Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 às 11:00:00
Resultados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2023 são disponibilizados
Secretários municipais de educação e gestores escolares já podem acessar os resultados pelo sistema do Saeb

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no fim da tarde desta segunda-feira, 15, os resultados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os resultados preliminares do ano de 2023 estarão disponíveis no sistema do Saeb, acessível por meio do link: http://saeb.inep.gov.br/saeb

O acesso aos dados será concedido aos secretários municipais de educação e aos gestores escolares cadastrados no sistema do Saeb, mediante login e senha. Por esse motivo, o Inep recomenda que os interessados acessem a plataforma e se cadastrem. No entanto, se já tiverem acessos ativos, devem verificar as informações e atualizá-las, se necessário.

A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), Joniely Cruz, relembra que, desde o dia 25 de março, o Inep abriu o prazo para que os secretários municipais e diretores escolares atualizem o cadastro no sistema Saeb. Joniely Cruz reforça que, após a divulgação dos resultados no dia 15 de abril, os gestores escolares poderão interpor recursos, caso discordem dos resultados, no período de 15 a 26 de abril.

“O acesso aos resultados preliminares permitirá que os secretários municipais de educação e os gestores escolares analisem os dados, observando a taxa de participação e a proficiência das turmas avaliadas. Os gestores escolares que discordarem dos resultados poderão enviar recursos pelo próprio sistema do Saeb. Até 28 de junho, serão divulgados os resultados finais do Saeb e também os resultados dos recursos, sendo esse dado a ser utilizado no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2023”, explicou Joniely.

Saeb em Sergipe

A Fundação Cesgranrio foi a responsável pela aplicação e análise das avaliações do Saeb 2023, sob a supervisão da Ceave/ Seduc. As provas foram aplicadas para mais de 66.795 alunos, envolvendo 1.069 escolas e 2.915 turmas, no período de 6 a 17 de novembro de 2023.

De forma amostral, foram avaliados estudantes do 2º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas em Língua Portuguesa e Matemática. A mesma metodologia de amostragem foi utilizada também para a realização das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para os 5ºs e 9ºs anos do ensino fundamental. Além desses, na rede privada, ocorreu a aplicação do Saeb de forma amostral, em todas as etapas.

De forma censitária, segundo o público previsto no Art 6º da Portaria nº 267, os alunos das escolas públicas matriculados na época nos 5ºs e 9°s anos do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio responderam às provas de Língua Portuguesa e Matemática. Na educação infantil, não houve testes, mas a equipe gestora e os professores de creches e pré-escolas das redes públicas preencheram questionários contextuais online.

Sistema de avaliação

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. Por meio dos testes e questionários aplicados para alunos, professores e diretores, a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Além disso, o Saeb tem como objetivo ofertar recursos para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado desde 1990, o Saeb passou por uma série de aprimoramentos teórico-metodológicos ao longo das edições. Em caso de dúvidas referentes ao cadastro, encaminhe um e-mail para o sistemasaeb@inep.gov.br.

/ Notícias / educacao-cultura

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 às 11:00:00