Quarta-Feira, 10 de Abril de 2024 às 18:00:00
Pesquisa sobre a participação dos jovens em debates políticos mobiliza estudantes da rede estadual de ensino
Professores e estudantes da UFS realizarão o trabalho de campo em seis municípios do estado até maio

Os estudantes das segundas e terceiras séries do ensino médio de seis municípios sergipanos estão participando de dinâmicas realizadas pelos integrantes de um projeto de pesquisa voltado para a participação dos jovens em debates políticos online. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e com o financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE).

O projeto é vinculado à Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), no qual se encontra na fase prática, ou seja, em pesquisa de campo. Um dos principais objetivos da pesquisa é a análise de como os jovens sergipanos participam de discussões políticas por meio das redes sociais e aplicativos, além de descobrir quais fatores influenciam na decisão e nas formas de participar.

As ações estão sendo realizadas no Centro de Excelência Prof. Abelardo Romero Dantas, localizado em Lagarto, no centro-sul do estado, desde o dia 8 de abril. Além disso, o projeto já foi apresentado no Centro de Excelência Prof. Abelardo Romero Dantas, localizado em Estância, no sul sergipano, durante o mês de março.

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, localizado em Aracaju, foi o primeiro a participar, no período entre o final de fevereiro e o início de março. Para os meses de abril e maio, mais três escolas localizadas nos municípios de Nossa Senhora das Dores, Canindé do São Francisco e Poço Verde serão escolhidas.

Professora do Departamento de Comunicação Social (DCOS) e pesquisadora da área de Comunicação Política, Tatiana Aneas comenta que a tecnologia pode ser uma ferramenta de participação política e de educação cidadã. "Pesquisas anteriores indicam que os jovens integram a parcela da população que mais utiliza a internet, porém a maioria não gosta de discutir política nas redes sociais. É importante compreender as competências, motivações e estratégias dos jovens para deliberar sobre temas de interesse público e conversar sobre política no ambiente digital”, explica.

A coleta de dados conta com métodos quantitativos e qualitativos, incluindo aplicação de questionários, oficinas, grupos focais, experimentos de deliberação online e entrevistas semiestruturadas. O estudo está alinhado com as recentes diretrizes da Política Nacional de Educação Digital, as quais enfatizam a necessidade de promover o uso consciente e cidadão das tecnologias digitais entre os jovens.

Além da coordenadora, a equipe conta com a participação da professora Michele Tavares (UFS) e do professor Vitor Braga (Universidade Federal de Alagoas - UFAL). Também participam seis discentes de iniciação científica e voluntários da Liga Acadêmica de Representação e Participação Políticas. A previsão é de que a coleta de dados seja finalizada até o fim do primeiro semestre. Em seguida, os dados serão analisados para a produção de relatórios e artigos, e os resultados devem contribuir para a formulação de políticas educacionais e ações de educação cidadã.

/ Notícias / educacao-cultura

Quarta-Feira, 10 de Abril de 2024 às 18:00:00