das aulas não presenciais havia desafios na infraestrutura das escolas, e que isto fez com que a Seduc acelerasse os investimentos. “Estamos fazendo esse grande investimento tecnológico para modernizar as nossas escolas ainda mais e oferecer aos nossos estudantes recursos para que eles desenvolvam seus trabalhos, pesquisas e estudos. Isso trará também aos professores e servidores das escolas mais ferramentas para melhorar as atividades desenvolvidas nas unidades de ensino”, declarou.

Ainda segundo o secretário, estão sendo feitos investimentos também no Data Center, em tecnologia, segurança de redes, proteção e armazenamento de dados. "Estamos providenciando fibra óptica que irá garantir uma internet de muito boa qualidade a todas as escolas da rede estadual, primeiramente no município de Aracaju. Estamos providenciando, também, a aquisição de pacotes de dados de internet para estudantes e professores", disse Modesto, afirmando que no total, foram adquiridos 2.951 computadores e 498 impressoras que serão distribuídos nas escolas estaduais.

A aquisição dos equipamentos e serviços está sendo feita por lotes. Ao todo, a Seduc está investindo R$ 13.094.167,10 no lote atual de 2020 na aquisição de computadores e impressoras para as escolas. Outros investimentos serão aplicados em implantação de solução de rede segura e WiFi, implantação de solução de segurança (NGFW Core), Datacenter (implantação de solução integrada de computação, armazenamento, redes, backup e replicação (hiperconvergência), atualização da Solução de Backup, Datacenter Pré-Fabricado e Internet Patrocinada.

Além da distribuição dos novos equipamentos, a Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria de Informática/Sergipetec (Codin), está realizando o reordenamento dos laboratórios com ações que contemplam a instalação e manutenção na rede lógica e na internet, como explica o diretor da Codin, Alexandre Veras. “Os computadores adquiridos vão melhorar muito nosso parque tecnológico dentro dos laboratórios de informática, permitindo inserir tecnologia no dia a dia dos alunos, oferecendo recursos para que os estudantes possam ter conhecimentos mais amplos dentro da escola”.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Terça-Feira, 29 de Dezembro de 2020 às 11:00:00