Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 às 18:00:00
Sergipe reduz ainda mais taxa de analfabetismo
Estudos são do Observatório de Sergipe, baseados nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) constataram uma queda no analfabetismo no estado de Sergipe, de 223 mil (em 2019) para 204 mil (em 2023). A Pnad Contínua é uma pesquisa de abrangência nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Observatório de Sergipe, órgão vinculado à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan).

A taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade em Sergipe recuou de 11,7% para 11,2% entre 2022 e 2023, correspondendo a uma queda de 0,5 ponto percentual (p.p.). Foi a quinta queda consecutiva do indicador, sendo a menor taxa registrada da série histórica iniciada em 2016, quando era 13,9%.

Os estudos apontam que o quantitativo de sergipanos na faixa etária dos 15 anos e acima que ainda são analfabetos tem caído ao longo dos últimos anos. Em 2016, no início da série histórica da pesquisa, Sergipe tinha 238 mil pessoas que não sabiam ler e escrever nessa faixa etária. Em 2017, baixou para 237 mil. Já em 2018, foi para 223 mil analfabetos, mantendo o mesmo número em 2019. Em 2022, o indicador apontou outra queda: 215 mil. No ano passado, 2023, os dados registraram outra grande redução: 204 mil pessoas.

De acordo com o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, a Seduc trabalha para ofertar uma educação de qualidade para que mais sergipanos estejam alfabetizados. “A mudança dessa realidade está na democratização do acesso à matrícula, no fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio, nos avanços da Busca Ativa Escolar no regime de colaboração dos municípios. Vamos elevar ainda mais os índices de Sergipe”, destacou o gestor

Ainda segundo os dados da Pnad Contínua, Sergipe tem a quarta maior taxa de escolarização (92,3%) das pessoas de 15 a 17 anos de idade do Nordeste, superando, além da taxa da região (91,4%), também a nacional (91,9%). No ranking do Brasil, ficou na nona posição.

Matrículas

Até o momento, de acordo com o portal da Matrícula da Seduc, a rede estadual de educação conta com 153.166 matrículas no ano letivo de 2024, sendo 14.555 na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), 69.567 no Ensino Médio, 8.507 no Ensino Profissionalizante, 14.606 matrículas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e 42.931 no Ensino Fundamental – Anos Finais.

“Estamos no mês de abril e esses números são parciais. Aumentam durante todo o ano. O portal da matrícula da rede estadual fica aberto durante o ano letivo justamente para receber novas matrículas, realizar transferências, etc. A matrícula da modalidade EJA acontece nos dois semestres, assim como a de Ensino Profissionalizante”, afirma a  coordenadora do Núcleo Gestor de Matrícula da Seduc, Jaqueline Andrade.

Das 319 escolas estaduais, 147 atendem ao público EJA, em todas as regiões de Sergipe. A idade mínima é de 15 anos completos para a EJA Ensino Fundamental  e de 18 anos completos para a EJA Ensino Médio. Uma  gama de ações é colocada em prática, para que cada vez mais os indicadores sejam positivos e mais sergipanos saiam da faixa do analfabetismo e concluam seus estudos.

“Além dos jovens acima de 15 anos, Sergipe trabalha para assegurar a alfabetização de todos os alunos até o segundo ano do Ensino Fundamental, com a ampliação do programa ‘Alfabetizar pra Valer’, distribuindo material complementar e de apoio pedagógico, garantindo a formação continuada de professores e gestores, dando apoio técnico e financeiro para as escolas e premiando aquelas com resultados mais desafiadores”, ressaltou o secretário Zezinho Sobral.

Correção de Fluxo

Quase 14 mil alunos na rede estadual de Sergipe foram acompanhados no programa de correção da distorção idade/série em 2023. São mais turmas abertas e alunos enturmados no Programa de Correção de Fluxo Sergipe na Idade Certa (Prosic), além da ampliação do regime de colaboração com os municípios, o que fez com que o estado de Sergipe diminuísse a distorção idade/série.

Em 2022, eram 168 escolas participantes do Prosic, 388 turmas e 9.757 alunos. Em 2023, foram 174 escolas da rede, beneficiando 505 turmas e 13.693 alunos na rede estadual. Já para o ano de 2024, são 162 escolas, 456 turmas e 12.310 alunos.

“Reduzimos a distorção. Isso significa que mais jovens com idade avançada cursam uma série que já deveriam ter estudado e, agora, têm a oportunidade de corrigir as distorções e superar as práticas de exclusão social na escola por meio de um acompanhamento permanente do fluxo escolar. O Prosic é uma atividade de inclusão pedagógica e social”, afirmou o coordenador do Prosic, Everton Pereira Santos.

“Estamos em uma linha de avanços da educação pública e seguiremos empenhados, em regime de colaboração com todos os entes para que a educação alcance mais resultados. A intensificação da parceria com os municípios é fundamental para fortalecer o processo”, complementou.

/ Notícias / educacao-cultura

Sergipe reduz ainda mais taxa de analfabetismo