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Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2014 às 14:39:00
Centro-sul do estado receberá 250 novos professores da Rede Pública de Ensino
Em cerimônia, a secretária dá boas vindas aos novos professores que irão lecionar em nove municípios com 21 escolas e mais de 11.976 alunos

A secretária de estado da Educação, Hortência Maria Pereira Araujo, dando continuidade à série de visitas às Diretorias Regionais de Educação para dar as boas-vindas aos professores recém-empossados, esteve na manhã desta quarta-feira, 29, em Estância, para saudar os cerca de 250 professores que trabalharão nas escolas jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação (DRE-1). O encontro foi realizado no auditório do Sindicato dos Sucos de Estância (SINDISA).

A secretária deu as boas-vindas e apresentou aos professores diversos dados sobre a rede estadual de ensino, começando com um quadro geral com os números de servidores, professores e alunos matriculados. Logo em seguida, ela fez uma apresentação do organograma da Seed, explicando o funcionamento de cada setor da Secretaria, que é composta pelo gabinete da secretária, três assessorias, sete departamentos, uma coordenadoria de informática e 10 Diretorias de Educação. A DRE -1, especificamente, é formada por nove municípios da região centro-sul do Estado, tem 21 escolas e mais de 11.976 alunos.

Hortência Araujo discorreu sobre as leis e dispositivos legais onde se encontram descritos os direitos e deveres dos servidores e professores, como a Constituição Federal, nos artigos 205 a 214; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que rege a educação básica e superior; a Lei Complementar 16; o Estatuto do Magistério Público do Estado de Sergipe; a Lei Complementar 61, que trata do plano de carreiras e remuneração; e o Estatuto dos Funcionários Civis do Estado de Sergipe.

PNE

A secretária fez uma explanação sobre a construção do Plano Estadual de Educação, que será baseado no Plano Nacional de Educação (PNE). Esse plano será construído através do Fórum Estadual de Educação. Ela destacou que é preciso que todos participem nesse processo. "É necessário que haja a contribuição de todos, porque esse plano será para os próximos 10 anos", disse.

Hortência Araújo explicou que o documento possui 10 diretrizes e 20 metas. Uma delas é a valorização dos professores. A secretária aproveitou a oportunidade para divulgar pesquisa do IBGE, feita em 2013, colocando Sergipe em 3º lugar no ranking da valorização dos professores, por causa do pagamento do Piso Nacional e os diversos outros incentivos, como interiorização, dedicação exclusiva, Progressão Vertical Automática, entre outros benefícios que o Governo de Sergipe vem pagando ao magistério.

Professores

A secretária mostrou que atualmente a rede estadual possui 96% do seu quadro de professores graduados, sendo 4.272  especialistas,  281 com mestrado e 18 com doutorado. "Quando começamos a lotar em 2012, nós tínhamos 3.600 contratados, hoje temos somente 60. Isso significa que o governo quer pessoas efetivas trabalhando na rede, comprometidas com a educação, com a escola onde foram lotadas e com a aprendizagem dos nossos alunos", afirmou.

Currículo

Outra diretriz do PNE é a melhoria da qualidade da educação.  Hortência Araújo afirmou que um dos principais instrumentos para isso é o currículo escolar, que toda unidade de ensino deve ter. O Departamento de Educação da Seed elaborou um Currículo Referencial que poderá ser seguido por todas as escolas, entretanto, a secretária explicou que a unidade de ensino que não queira seguir as sugestões da Seed, pode elaborar um outro Currículo Referencial, através de seus professores, e se basear nele para ministrar as aulas.

"Adotar um currículo no início do ano e elaborar o seu plano de trabalho, onde estará contido o seu plano de curso, são responsabilidades da escola e dos professores. É um direito de todos os alunos saberem o que eles irão estudar durante o ano inteiro. E esses são caminhos que nos levam a uma qualificação da educação", disse.

Outra meta do PNE destacada pela secretária é a de oferecer educação em tempo integral, atingindo no mínimo 50% das escolas, de forma a atender 25% dos alunos da rede. Ela citou os colégios Atheneu Sergipense, Ministro Marco Maciel, Vitória de Santa Maria e o Manoel Messias Feitosa como exemplos exitosos de educação em tempo integral em Sergipe.

Programas

A secretária destacou ainda os diversos programas promovidos pela Seed, como o Mais Educação, Ensino Médio Inovador, Pré-Universitário, Pró-Jovem Urbano, Pró-Jovem Rural, Sergipe Alfabetizado, PNAIC, entre outros.

Ela ressaltou a importância do Pré-Universitário, que prepara os alunos da rede estadual de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Atualmente o programa atende a  5.870 alunos em 40 polos, distribuídos por 24 municípios.

Hortência Araújo mostrou que no ano passado a rede estadual de ensino aprovou 3.042 alunos na UFS, sendo 19 alunos com alguma deficiência. Além disso, também foram aprovados  1.045 alunos em outras instituições de ensino superior, dando um total de 4.106 estudantes que ingressaram na universidade. Ela destacou que a aprovação de alunos com deficiência fez com que a universidade começasse a se adequar para atender a essa demanda.

Infraestrutura

Ainda durante o encontro, Hortência Araujo mostrou os investimentos que o governo do Estado tem feito com relação à estrutura das escolas. Ela mostrou fotografias de algumas unidades de ensino antes e depois de serem reformadas, mostrando a grande melhoria que tem sido feito na infraestrutura das unidades de ensino. A secretária explicou que a Seed elaborou um padrão de engenharia que todas as reformas de escola devem seguir.

A Seed já entregou 106 unidades totalmente reformadas e ampliadas, 35 estão em reforma, 21 em processo de licitação e 28 na fase de elaboração de projeto. Os investimentos chegarão em R$ 237 milhões entre construção, reforma e ampliação de escolas e quadras poliesportivas. "Nunca se investiu tanto na reforma das escolas como nós investimos. Isso nos enche de orgulho", disse a secretária.

Ideb

A gestora também falou sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a necessidade do compromisso de todos para que as escolas alcancem melhores índices. "Está em nossas mãos. Temos que enxergar a educação como o único caminho para o desenvolvimento da nação. E a Seed está aberta ao diálogo e à disposição de todos", afirmou.

Diálogo

Os professores que estiveram presentes no encontro não pouparam elogios ao encontro que tiveram com a secretária, sendo esse um momento para o diálogo aberto. Foi o caso de Atemir Manoel Souza, professor de matemática do Colégio Estadual Doutor José Fontes, em Pedrinhas. "Estamos chegando agora na rede estadual e precisamos estar à par de algumas coisas. E a secretária nos passou diversas informações importantes que precisamos saber, tanto em relação ao nosso dia a dia em sala de aula, como também sobre a parte administrativa da Secretaria de Estado da Educação", declarou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo professor Francisco Júnior, que ensina História no Colégio Estadual Leonardo Gomes de Carvalho, em Cristinápolis. Para ele, esse diálogo direto com a Seed incentiva os profissionais que estão diariamente em sala de aula. "Esse momento mostra que o professor é o símbolo da educação. Acho que é importante que a secretária faça mais encontros como esse para nos incentivar, para motivar o nosso trabalho, que é exaustivo, mas que também é gratificante. É preciso que se busque a demanda de outros assuntos para que a gente possa discutir, para que Sergipe seja reconhecido como um estado exemplar no que se refere à Educação", disse.

O diretor da DRE-1, Welligton de Almeida Siqueira, também se mostrou satisfeito com o encontro. "Essa visita é de grande importância porque vai abrir um leque entre professores, equipe diretiva e a Seed. É extremamente necessária para dirimir as dúvidas de todos em relação aos mais variados assuntos relacionados à educação", afirmou.

Já a professora Cristiane Oliveira Valente, que ensina Química no Colégio Estadual Senador Walter Franco, em Estância, disse que o momento foi de esclarecer diversas dúvidas e de conhecer o funcionamento da Secretaria de Estado da Educação. "Hoje pudemos ver os dados estatísticos que não conhecíamos. Foi de grande relevância a gente ter esse conhecimento mais amplo sobre os diversos departamentos da Seed. Essa visita foi uma iniciativa muito boa da secretária, que disponibilizou esse tempo para a gente", declarou.

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Centro-sul do estado receberá 250 novos professores da Rede Pública de Ensino
Em cerimônia, a secretária dá boas vindas aos novos professores que irão lecionar em nove municípios com 21 escolas e mais de 11.976 alunos
Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2014 às 14:39:00

A secretária de estado da Educação, Hortência Maria Pereira Araujo, dando continuidade à série de visitas às Diretorias Regionais de Educação para dar as boas-vindas aos professores recém-empossados, esteve na manhã desta quarta-feira, 29, em Estância, para saudar os cerca de 250 professores que trabalharão nas escolas jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação (DRE-1). O encontro foi realizado no auditório do Sindicato dos Sucos de Estância (SINDISA).

A secretária deu as boas-vindas e apresentou aos professores diversos dados sobre a rede estadual de ensino, começando com um quadro geral com os números de servidores, professores e alunos matriculados. Logo em seguida, ela fez uma apresentação do organograma da Seed, explicando o funcionamento de cada setor da Secretaria, que é composta pelo gabinete da secretária, três assessorias, sete departamentos, uma coordenadoria de informática e 10 Diretorias de Educação. A DRE -1, especificamente, é formada por nove municípios da região centro-sul do Estado, tem 21 escolas e mais de 11.976 alunos.

Hortência Araujo discorreu sobre as leis e dispositivos legais onde se encontram descritos os direitos e deveres dos servidores e professores, como a Constituição Federal, nos artigos 205 a 214; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que rege a educação básica e superior; a Lei Complementar 16; o Estatuto do Magistério Público do Estado de Sergipe; a Lei Complementar 61, que trata do plano de carreiras e remuneração; e o Estatuto dos Funcionários Civis do Estado de Sergipe.

PNE

A secretária fez uma explanação sobre a construção do Plano Estadual de Educação, que será baseado no Plano Nacional de Educação (PNE). Esse plano será construído através do Fórum Estadual de Educação. Ela destacou que é preciso que todos participem nesse processo. "É necessário que haja a contribuição de todos, porque esse plano será para os próximos 10 anos", disse.

Hortência Araújo explicou que o documento possui 10 diretrizes e 20 metas. Uma delas é a valorização dos professores. A secretária aproveitou a oportunidade para divulgar pesquisa do IBGE, feita em 2013, colocando Sergipe em 3º lugar no ranking da valorização dos professores, por causa do pagamento do Piso Nacional e os diversos outros incentivos, como interiorização, dedicação exclusiva, Progressão Vertical Automática, entre outros benefícios que o Governo de Sergipe vem pagando ao magistério.

Professores

A secretária mostrou que atualmente a rede estadual possui 96% do seu quadro de professores graduados, sendo 4.272  especialistas,  281 com mestrado e 18 com doutorado. "Quando começamos a lotar em 2012, nós tínhamos 3.600 contratados, hoje temos somente 60. Isso significa que o governo quer pessoas efetivas trabalhando na rede, comprometidas com a educação, com a escola onde foram lotadas e com a aprendizagem dos nossos alunos", afirmou.

Currículo

Outra diretriz do PNE é a melhoria da qualidade da educação.  Hortência Araújo afirmou que um dos principais instrumentos para isso é o currículo escolar, que toda unidade de ensino deve ter. O Departamento de Educação da Seed elaborou um Currículo Referencial que poderá ser seguido por todas as escolas, entretanto, a secretária explicou que a unidade de ensino que não queira seguir as sugestões da Seed, pode elaborar um outro Currículo Referencial, através de seus professores, e se basear nele para ministrar as aulas.

"Adotar um currículo no início do ano e elaborar o seu plano de trabalho, onde estará contido o seu plano de curso, são responsabilidades da escola e dos professores. É um direito de todos os alunos saberem o que eles irão estudar durante o ano inteiro. E esses são caminhos que nos levam a uma qualificação da educação", disse.

Outra meta do PNE destacada pela secretária é a de oferecer educação em tempo integral, atingindo no mínimo 50% das escolas, de forma a atender 25% dos alunos da rede. Ela citou os colégios Atheneu Sergipense, Ministro Marco Maciel, Vitória de Santa Maria e o Manoel Messias Feitosa como exemplos exitosos de educação em tempo integral em Sergipe.

Programas

A secretária destacou ainda os diversos programas promovidos pela Seed, como o Mais Educação, Ensino Médio Inovador, Pré-Universitário, Pró-Jovem Urbano, Pró-Jovem Rural, Sergipe Alfabetizado, PNAIC, entre outros.

Ela ressaltou a importância do Pré-Universitário, que prepara os alunos da rede estadual de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Atualmente o programa atende a  5.870 alunos em 40 polos, distribuídos por 24 municípios.

Hortência Araújo mostrou que no ano passado a rede estadual de ensino aprovou 3.042 alunos na UFS, sendo 19 alunos com alguma deficiência. Além disso, também foram aprovados  1.045 alunos em outras instituições de ensino superior, dando um total de 4.106 estudantes que ingressaram na universidade. Ela destacou que a aprovação de alunos com deficiência fez com que a universidade começasse a se adequar para atender a essa demanda.

Infraestrutura

Ainda durante o encontro, Hortência Araujo mostrou os investimentos que o governo do Estado tem feito com relação à estrutura das escolas. Ela mostrou fotografias de algumas unidades de ensino antes e depois de serem reformadas, mostrando a grande melhoria que tem sido feito na infraestrutura das unidades de ensino. A secretária explicou que a Seed elaborou um padrão de engenharia que todas as reformas de escola devem seguir.

A Seed já entregou 106 unidades totalmente reformadas e ampliadas, 35 estão em reforma, 21 em processo de licitação e 28 na fase de elaboração de projeto. Os investimentos chegarão em R$ 237 milhões entre construção, reforma e ampliação de escolas e quadras poliesportivas. "Nunca se investiu tanto na reforma das escolas como nós investimos. Isso nos enche de orgulho", disse a secretária.

Ideb

A gestora também falou sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a necessidade do compromisso de todos para que as escolas alcancem melhores índices. "Está em nossas mãos. Temos que enxergar a educação como o único caminho para o desenvolvimento da nação. E a Seed está aberta ao diálogo e à disposição de todos", afirmou.

Diálogo

Os professores que estiveram presentes no encontro não pouparam elogios ao encontro que tiveram com a secretária, sendo esse um momento para o diálogo aberto. Foi o caso de Atemir Manoel Souza, professor de matemática do Colégio Estadual Doutor José Fontes, em Pedrinhas. "Estamos chegando agora na rede estadual e precisamos estar à par de algumas coisas. E a secretária nos passou diversas informações importantes que precisamos saber, tanto em relação ao nosso dia a dia em sala de aula, como também sobre a parte administrativa da Secretaria de Estado da Educação", declarou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo professor Francisco Júnior, que ensina História no Colégio Estadual Leonardo Gomes de Carvalho, em Cristinápolis. Para ele, esse diálogo direto com a Seed incentiva os profissionais que estão diariamente em sala de aula. "Esse momento mostra que o professor é o símbolo da educação. Acho que é importante que a secretária faça mais encontros como esse para nos incentivar, para motivar o nosso trabalho, que é exaustivo, mas que também é gratificante. É preciso que se busque a demanda de outros assuntos para que a gente possa discutir, para que Sergipe seja reconhecido como um estado exemplar no que se refere à Educação", disse.

O diretor da DRE-1, Welligton de Almeida Siqueira, também se mostrou satisfeito com o encontro. "Essa visita é de grande importância porque vai abrir um leque entre professores, equipe diretiva e a Seed. É extremamente necessária para dirimir as dúvidas de todos em relação aos mais variados assuntos relacionados à educação", afirmou.

Já a professora Cristiane Oliveira Valente, que ensina Química no Colégio Estadual Senador Walter Franco, em Estância, disse que o momento foi de esclarecer diversas dúvidas e de conhecer o funcionamento da Secretaria de Estado da Educação. "Hoje pudemos ver os dados estatísticos que não conhecíamos. Foi de grande relevância a gente ter esse conhecimento mais amplo sobre os diversos departamentos da Seed. Essa visita foi uma iniciativa muito boa da secretária, que disponibilizou esse tempo para a gente", declarou.