Desenvolvido por professores da Escola Estadual Maria José Santos Souza, de Nossa Senhora do Socorro, o projeto ‘Vozes da Inclusão’ une a música com o aprendizado de crianças da educação especial matriculados na unidade educacional. Criado em 2023, o projeto conta com 27 alunos participantes, que através da música ganham um novo aliado no aprendizado e na socialização por meio da inclusão.
Com a orientação dos professores José de Carvalho e Ieda Maria, o intuito do projeto é desenvolver a inclusão, além de desenvolver a concentração, a percepção, o ritmo e a musicalidade nos estudantes. “Essa evolução é positiva para o aprendizado dos pequenos. A expressão artística melhora a qualidade de vida e a autoestima dos alunos”, destaca o professor de Artes José Carvalho.
O professor Carvalho, criador e um dos responsáveis pelo projeto, conta que a ideia principal do projeto era trabalhar a inclusão e a união do grupo. “A ideia foi justamente unificar primeiro os alunos para socializá-los, tanto na escola como fora, porque a música traz esse poder de transformar os cidadãos em pessoas melhores”, acrescenta o professor.
“O projeto trouxe justamente essa oportunidade de o aluno com deficiência desenvolver habilidades que ele já tem, mas que, às vezes, estão um pouco escondidas. Ele só precisa de um incentivo para despertar”, conta a professora Ieda Maria, em relação à função do projeto de trabalhar a inclusão e também a descoberta de talentos entre os alunos.
Os alunos Ronaldo Henrique e Vitória Eduarda, participantes do projeto, contam a importância do grupo na vida dentro e fora da escola. “Eu sou apaixonado por música, gosto de escutar música o tempo todo em casa. Quando esse projeto começou e eu tive a oportunidade de, além de cantar, desenhar o símbolo do nosso projeto, eu uni as duas coisas que eu mais gosto: música e desenho”, afirma Ronaldo. “Desde os seis anos eu canto e danço, sempre me inspirei na música. Com esse projeto, que traz a arte para a escola, eu entrei de cabeça. E, além da música, a gente desenvolve a leitura também”, relata Vitória.
Gravação do CD
Como forma de concretizar o ‘Vozes da Inclusão’, os alunos e professores gravaram um CD, para registrar o trabalho e a ideia principal do projeto. O CD foi distribuído gratuitamente entre outras escolas, e o seu lançamento contou com a apresentação dos alunos e professores.
‘’O CD é algo palpável, para que os meninos tenham a prova física do trabalho deles. A gente contou com nosso aluno Ronaldo Henrique na produção da arte do nosso CD. É uma forma de coroar nosso trabalho, com muito carinho e muito amor”, reafirma José de Carvalho.
Futuramente, o projeto deve se expandir com a produção de conteúdos específicos, voltados, por exemplo, para o dia das mães. Outro trabalho planejado, exclusivo para o São João, já está intitulado de ‘Forró do Vozes da Inclusão’.
Desenvolvido por professores da Escola Estadual Maria José Santos Souza, de Nossa Senhora do Socorro, o projeto ‘Vozes da Inclusão’ une a música com o aprendizado de crianças da educação especial matriculados na unidade educacional. Criado em 2023, o projeto conta com 27 alunos participantes, que através da música ganham um novo aliado no aprendizado e na socialização por meio da inclusão.
Com a orientação dos professores José de Carvalho e Ieda Maria, o intuito do projeto é desenvolver a inclusão, além de desenvolver a concentração, a percepção, o ritmo e a musicalidade nos estudantes. “Essa evolução é positiva para o aprendizado dos pequenos. A expressão artística melhora a qualidade de vida e a autoestima dos alunos”, destaca o professor de Artes José Carvalho.
O professor Carvalho, criador e um dos responsáveis pelo projeto, conta que a ideia principal do projeto era trabalhar a inclusão e a união do grupo. “A ideia foi justamente unificar primeiro os alunos para socializá-los, tanto na escola como fora, porque a música traz esse poder de transformar os cidadãos em pessoas melhores”, acrescenta o professor.
“O projeto trouxe justamente essa oportunidade de o aluno com deficiência desenvolver habilidades que ele já tem, mas que, às vezes, estão um pouco escondidas. Ele só precisa de um incentivo para despertar”, conta a professora Ieda Maria, em relação à função do projeto de trabalhar a inclusão e também a descoberta de talentos entre os alunos.
Os alunos Ronaldo Henrique e Vitória Eduarda, participantes do projeto, contam a importância do grupo na vida dentro e fora da escola. “Eu sou apaixonado por música, gosto de escutar música o tempo todo em casa. Quando esse projeto começou e eu tive a oportunidade de, além de cantar, desenhar o símbolo do nosso projeto, eu uni as duas coisas que eu mais gosto: música e desenho”, afirma Ronaldo. “Desde os seis anos eu canto e danço, sempre me inspirei na música. Com esse projeto, que traz a arte para a escola, eu entrei de cabeça. E, além da música, a gente desenvolve a leitura também”, relata Vitória.
Gravação do CD
Como forma de concretizar o ‘Vozes da Inclusão’, os alunos e professores gravaram um CD, para registrar o trabalho e a ideia principal do projeto. O CD foi distribuído gratuitamente entre outras escolas, e o seu lançamento contou com a apresentação dos alunos e professores.
‘’O CD é algo palpável, para que os meninos tenham a prova física do trabalho deles. A gente contou com nosso aluno Ronaldo Henrique na produção da arte do nosso CD. É uma forma de coroar nosso trabalho, com muito carinho e muito amor”, reafirma José de Carvalho.
Futuramente, o projeto deve se expandir com a produção de conteúdos específicos, voltados, por exemplo, para o dia das mães. Outro trabalho planejado, exclusivo para o São João, já está intitulado de ‘Forró do Vozes da Inclusão’.