Segunda-Feira, 10 de Junho de 2024 às 21:30:00
Governo de Sergipe inova com lançamento do Centro Estadual de Idiomas
As aulas terão duração de dez meses e serão ofertadas para alunos e professores da rede pública estadual de ensino

Com o intuito de ampliar o conhecimento de alunos e profissionais da rede pública estadual, a Secretária de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), lançou na tarde desta segunda-feira, 10, o Centro Estadual de Idiomas (CEI), que ofertará aulas exclusivas de Língua Inglesa, Espanhola e Francesa, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Inicialmente, estão previstas 30 turmas, com carga horária total de 2.400 horas, no período de dez meses, com aulas ministradas por profissionais efetivos da rede que terão carga horária disponível ou com dedicação exclusiva ao CEI.

O programa tem o objetivo de complementar o currículo do aluno, proporcionando para eles uma oportunidade maior em relação ao mercado de trabalho. “A gente tem estudos que mostram  que pessoas que falam mais de uma língua têm salários melhores, têm melhores oportunidades, e é isso que o governo quer dar para os nossos jovens, para a rede pública, que eles tenham um ensino de qualidade, que mediante um aprendizado em outras línguas possam abrir novas portas, e eu tenho certeza que isso vai ser feito de maneira intensiva”, afirmou o governador Fábio Mitidieri.

Para a diretora do Dase, Eliane Passos, o CEI trará para os estudantes e profissionais da rede uma escola apropriada para estudar outros idiomas. “O Centro Estadual de Idiomas é uma dívida que estamos sanando com a educação pública de Sergipe. Agora, nós vamos ver os nossos estudantes terem o privilégio de poucos no passado”, disse. Além disso, o Centro Estadual de Idiomas facilitará na contemplação de alunos para o ‘Sergipe no Mundo’, outro programa do Governo de Sergipe assinado na tarde desta segunda-feira, 10. “É mais uma vertente de incentivo à internacionalização. O aluno vai estudar e poderá chegar melhor preparado, dominando o idioma ao qual ele intenciona fazer o intercâmbio” complementa Eliane.

O Centro Estadual de Idiomas possuirá dez polos; sua sede matriz está localizada no prédio da Aliança Francesa, no Centro de Aracaju. Além dela, o CEI estará presente nas nove Diretorias Regionais de Educação (DREs), nas respectivas escolas: DRE 1, Estância, Centro de Referência de Jorge Amado; DRE 2, Lagarto, Centro de Excelência Abelardo Romero Dantas; DRE 3, Itabaiana, Centro de Excelência Murilo Braga; DRE 4, Japaratuba, Centro de Excelência José de Matos Teles; DRE 5, Nossa Senhora das Dores, Centro de Excelência General Calazans; DRE 6, Própria, Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa; DRE 7, Porto da Folha, Centro de Excelência Lourival Baptista; DRE 8, Nossa Senhora do Socorro, Centro de Excelência Neuzice Barreto; e DRE 9, Nossa Senhora da Glória, Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a procura por escolas bilíngues cresceu cerca de 64% no ano de 2024, e  em Sergipe os alunos e profissionais poderão contar com esse ensino de forma gratuita. O diretor da DRE 9, Antônio Santana, falou sobre os estímulos e a facilidade que as pessoas fluentes possuem em transitar nos diferentes ambientes e conhecer várias culturas. “Eu conheço vários alunos que começaram a falar inglês por conta de jogos online e a partir daí desenvolveram e foram fazer Ciências da Computação”, exemplifica o diretor.

Os alunos ingressarão por meio de um Processo Seletivo Simplificado que estará disponível no Portal da Seduc, assim que o edital for lançado. Para os estudantes, esse novo investimento do Governo do Estado será muito bem-vindo. “Tanto para mim quanto para outros alunos dentro ou fora do país, trará conhecimento sobre outras culturas e novas experiências. Estudando Libras, por exemplo, estaremos contribuindo com a inclusão de pessoas surdas na sociedade, permitindo que possam se comunicar de forma mais efetiva”, considera Raysa Viana, aluna da 2ª série do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte.

/ Notícias / educacao-cultura

Governo de Sergipe inova com lançamento do Centro Estadual de Idiomas