A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) deu início ao curso de formação para os 95 profissionais que empossados no Programa de Acolhimento Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe (Acolher). A formação, iniciada na quinta-feira, 3, no auditório do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, tem como objetivo dar embasamento técnico e fornecer orientações necessárias para os psicólogos e assistentes sociais que irão ingressar no ambiente escolar já situados sobre possíveis cenários e como abordá-los.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH) da Seduc, Adriane Damascena, a formação foi pensada para que os profissionais conheçam o funcionamento da rede estadual de ensino e quais são as principais orientações que a secretaria.
Para a assistente social Edna de Andrade Cruz, esse momento do curso de formação é de grande importância para que a equipe esteja inteirada sobre o programa, que é um marco no estado na assistência psicossocial escolar. “É muito importante essa troca de conhecimento para que a gente venha a ter um norte, um conhecimento mais amplo de como as escolas funcionam, novas dinâmicas e, principalmente, para saber como estão os alunos, seus funcionários e a família. É um trabalho em equipe e não tem como ser individualizado; tem que ser em conjunto e bem articulado”, enfatiza.
O psicólogo João Anderson Santos Costa relata que uma das maiores situações que terão que ser trabalhadas com os estudantes nas escolas é no tocante às pessoas que têm dificuldades de atenção, hiperatividade e impulsividade. “Acredito que vamos encontrar essas demandas mais focadas e voltadas a esses transtornos. Então vai ser uma equipe que apoiará esse público, a fim de que consiga realmente seguir a vida de forma positiva”, relata.
A coordenadora do Núcleo de Apoio à Atenção Socioemocional (NAS), psicóloga Estefany Andrade, afirma que a formação também serve para possibilitar que os profissionais tirem suas dúvidas. “Existem algumas dúvidas de como, por exemplo, até onde vai a psicologia escolar para encaminhar um atendimento clínico, e quando ocorrem situações com o aluno e para quem deve acionar: Conselho Tutelar, Ministério Público, UPA etc.”, comenta.
Palestra
O curso começou com um exercício de memória, onde cada profissional colocou a impressão que ele tinha de mais importante da escola e a expectativa que tem hoje para a educação e para a escola que ele vai encontrar e em que vai atuar. Logo em seguida, foi apresentado, de modo geral, o Programa Acolher. Depois foi ministrada a palestra pela professora Luana Boamorte, na qual foi falado sobre a função social da escola e tudo que compõe a formação humana dos estudantes. Foram apresentadas as linhas gerais do Programa Acolher, como marcos legais, portaria e apresentação de materiais. Houve também a apresentação de protocolos, cartilha, procedimentos da rede, fluxos internos, dos departamentos e orientações às escolas.
Sobre o programa
O Programa Acolher é focado nas demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, a fim de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes e profissionais. O programa também nasceu para desenvolver iniciativas que promovam avanços das condições de trabalho dos profissionais de educação. O texto do projeto foi discutido com os conselhos de Psicologia e de Serviço Social do estado, e a contratação dos profissionais se deu por meio de Processo Seletivo Simplificado, seguindo as normas da transparência pública.
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) deu início ao curso de formação para os 95 profissionais que empossados no Programa de Acolhimento Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe (Acolher). A formação, iniciada na quinta-feira, 3, no auditório do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, tem como objetivo dar embasamento técnico e fornecer orientações necessárias para os psicólogos e assistentes sociais que irão ingressar no ambiente escolar já situados sobre possíveis cenários e como abordá-los.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH) da Seduc, Adriane Damascena, a formação foi pensada para que os profissionais conheçam o funcionamento da rede estadual de ensino e quais são as principais orientações que a secretaria.
Para a assistente social Edna de Andrade Cruz, esse momento do curso de formação é de grande importância para que a equipe esteja inteirada sobre o programa, que é um marco no estado na assistência psicossocial escolar. “É muito importante essa troca de conhecimento para que a gente venha a ter um norte, um conhecimento mais amplo de como as escolas funcionam, novas dinâmicas e, principalmente, para saber como estão os alunos, seus funcionários e a família. É um trabalho em equipe e não tem como ser individualizado; tem que ser em conjunto e bem articulado”, enfatiza.
O psicólogo João Anderson Santos Costa relata que uma das maiores situações que terão que ser trabalhadas com os estudantes nas escolas é no tocante às pessoas que têm dificuldades de atenção, hiperatividade e impulsividade. “Acredito que vamos encontrar essas demandas mais focadas e voltadas a esses transtornos. Então vai ser uma equipe que apoiará esse público, a fim de que consiga realmente seguir a vida de forma positiva”, relata.
A coordenadora do Núcleo de Apoio à Atenção Socioemocional (NAS), psicóloga Estefany Andrade, afirma que a formação também serve para possibilitar que os profissionais tirem suas dúvidas. “Existem algumas dúvidas de como, por exemplo, até onde vai a psicologia escolar para encaminhar um atendimento clínico, e quando ocorrem situações com o aluno e para quem deve acionar: Conselho Tutelar, Ministério Público, UPA etc.”, comenta.
Palestra
O curso começou com um exercício de memória, onde cada profissional colocou a impressão que ele tinha de mais importante da escola e a expectativa que tem hoje para a educação e para a escola que ele vai encontrar e em que vai atuar. Logo em seguida, foi apresentado, de modo geral, o Programa Acolher. Depois foi ministrada a palestra pela professora Luana Boamorte, na qual foi falado sobre a função social da escola e tudo que compõe a formação humana dos estudantes. Foram apresentadas as linhas gerais do Programa Acolher, como marcos legais, portaria e apresentação de materiais. Houve também a apresentação de protocolos, cartilha, procedimentos da rede, fluxos internos, dos departamentos e orientações às escolas.
Sobre o programa
O Programa Acolher é focado nas demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, a fim de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes e profissionais. O programa também nasceu para desenvolver iniciativas que promovam avanços das condições de trabalho dos profissionais de educação. O texto do projeto foi discutido com os conselhos de Psicologia e de Serviço Social do estado, e a contratação dos profissionais se deu por meio de Processo Seletivo Simplificado, seguindo as normas da transparência pública.