Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024 às 08:45:00
Professores de Sergipe receberão o Prêmio Porvir em São Paulo
Educadores venceram as categorias Ensino Fundamental 2 e Projeto de Vida, por desenvolverem projetos criativos e inovadores

Dois professores sergipanos da rede pública de ensino foram ganhadores do Prêmio Porvir. Cleciane Santos Alves, professora do Centro de Excelência Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, venceu a categoria especial ‘Projeto de Vida’, com a iniciativa ‘Projetar-se’. Já o professor Marcos Paixão Bastos, da Escola Municipal Tennyson Fontes Souza, em Itabaianinha, foi o vencedor da categoria ‘Ensino Fundamental 2’, por meio da exposição de fotos de mulheres vassoureiras de povoados do município.

A solenidade de entrega acontecerá no dia 4 de maio, em São Paulo, e as experiências dos professores sergipanos, em conjunto com profissionais de todo o país, serão publicadas em e-book, a ser lançado na mesma data. Ao todo, são 11 categorias e 13 vencedores.

Do Centro de Excelência Abelardo Romero Dantas, o ‘Projetar-se’ foi desenvolvido com alunos do ensino médio em tempo integral com o objetivo de tornar a escola um ambiente mais acolhedor e inclusivo. O trabalho foi desenvolvido no contato com campos de discussão de ampla relevância social.

Dentro das aulas da matéria ‘Projeto de Vida’ foram feitos esforços para despertar o interesse e o protagonismo dos alunos. Elevando o desempenho em sala e a consolidação do sentimento de pertencimento à comunidade escolar, foram obtidas melhoras nos índices de participação e engajamento nas aulas, além da performance de aprendizagem, criação de laços e um espaço seguro para a escuta dos estudantes.

A professora Cleciane Alves conta que ser vencedora do Prêmio Porvir é uma evidência de todo o esforço e dedicação empreendidos por ela e os alunos. “Após o desenvolvimento do projeto, do processo de inscrição e da seleção final, eu estou ainda mais motivada para continuar trabalhando com os meus alunos. Esse resultado não é somente meu, mas também deles e de toda a escola”, adiciona a ganhadora.

Em Itabaianinha, na Escola Municipal Tennyson Fontes Souza, o professor Marcos Paixão Bastos, com a colaboração das professoras Elizangela Batista e Claudimeire Costa, desenvolveu um projeto com turmas do 6º ao 9º ano envolvendo as mulheres vassoureiras dos povoados de Itabaianinha, vencendo a categoria ‘Ensino Fundamental 2’. As ações tiveram como objetivos entender e valorizar o trabalho artesanal das mulheres vassoureiras das comunidades rurais da região.

Dentre as ações realizadas ao longo do projeto foram enfatizadas algumas, como pesquisas de campo, entrevistas e levantamento de dados, além de um café cultural com as mulheres vassoureiras. Também foram feitas parcerias com órgãos municipais e encontro com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), secretarias municipais e mulheres vassoureiras, para potencializar suas produções. Mais uma ação foi uma exposição fotográfica, contando os desafios e dificuldades das mulheres vassoureiras.

O professor Marcos Paixão explica que o estímulo a novos projetos mobiliza os colegas e a rede de ensino sobre a importância da pedagogia como ferramenta de inclusão social: “Ver meus alunos alcançando o sucesso é uma prova tangível de que minha dedicação e esforços como educador tiveram um impacto positivo nas vidas deles, reafirmando que estou no caminho certo de uma educação transformadora e humanitária que valoriza a cultura de sua gente”, conclui.

O prêmio

Promovido pelo Instituto Porvir, o Prêmio Professor Porvir mapeia práticas pedagógicas inovadoras implementadas em escolas brasileiras de educação básica e reconhece os professores autores dessas experiências. Os objetivos da iniciativa são descobrir e divulgar projetos criativos e originais implementados em todo o Brasil, os quais possam inspirar a comunidade educacional a experimentar novas formas de promover aprendizagem.

/ Notícias / educacao-cultura

Professores de Sergipe receberão o Prêmio Porvir em São Paulo