Quinta-Feira, 30 de Março de 2023 às 12:00:00
Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico qualificará produção de pesquisas no Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito
A escola é referência no Alto Sertão sergipano na produção de trabalhos científicos e incentivo à iniciação científica

Os projetos de ciência desenvolvidos no Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, localizado em Canindé do São Francisco, Alto Sertão sergipano, continuam colhendo bons resultados. Na terça-feira, 28, a unidade escolar recebeu 2.987 itens que comporão o laboratório legado, como parte do Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (Piec), concedido pela empresa Benv 360⁰ e pelo grupo multinacional Ambipar.

Os objetos de laboratórios orçados em R$ 58.661,68 serão utilizados no dia a dia da escola como forma de qualificar ainda mais a produção e o incentivo à iniciação científica desenvolvido na escola. Compõem o kit: tubos de ensaio, pipetas, funil de Becker, proveta, cadinho, pinças, balanças, microscópios, entre outros utensílios, ou seja, itens completos para compor um laboratório profissional.

Para ser premiada, a escola estadual sergipana inscreveu sete projetos e se destacou como unidade de ensino brasileira que agrega em seu calendário escolar a produção e o empreendedorismo científico. “É de extrema felicidade ver a nossa escola ser premiada, com uma doação expressiva de equipamentos avaliados em mais de R$ 50 mil. É o resultado de um trabalho realizado por uma equipe de professores que acreditam na ciência, na pesquisa e na educação de nossos alunos”, destaca a coordenadora Rúbia Virginia de Albuquerque.

Destacaram-se os projetos inscritos pelos professores Lark Soany Santos e Alex Alves Cordeiro:  Farma-Sertão, Lactaneja – Bebida Láctea Sertaneja, o ADP – Ansiedade de Primeiros Socorros, TrioCrim – Três fitoterápicos à base do alecrim, La Hútan Cosmétique e o Cicatricamp; todos eles com a proposta de desenvolver fármaco e cosméticos utilizando o conhecimento científico com interferência da cultura popular do sertão sergipano.

“Inscrevemos o máximo de projetos e conseguimos o que queríamos: o laboratório legado. Não conseguimos ser premiados com os projetos, mas como instituição de fomento da ciência do ano”, explicou Lark Soany, professora e pesquisadora da unidade.

O Piec é uma premiação que visa a reconhecer o trabalho científico de alunos da 1ª série do ensino fundamental ao 4º ano do ensino médio e avalia três categorias técnicas (Nova Realidade, Futuro Brilhante e Consciência Circular), e ainda reconhece o Educador Inspirador, Instituição Pública do Ano, Pomar Científico e Jornalista do ano.

Febrace

O Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito também vem se destacando em feiras e eventos científicos do país. No período de 20 a 24 de março, no campus da USP, em São Paulo, o projeto TrioCrim foi apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), uma das maiores feiras e programas de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e professores da educação básica e técnica do Brasil. A escola voltou com um passaporte para participar da Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia (Mocitepial), que será realizada em Arapiraca, Alagoas.

A professora Lark Soany foi classificada entre os dez professores finalistas ao Prêmio Professor Destaque – Febrace 2023, concorrendo com profissionais de todo o país. Também participou da feira o projeto ‘Ecobags de Papel de Palha de Coqueiro’, do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Brito, de Umbaúba, orientado pela professora Darcylaine Martins e desenvolvido pelas alunas Ellen Santos Guimarães, Iulânia Firmino dos Santos e Sofhia Gabrielly Araújo Santana.

Desafio Liga Jovem Sebrae

O Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito também participou recentemente, em São Paulo, do Desafio Liga Jovem Sebrae com três projetos inscritos: o EVAS app, o AuTech App e o Farma-Sertão.

O AuTech App produzido pelos alunos Agda Maria Pereira dos Santos, Leila Maria Lisboa da Silva, Theresa Darly da Silva Pedro, Lavínia Noelly Santos Araújo e Eloisa Alves Vieira Santos, orientados pela professora Rubnigna de Oliveira, finalizou o Desafio entre as 20 equipes das mais de 1.200 equipes inscritas de todo o Brasil. A equipe AuTech desenvolveu um protótipo de aplicativo que tem por objetivo servir como uma rede de apoio e integração entre profissionais e familiares de crianças autistas.

A equipe EVAS App composta pelos estudantes Beatriz de Almeida, Maria Clara Vítor e Pedro Gabriel de Menezes, orientados pelo professor Luiz Jafer dos Santos Paes, ficou entre as 100 equipes semifinalistas do Desafio. A equipe EVAS App constatou que o Estado de Sergipe tem números crescentes de medidas protetivas em favor de mulheres violentadas. Em observância a essa vulnerabilidade feminina – dentre outras –, os alunos desenvolveram um aplicativo para empoderar as mulheres e auxiliá-las em outros aspectos, tais como: cursos, oficinas e rede de apoio com escuta ativa.

A equipe Farma-Sertão, representada pelas estudantes Erisandra de Albuquerque Silva e Ana Sophia Bezerra e orientada pela professora de química Lark Soany Santos, transforma saberes populares em conhecimento científico, por meio de projetos voltados à produção de medicamentos naturais à base de ervas e plantas medicinais cultivadas na região, produzindo fitoterápicos com baixo custo. Figurando também entre os 100 semifinalistas do Desafio Liga Jovem Sebrae, a equipe apresentou um protótipo de e-commerce para venda dos fitoterápicos desenvolvidos no âmbito do projeto, além da venda de mudas de plantas medicinais e de oficinas de capacitação para o uso de fitoterápicos.

/ Notícias / educacao-cultura

Quinta-Feira, 30 de Março de 2023 às 12:00:00