Quarta-Feira, 07 de Junho de 2023 às 16:15:00
Sustentabilidade e meio ambiente são temas da Feira de Ciências do Atheneu Sergipense

Na manhã de quarta-feira, 7, véspera de feriado, os alunos do Centro de Excelência Atheneu Sergipense estavam animados. Engana-se quem pensa que a movimentação era em função do feriadão que se aproxima. O motivo foi a realização da Feira de Ciências do Atheneu Sergipense, que, nesta oitava edição, teve predominância de temas sobre sustentabilidade e meio ambiente.

Munidos de equipamentos como tubos de ensaios, elementos químicos, garrafas pet, maquetes explicativas, entre outros, os alunos se mostraram empolgados nas apresentações de seus experimentos científicos.

Para os alunos do 2º ano B e integrantes do projeto 'Produzindo Bioplástico', a feira de ciências é um momento ímpar de formação científica, pois é possível apresentar os resultados de estudos e experimentos realizados em sala de aula com a orientação de professores.

“Por meio deste projeto, queríamos contribuir com a conscientização dos nossos colegas sobre o uso consciente e responsável do plástico tradicional e o estímulo à produção e ao consumo de bioplásticos. O foco desta pesquisa, portanto, foi desenvolver produtos alternativos de bioplástico, tendo como base três amidos: milho, batata e mandioca”, explica Luciano Ferreira, aluno do 2º ano B.

Os alunos do 3º ano H e integrantes do projeto 'Xampu em barra' explicam que o shampoo em barra tem a mesma função do shampoo líquido, pois remove as sujeiras e a oleosidade excessiva do couro cabeludo e das fibras capilares, com a vantagem de que não usa água como veículo na sua composição.

“A gente teve a ideia de desenvolver um xampu em barra, porque, além de ser um produto natural, ele também é muito prático na forma de uso, e com pouca disponibilidade no mercado de cosméticos. O nosso produto traz em sua composição a babosa, o tomilho, o alecrim, a manteiga de cacau, o óleo essencial de melaleuca e a base glicerinada para dar a consistência da barra. Além de não utilizar água na sua composição, ele também é biodegradável, causando menos impacto ao meio ambiente”, destaca Felipe Porto, aluno do 3º ano H.

As alunas do 3º G e integrantes do projeto 'Starlite' resolveram aprofundar suas pesquisas em um material isolante térmico que pode suportar altas temperaturas, chegando até 1000 graus Celsius. “Um exemplo de objeto revestido com starlite é o foguete. Ao subir à atmosfera, o starlite contribui para que não haja danos em sua estrutura durante o lançamento, mas, sobretudo, para que o calor excessivo produzido durante o lançamento não queime a tripulação”, acrescenta Kethelin Lohrana, que faz parte da equipe do projeto.

Na avaliação das professoras organizadoras da VIII Feira de Ciências, Patrícia Soares de Lima, Cristiane Campos Lemos e Kátia Araújo, a realização de eventos desta natureza no ambiente escolar é extremamente produtivo. “Esta feira tem como objetivo estimular a ciência na escola, porque sabemos que um país que investe na ciência e na tecnologia se desenvolve muito mais”, comenta Patrícia. "Além disso, os alunos são estimulados em sala de aula a refletir sobre problemas contemporâneos e buscar soluções para esses problemas”, adiciona Cristiane. Por este motivo, identificou-se uma predominância de projetos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente. “A alegria e o desempenho nas apresentações não deixam dúvidas do quanto eles gostam deste momento de troca de conhecimentos”, conclui Kátia.

/ Notícias / educacao-cultura

Quarta-Feira, 07 de Junho de 2023 às 16:15:00