Terça-Feira, 26 de Março de 2024 às 16:15:00
Sead promove palestra sobre 'Feminicídio e valorização da vida'
O evento, realizado em parceira com a Escola de Governo e  Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe faz parte das comemorações do Mês da Mulher

Na manhã desta terça-feira, 26, a Secretaria de Estado da Administração, por meio da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe, com a parceria da Escola Judicial de Sergipe (Ejuse) e da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), promoveu duas palestras com os temas 'Feminicídio e valorização da vida' e 'Feminicídio em Sergipe', em alusão ao mês da mulher. O evento também homenageou mulheres que se destacam em vários setores do poder público em Sergipe.

A palestra, 'Feminicídio e valorização da vida', foi ministrada por Eugênia Villa, delegada da Polícia Civil do Piauí e doutora em Direito e Políticas Públicas. Eugênia também é superintendente de Gestão de Riscos da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e professora titular da Universidade Estadual do Piauí.

“Muitas vezes as mulheres não conseguem reconhecer quando estão em uma situação de violência psicológica, pois cada uma delas vive essa experiência de forma singular. Em muitos casos a mulher envolvida em um contexto de violência, inicialmente, se sente confortável ao interpretar o ciúme como cuidado, não como violência. Romantiza a situação de violência. Somente quando essa violência evolui para agressões físicas é que ela passa a perceber a gravidade da situação”, ressaltou Eugênia Villa.

Já a palestra “Feminicídio em Sergipe” foi ministrada pela diretora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher do Ministério Público de Sergipe, Verônica Lazar. “Esse evento é de fundamental importância para que as redes de proteção à mulher possam cada vez mais se capacitar nesse atendimento e trabalharmos com a questão da prevenção do feminicídio, pois os números são alarmantes e só fazem crescer no Brasil todo. É preciso encontrar soluções para minimizar essa violência que é tão grave e que atinge as mulheres de forma tão cruel. E não só a mulher, mas a sociedade como um todo”, destacou Verônica Lazar.

Para a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Rodrigues, foi uma honra poder proporcionar esse evento. “É uma perspectiva de fortalecimento de cooperação entre órgãos e poderes do Estado de Sergipe em prol da causa da mulher, como o feminicídio, e em prol do empoderamento da mulher. O evento tem a participação feminina, dos alunos e profissionais que fazem a segurança pública, que compareceram a partir da cooperação da Secretaria de Segurança Pública”, afirmou, destacando as presenças das escolas envolvidas, das demais secretarias comandadas por mulheres e das coordenadorias do Tribunal de Justiça.

Segundo a servidora da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), Larissa Lima, o evento foi de extrema importância, pois destaca a relevância no combate à violência contra as mulheres. “O evento traz a reflexão dos direitos das mulheres e o ciclo da violência que foi abordado, além da importância do combate a violência contra a mulher, não só no mês de março, mas durante todo o ano e a preservação de seus direitos” pontuou.

Para a pesquisadora Gilvania Souza, o evento foi relevante por ser um assunto presente no dia a dia de diversas mulheres. “É importante para conscientizar todos os servidores sobre a importância de se falar sobre a violência contra a mulher, que está presente em diversas camadas da sociedade”, ressaltou.

/ Notícias / educacao-cultura

Sead promove palestra sobre 'Feminicídio e valorização da vida'