Os diretores, coordenadores e técnicos pedagógicos da Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8), localizada em Nossa Senhora do Socorro, participaram na manhã desta quinta-feira, 23, da I Jornada Reflexiva de Práticas Pedagógicas, na sede da Regional. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Serviço de Ensino Fundamental do Departamento de Educação (SEF/DED), e tem como objetivo debater, planejar e analisar as práticas pedagógicas adotadas pelas unidades de ensino.
A programação iniciou no último dia 09, em Nossa Senhora das Dores, e segue até o dia 03 de março, na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Segundo Gabriela Zelice, diretora do Departamento de Educação (DED), é importante destacar que a iniciativa oferece aos participantes momentos de reflexão, a partir da análise do cotidiano escolar, o que possibilita subsidiar uma prática pedagógica que contribua para a melhoria da qualidade do ensino, aprendizagem e avaliação. “A jornada aborda temas relevantes considerando os resultados exitosos e instrumentais de análise que subsidiarão os profissionais da educação da rede estadual de ensino de cada diretoria regional”, disse.
Reflexões
A Jornada debate também o planejamento da unidade de ensino, levando os participantes a análises de temas pertinentes à qualidade na educação, como por exemplo, o modelo de planejamento adotado pela unidade escolar. Entre os principais assuntos abordados durante o evento, é a importância do planejamento escolar como norte das ações para resolução dos pontos detectados por meio dos resultados das avaliações internas e externas, a qual é sempre discutida entre os participantes.
São discorridas perguntas como: O modelo utilizado está conseguindo atingir as metas da escola? Que ações estão sendo realizadas para promover a melhoria da aprendizagem do aluno? Como está sendo utilizado o planejamento para alcançar o patamar almejado? Tem atingido as metas definidas no plano de ação? Quais as estratégias de utilização dos instrumentais para a melhoria da aprendizagem?
Os diretores, coordenadores e técnicos pedagógicos da Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8), localizada em Nossa Senhora do Socorro, participaram na manhã desta quinta-feira, 23, da I Jornada Reflexiva de Práticas Pedagógicas, na sede da Regional. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Serviço de Ensino Fundamental do Departamento de Educação (SEF/DED), e tem como objetivo debater, planejar e analisar as práticas pedagógicas adotadas pelas unidades de ensino.
A programação iniciou no último dia 09, em Nossa Senhora das Dores, e segue até o dia 03 de março, na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Segundo Gabriela Zelice, diretora do Departamento de Educação (DED), é importante destacar que a iniciativa oferece aos participantes momentos de reflexão, a partir da análise do cotidiano escolar, o que possibilita subsidiar uma prática pedagógica que contribua para a melhoria da qualidade do ensino, aprendizagem e avaliação. “A jornada aborda temas relevantes considerando os resultados exitosos e instrumentais de análise que subsidiarão os profissionais da educação da rede estadual de ensino de cada diretoria regional”, disse.
Reflexões
A Jornada debate também o planejamento da unidade de ensino, levando os participantes a análises de temas pertinentes à qualidade na educação, como por exemplo, o modelo de planejamento adotado pela unidade escolar. Entre os principais assuntos abordados durante o evento, é a importância do planejamento escolar como norte das ações para resolução dos pontos detectados por meio dos resultados das avaliações internas e externas, a qual é sempre discutida entre os participantes.
São discorridas perguntas como: O modelo utilizado está conseguindo atingir as metas da escola? Que ações estão sendo realizadas para promover a melhoria da aprendizagem do aluno? Como está sendo utilizado o planejamento para alcançar o patamar almejado? Tem atingido as metas definidas no plano de ação? Quais as estratégias de utilização dos instrumentais para a melhoria da aprendizagem?