Terça-Feira, 19 de Março de 2024 às 17:30:00
Parceria entre Seduc e TRE-SE promove educação eleitoral na rede estadual com o projeto 'Eleitor do Futuro’
Iniciativa visa conscientizar sobre a importância do voto, participação política e o exercício da cidadania para os estudantes da Rede Estadual aptos a participarem das eleições

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) firmou uma parceria importante com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). Por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (Ejese), foram promovidas ações do projeto ‘Eleitor do Futuro’, para frisar o compromisso da promoção de atividades cidadãs dentro das escolas da rede pública estadual de ensino, assim como jovens sergipanos que estão, atualmente, em Unidades de Atendimento Socioeducativo.

O objetivo principal do projeto ‘Eleitor do Futuro’ é orientar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que completam ou tenham mais de 16 anos até o dia das eleições municipais, sobre os procedimentos do processo eleitoral, a relevância da democracia, os perigos das notícias falsas e a importância de participar ativamente na vida cidadã através do voto.

Praticando a cidadania na Rede Estadual

Uma das primeiras escolas agraciadas com a iniciativa foi o Centro de Excelência Leandro Maciel, localizado no município de Aracaju, que já recebeu o projeto. Na ocasião, a palestrante e representante do TRE-SE, Lídia Matos, enfatizou temas como o funcionamento da urna eletrônica, a legitimidade do sistema eleitoral e a questão das fake news para os alunos presentes durante a divulgação do projeto.

“A Seduc procurou o TRE para firmar uma parceria e aumentar a oferta dessas palestras, facilitando o contato com as escolas e proporcionando um número maior de alunos impactados. Nessas atividades, percebemos que há muito interesse dos jovens em participar da vida política. Eles atuam diretamente nas discussões, fomentando debates e tirando dúvidas. Com a parceria da Educação, nós podemos ampliar a quantidade de jovens atendidos”, reafirmou Lídia.

Além disso, foram realizadas simulações de votação com as urnas eletrônicas, proporcionando aos alunos uma experiência prática e familiarizando-os com o processo eleitoral antes mesmo de votarem pela primeira vez. Também participaram das simulações professores do colégio e uma quantidade significativa de pessoas com deficiência, exaltando também a inclusão desses jovens na execução da cidadania.

A professora de História Regiane Moura foi uma das docentes participantes da ação. “Os alunos aprenderam que a política faz parte de nós. Somos seres políticos e vivemos em um país democrático, em que o voto tem um peso muito importante. Neste sentido, os estudantes foram sensibilizados sobre o exercício do voto limpo, livre e consciente”, citou a professora.

Vale destacar a participação e o protagonismo estudantil durante as palestras e atividades do projeto ‘Eleitor do Futuro’. Ítalo Allan Morais, que acabou de completar 16 anos e está na 2ª série do Ensino Médio, foi um dos estudantes que participou do evento. Ele enfatizou a importância do engajamento político e do exercício do voto como ferramentas poderosas para promover mudanças na sociedade. “É muito importante os alunos aprenderem a votar também, até porque já estamos na idade certa para isso. É sempre necessário falar sobre política, pois nós podemos mudar muita coisa através do voto”, destacou o estudante.

Política e educação lado a lado

De acordo com a técnica do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Isabela Mazza, essa é uma iniciativa do Projeto Ser Cidadão de educação para cidadania, que busca despertar nos jovens estudantes a consciência de seu papel na sociedade. Ela ainda ressaltou a parceria com diversas instituições do Estado de Sergipe, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Tribunal de Justiça (TJSE), a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e a Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA).

“Precisamos, como cidadãos, participar ativamente de todo o processo político da sociedade. Devemos também fomentar a importância da emissão do título de eleitor e de participar ativamente do processo eleitoral. Mostrar aos nossos estudantes que eles têm esse direito e o dever de exercer o seu papel de cidadão no mundo. Se queremos que o jovem seja protagonista e que seja agente da transformação, temos que colocar esse jovem no centro das discussões e das decisões importantes da vida em sociedade”, finalizou Isabela Mazza.

/ Notícias / educacao-cultura

Terça-Feira, 19 de Março de 2024 às 17:30:00