Os discursos da etapa local da 18ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) foram avaliados pelos técnicos pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) durante a manhã desta quinta-feira, 21. A banca examinadora atribuiu notas, das quais as quatro maiores participarão da próxima fase, a estadual.
A etapa local, na qual participaram estudantes de 16 a 22 anos matriculados no ensino médio da rede estadual e federal de Sergipe, consistiu na produção de um discurso voltado para a temática ‘A educação que queremos’. O texto é baseado na realidade local do jovem, que também analisa as políticas públicas municipais, estaduais e nacionais. A banca avaliadora é formada por técnicos pedagógicos da Seduc, seguindo os critérios do Centro de Treinamento da Câmara dos Deputados.
A coordenadora estadual do PJB, Célia Gil, traz mais detalhes sobre a participação dos alunos. “Em cada escola, o aluno escolhe um professor orientador, que acompanha essa jornada. Os 16 discursos passaram pela seleção, e os quatro discursos com as maiores notas do estado irão avançar para a etapa estadual. A partir daí os quatro alunos selecionados gravarão um vídeo com o próprio discurso, que será publicado no site da Câmara dos Deputados para que haja uma votação aberta ao público. Após a votação, a coordenação nacional realizará mais uma avaliação, em que será escolhido o aluno representante do estado de Sergipe, que iniciará uma jornada parlamentar. O aluno será empossado como deputado jovem por quatro dias, em Brasília, e vai conhecer a Câmara, o Congresso Nacional e a rotina dos deputados”, explica.
Jorge Monteiro, técnico pedagógico da Seduc, comenta como está sendo a experiência de fazer parte da banca examinadora em Sergipe. “Os discursos dos alunos estão bem elaborados, os quais, com as orientações dos professores, demonstram o quanto esses alunos estão antenados com questões e problemas do nosso cotidiano, tanto na vida social quanto no ambiente escolar, onde eles vivenciam e testemunham momentos que precisam da atenção dos políticos, em uma discussão mais abrangente. Os alunos representaram bem o entendimento de tudo que está acontecendo à sua volta e na sociedade, com abrangência de várias temáticas que são de extrema importância para o nosso país e que os parlamentares devem priorizar”, opina.
Os discursos da etapa local da 18ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) foram avaliados pelos técnicos pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) durante a manhã desta quinta-feira, 21. A banca examinadora atribuiu notas, das quais as quatro maiores participarão da próxima fase, a estadual.
A etapa local, na qual participaram estudantes de 16 a 22 anos matriculados no ensino médio da rede estadual e federal de Sergipe, consistiu na produção de um discurso voltado para a temática ‘A educação que queremos’. O texto é baseado na realidade local do jovem, que também analisa as políticas públicas municipais, estaduais e nacionais. A banca avaliadora é formada por técnicos pedagógicos da Seduc, seguindo os critérios do Centro de Treinamento da Câmara dos Deputados.
A coordenadora estadual do PJB, Célia Gil, traz mais detalhes sobre a participação dos alunos. “Em cada escola, o aluno escolhe um professor orientador, que acompanha essa jornada. Os 16 discursos passaram pela seleção, e os quatro discursos com as maiores notas do estado irão avançar para a etapa estadual. A partir daí os quatro alunos selecionados gravarão um vídeo com o próprio discurso, que será publicado no site da Câmara dos Deputados para que haja uma votação aberta ao público. Após a votação, a coordenação nacional realizará mais uma avaliação, em que será escolhido o aluno representante do estado de Sergipe, que iniciará uma jornada parlamentar. O aluno será empossado como deputado jovem por quatro dias, em Brasília, e vai conhecer a Câmara, o Congresso Nacional e a rotina dos deputados”, explica.
Jorge Monteiro, técnico pedagógico da Seduc, comenta como está sendo a experiência de fazer parte da banca examinadora em Sergipe. “Os discursos dos alunos estão bem elaborados, os quais, com as orientações dos professores, demonstram o quanto esses alunos estão antenados com questões e problemas do nosso cotidiano, tanto na vida social quanto no ambiente escolar, onde eles vivenciam e testemunham momentos que precisam da atenção dos políticos, em uma discussão mais abrangente. Os alunos representaram bem o entendimento de tudo que está acontecendo à sua volta e na sociedade, com abrangência de várias temáticas que são de extrema importância para o nosso país e que os parlamentares devem priorizar”, opina.