Quarta-Feira, 06 de Março de 2024 às 16:45:00
Mais 78 escolas estaduais de Sergipe receberão sistema de climatização
A previsão é de que até o fim do atual governo todas as 319 escolas tenham aparelhos de ar-condicionado

O Colégio Estadual Maria de Lourdes Góis, no município de Riachuelo, é uma das mais de 80 escolas da rede pública estadual que já receberam o sistema de climatização em todas as salas, laboratórios e bibliotecas. Mais 78 estão na lista de aumento de carga, e a previsão é de que, até o fim do atual governo, todas as 319 estejam totalmente climatizadas.

O governador Fábio Mitidieri visitou a unidade de ensino Maria de Lourdes nesta quarta-feira, 6, e lembrou que o aumento de carga e climatização faz parte da modernização das escolas estaduais, com a finalidade de promover melhoria no ensino-aprendizagem e acolher melhor a comunidade escolar. "No 'Sergipe é aqui' de Riachuelo, comprometemo-nos a climatizar a escola, e viemos aqui para conferir. Toda a escola está climatizada, com móveis novos. Percebemos a alegria dos jovens que estão recebendo investimentos para a melhoria de sua formação. Quando têm conforto em sua estrutura, eles conseguem render mais, como também é bom para os professores, que podem administrar suas aulas em condições melhores", disse o governador.

Essa melhoria nos estudos foi comprovada pela estudante Evelin dos Santos, aluna da 2ª série do Ensino Médio. "Aqui a gente tem mais vontade de estudar", disse.

Na única escola estadual de Ensino Médio de Riachuelo, são 504 alunos matriculados nas modalidades Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A diretora Edna Maria de Santana conta que a climatização das dez salas, da sala de professores, de informática, da biblioteca, despensas e cantina veio a beneficiar o processo de aprendizagem dos alunos e trazer mais conforto para os servidores da escola. "Com a climatização, eles conseguem ficar por mais de seis horas em salas de aulas e saem tranquilos", avaliou.

O governador Fábio Mitidieri, acompanhado da diretora da escola, do superintendente da Educação, Edson Costa, e da diretora da Diretoria Regional de Educação - DRE 8,  Marleide Souza, visitou as salas e verificou a merenda escolar.

O superintendente da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Edson Costa, lembrou que já são 36 obras na Educação entregues em 14 meses de governo, sem contar com as constantes intervenções realizadas diariamente em toda a rede estadual. Ele ainda lembrou da necessidade de a infraestrutura escolar acompanhar a modernização e a tecnologia, para que haja uma educação de qualidade.

Aluna da 2ª série e estudante monitora, Jamilly Naiane agradeceu ao governador pelo pronto-atendimento na climatização e pediu a construção de uma quadra de esportes e de um laboratório de Ciências.

O governador Fábio respondeu que a quadra já está no planejamento, mas demanda espaço adequado, já que a unidade escolar não comporta. Quanto ao laboratório, a Seduc planejará a instalação até junho do corrente ano.

/ Notícias / educacao-cultura

Mais 78 escolas estaduais de Sergipe receberão sistema de climatização