Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 às 15:30:00
Seduc segue com fiscalização de obras de reforma e modernização de escolas em Aracaju
Nesta terça-feira, 16, foram visitadas quatro escolas na zona Norte da capital sergipana

Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) visitaram, na manhã desta terça-feira, 16, quatro escolas localizadas na zona norte de Aracaju que estão recebendo intervenções. Ao todo, são 16 obras da educação na capital, as quais contemplam desde reforma geral da infraestrutura à construção de quadras poliesportivas.

A primeira unidade escolar a ser visitada foi o Centro de Excelência Cel. Francisco de Souza Porto, situada no bairro América, que recebeu investimentos na ordem de R$ 1.177.515,28, para receber as seguintes intervenções: construção de quadra com estrutura para galpão pré-moldado de concreto armado; cobertura com telha em aço galvalume; construção de mureta; instalação de alambrado; pavimentação em alta resistência e concreto simples; pintura de demarcação da quadra de esportes; esquadrias; instalações elétricas; drenagem; pintura geral; fornecimento e instalação de equipamentos esportivos; e reforma de arquivo/almoxarifado.

Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, essa é uma visita importante porque a escola já oferta educação em tempo integral e precisa se adequar às novas necessidades da comunidade escolar. “Além do ginásio de esportes que está sendo feito, com quadra e vestiário, já está autorizado o reforço de carga elétrica para instalarmos a climatização e, num momento posterior, a gente vai pensar numa ampliação para instalação de laboratórios e adequação dos espaços para garantir melhor acessibilidade aos alunos”, destacou.

A diretora do Centro de Excelência Cel. Francisco de Souza Porto, Silvana Maria Santos, disse se sentir feliz com a visita do secretário à escola. “Eu estive nessa escola em 2019, depois fui para outro ambiente escolar e, agora, retornei. No meu retorno, coloquei como meta lutar pela construção de uma nova quadra poliesportiva que beneficiará mais de 300 alunos. Felizmente, nós conseguimos atingir nosso objetivo. A quadra está quase pronta e será entregue, em breve, para essa comunidade tão sofrida”, comenta a diretora.

A segunda visita foi na Escola Estadual José de Alencar Cardoso, localizada no bairro Bugio. Com investimentos na ordem de R$ 652.998,60, a comunidade escolar, composta por 519 alunos matriculados do 6º ao 9º do ensino fundamental, será beneficiada com as seguintes intervenções: construção de espaço recreativo com estrutura para galpão pré-moldado de concreto armado; cobertura com telha em aço galvalume; construção de mureta; instalação de alambrado; pavimentação em alta resistência e concreto simples; pintura de demarcação da quadra de esportes; esquadrias; instalações elétricas; drenagem; pintura geral; fornecimento e instalação de equipamentos esportivos.

Segundo a diretora Tânia Mary Meneses Sousa, a visita do secretário com o corpo técnico da Seduc é extremamente importante, pois ele consegue perceber in loco as necessidades da escola. “Uma coisa é você pedir num ofício, outra coisa é o secretário estar presente vivenciando a realidade da unidade escolar. Como gestora, estou muito satisfeita com a visita”, reforça.

A Escola Estadual José da Silva Ribeiro Filho, no bairro Santos Dumont, foi a terceira visita do dia. Nessa unidade escolar, está previsto um investimento de R$ 1.417.785,29 para reforma e ampliação do espaço, compreendendo as seguintes intervenções: demolições e retiradas; fundação; estrutura; elevações; cobertura; revestimento; pavimentação; esquadrias; pintura; instalações elétricas; instalações hidrossanitárias; bancadas, louças e metais sanitários; acessibilidade; construção da casa de gás; construção da casa de lixo; construção de laboratório de informática e construção de quiosque.

Na avaliação do secretário Zezinho Sobral, após quatro meses de trabalho, as obras no Ribeiro Filho estão bem adiantadas. “Reformar uma escola toda em um ano é muito. Reformar em oito meses é extraordinário! Agora, tudo isso é possível devido ao cuidado que estamos tendo com o prestador de serviço, com a fiscalização da obra e com os pagamentos. Isso é uma questão de gerência e, por essa razão, a gente faz questão de visitar todas as escolas que estão em obras”, acrescenta.

A última vistoria do dia ocorreu na Escola Estadual Professora Áurea Melo, no bairro Soledade, unidade que oferta o Ensino Fundamental inicial (1º ao 5º ano). Lá, a equipe da Seduc verificou que a obra, iniciada em julho de 2023, também está em ritmo acelerado. Com um valor de investimento orçado em R$ 574.925,72, a escola contará com acessibilidade, sistema de combate a incêndio e pânico, além de receber total climatização das instalações.

Acompanhado da diretora de Educação de Aracaju, professora Gilvânia Guimarães, o secretário Zezinho Sobral percorreu toda a escola e conversou com os responsáveis pela obra para que garantam a entrega ainda neste semestre. “Em junho, eu quero vir aqui dançar um forró com a meninada e festejar o São João na escola nova”, cobrou o secretário.

Para Gilvânia, a manhã desta terça-feira se encerra com uma avaliação super positiva. “É uma ação cansativa, mas ter o secretário presente, liderando as ações de intervenção que estão acontecendo em nossas escolas, é bom demais. Isso é cuidado e é selo com o pedagógico também porque se você tem um ambiente digno, um ambiente confortável, você pode pedir ao professor para melhor as dinâmicas em sala de aula e pode acreditar cada vez mais no potencial dos estudantes. Então, temos aqui um secretário presente, atuante e fazendo a defesa por uma escola pública efetivamente de qualidade”, concluiu a diretora da DEA.

/ Notícias / educacao-cultura

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 às 15:30:00