Quarta-Feira, 10 de Abril de 2024 às 15:30:00
Professora do Dom Juvêncio de Brito é eleita embaixadora do Desafio Liga Jovem

O Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, localizado em Canindé de São Francisco, no alto sertão do estado, novamente se destacou nacionalmente. Desta vez, o feito compete à professora de Língua Inglesa, Rubnigna de Oliveira, eleita embaixadora do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Ideia de Futuro. A segunda edição da maior competição de empreendedorismo tecnológico na escola é 100% gratuita e acontecerá em cinco etapas, sendo que a etapa nacional está agendada para ocorrer no mês de dezembro.

Segundo a educadora e atual embaixadora, a indicação de nomes deu-se a partir do engajamento dos professores que participaram do DLJ, em 2023, e continuaram o desenvolvimento dos projetos com suas equipes. “Sinto-me muito honrada e empolgada por ser convidada para ser embaixadora do Desafio Liga Jovem! É uma oportunidade incrível para compartilhar minhas experiências, conhecimentos e inspirar outros professores e estudantes”, afirma Rubi, como é conhecida no ambiente escolar.

Vale lembrar que no ano de 2023, a equipe AuTech App, coordenada pela professora Rubi, desenvolveu um protótipo de aplicativo que tem por objetivo servir como uma rede de apoio e integração entre profissionais e familiares de crianças autistas. A ideia do projeto teve como ponto de partida as dificuldades que as famílias têm em conhecer e aplicar métodos e estratégias de desenvolvimento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“O AuTech App, pouco tempo depois da primeira edição do DLJ, foi um dos projetos classificados, em nível nacional, para o Programa Ideiaz Powered by InovAtiva, uma iniciativa desenvolvida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Sebrae e a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME). O AuTech App também garantiu o segundo lugar no Oásis Hackathon de Inovação no Alto Sertão. Além disso, continuamos engajados nos programas de projetos de startups providos pelo Instituto Ideia de Futuro que organiza o DLJ junto ao Sebrae”, destaca a coordenadora do projeto.

I Encontro da Comunidade AuTech

Engana-se quem pensa que as ações do projeto AuTech App se encerraram com as classificações e premiações. Ao contrário, este é o momento de engajar a comunidade de Canindé à causa autista. Por isso, na próxima segunda-feira, 15, a equipe de alunos e empreendedores tecnológicos, coordenada por Rubi, promoverá o I Encontro da Comunidade AuTech, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Canindé. O evento acontecerá no Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, a partir das 14h, e será aberto ao público, com o objetivo de desenvolver a colaboração, a inovação e a inclusão no ambiente escolar.

EVAS App

Outro projeto de empreendedorismo e inovação orientado pela professora Rubnigna, com coorientação do professor Luiz Jafer, foi o EVAS App. Neste projeto, os estudantes do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto constataram que o estado de Sergipe tem números crescentes de medidas protetivas a favor de mulheres que sofrem violência. Em observância a essa vulnerabilidade feminina, os alunos desenvolveram um aplicativo para empoderar as mulheres por meio do empreendedorismo feminino e auxiliá-las em outros aspectos, tais como: cursos, oficinas e rede de apoio com escuta ativa. A iniciativa dos jovens empreendedores lhes rendeu a classificação entre as 100 equipes semifinalistas na primeira edição do Desafio Liga Jovem de 2023.

Sergipe, presente!

Além de Rubi, outro nome representará Sergipe, na qualidade de embaixador da segunda edição do Desafio Liga Jovem. Trata-se do professor de Marketing da Universidade Tiradentes (Unit), Mário Eugênio. Em 2023, ele coordenou uma equipe do Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG) que se classificou para a semifinal. O professor Mário, assim como Rubi, continuou orientando projetos dos programas do Instituto Ideia de Futuro, a exemplo do Startup In School. Competição on-line, bem como participou de formações promovidas pelo Instituto.

Desafio Liga Jovem

A segunda edição do Desafio Liga Jovem é uma competição executada por meio do Instituto Ideias de Futuro, com o intuito de apoiar o desenvolvimento de competências empreendedoras pelos estudantes e professores orientadores participantes, ajudando-os a se reconhecerem como protagonistas de mudanças em sua realidade, isto é, não apenas como usuários de tecnologia, mas também como criadores de soluções para os desafios da sociedade.

A competição será realizada em cinco etapas: a primeira, intitulada ‘Esquenta nas Redes’, acontece de março a junho; a segunda, ‘Virada Empreendedora’, está agendada para os dias 7, 8 e 9 de junho; a terceira, ‘Estadual’, será realizada em agosto; a quarta ‘Regional’, ocorrerá nos meses de setembro e outubro; e a quinta e última etapa ‘nacional’ será realizada em dezembro de 2024.

/ Notícias / educacao-cultura

Professora do Dom Juvêncio de Brito é eleita embaixadora do Desafio Liga Jovem