Domingo, 21 de Abril de 2024 às 19:00:00
Museu de Arte Sacra de São Cristóvão celebra seu cinquentenário
Com um vasto acervo de peças sacras, incluindo mobiliário, ourivesaria e imagens, este é um dos museus mais antigos e importantes do Brasil

Fundado em 14 de abril de 1974, o Museu de Arte Sacra de São Cristóvão comemorou seu cinquentenário no último sábado, 20, em um evento que reuniu autoridades, colaboradores e a comunidade local. Reconhecido por sua importância ímpar na preservação de objetos religiosos de uso litúrgico e por proporcionar uma experiência singular sobre a história da Igreja, as devoções e a fé no território sergipano, o museu é considerado um dos espaços de memória mais relevantes do Brasil. Essa conquista é fruto de uma parceria entre a Diocese de Aracaju, a Universidade Federal de Sergipe, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão.

As celebrações tiveram início com uma solene Santa Missa em Ação de Graças na secular Igreja São Francisco, em comemoração ao jubileu de ouro da instituição. Após a missa, uma solenidade especial de homenagens foi realizada, com a entrega de certificados de reconhecimento aos valorosos parceiros, cujo apoio foi fundamental para perpetuar a missão e a relevância do Museu de Arte Sacra ao longo dessas cinco décadas.

A diretora executiva Magna Barroso conduziu a cerimônia de condecoração, destacando a importância de cada parceiro na trajetória do museu. "Hoje reverenciamos o passado com olhos no futuro, ressaltando as raízes desse sonho de fé e trabalho de paixão de Dom Luciano que motivou a criação do nosso Museu", declarou Magna Barroso em seu discurso.

Diversas personalidades receberam os certificados, incluindo o governador de Sergipe Fábio Mitidieri, representado pelo presidente da Funcap, Gustavo Paixão; o prefeito municipal Marcos Santana; o vice-presidente da Fundação Museu de Arte Sacra de Sergipe, padre Genári; as ex-diretoras do MASSC, Eliane Fonseca e Telma Rosita; o artista plástico e escultor sancristovense Mestre Passos; o artista Wécio Bezerra; o músico e diretor do Renantique Emmanuel Vasconcelos; a professora Maria Menezes; e o presidente da Funcap, Gustavo Paixão.

"Sinto-me honrado que o meu primeiro ato como presidente da Funcap seja participar desta celebração tão significativa, em uma cidade como São Cristóvão, que representa um patrimônio inestimável para o nosso estado. Ao celebrarmos esses cinquenta anos de história e dedicação, o Governo do Estado tem a honra de informar que, por meio de uma parceria entre a Cehop, o Iphan e a Prefeitura de São Cristóvão, estamos iniciando o restauro de obras de arte e também cuidando da fachada do museu. Esse é um compromisso firmado pelo nosso governador com a arte e a cultura de Sergipe”, afirmou Gustavo Paixão.

Após o ato solene, todos os presentes se dirigiram para o Museu de Arte Sacra, onde ocorreu o descerramento da placa comemorativa dos 50 anos da instituição, marcando de forma simbólica essa data tão significativa. Em seguida, foi inaugurado o "Auditório D. Luciano Cabral Duarte", uma homenagem ao fundador do MASSC, reconhecendo seu papel fundamental na criação e consolidação do Museu.

A abertura da exposição especial '50 anos do MASSC', na Sala Mestre Passos, foi outro momento de destaque, que proporcionou aos visitantes uma imersão na rica história da instituição. Como explica a museóloga e curadora da mostra, Erica Pereira: "Nessa exposição especial que marca os 50 anos de trajetória do Museu, pensamos em homenagear os colaboradores que construíram essa rica história. A exposição inicia com Dom Luciano, fundador do MASSC, e logo após temos um espaço dedicado aos ex-diretores que passaram por aqui. Temos ainda uma projeção bem dinâmica com entrevistas, imagens, recortes de jornais que mostram o processo de crescimento e consolidação do Museu ao longo dessas cinco décadas".

Na Capela do museu, o público teve a oportunidade de apreciar um concerto especial da Orquestra Sinfônica da UFS, sob a regência do maestro Ion Bressan. A apresentação, que contou com a presença da equipe de coro e cordas, teve um repertório composto pelas canções 'Aquarela do Brasil' e 'O Canto das Três Raças'.

"A apresentação da Orquestra foi linda e combinou perfeitamente com essa noite maravilhosa, que me emocionou em vários momentos. O Museu de Arte Sacra faz parte da minha vida; estar aqui é como me sentir renovada espiritualmente, me faz muito bem. Parabéns a esse espaço e que venham muitos mais anos de existência", afirmou Elenice Ramos, aracajuana que prestigiou o evento.

/ Notícias / educacao-cultura

Museu de Arte Sacra de São Cristóvão celebra seu cinquentenário