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Terça-Feira, 01 de Setembro de 2020 às 16:30:00
Gestores e professores do Baixo São Francisco compartilham ações pedagógicas exitosas
O objetivo foi socializar as boas práticas educativas aplicadas nas unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino, resultado da superação e empenho de milhares de profissionais em tempo de aulas não presenciais

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizou na última segunda-feira, 31 de agosto, o segundo encontro da série de lives intitulada “Boas Práticas na Rede”. O objetivo foi socializar as boas práticas educativas aplicadas nas unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino, resultado da superação e empenho de milhares de profissionais em tempo de aulas não presenciais.

O encontro virtual foi transmitido pelo canal do YouTube Educação Sergipe, e dessa vez foi com professores e gestores da Diretoria Regional de Educação 6, região do Baixo São Francisco, os quais conversaram sobre as ações exitosas que têm desenvolvido nas suas unidades de ensino neste período de aulas não presenciais.

"Essa é uma oportunidade de os nossos professores e coordenadores apresentarem os trabalhos que estão realizando. A ministração das aulas não presenciais é um desafio. Queremos mostrar o engajamento das famílias e dos professores. A DRE 6 é uma diretoria regional com grandes ações, desempanhadas com muita criatividade, perseverança e apoio das famílias. A equipe está fazendo um trabalho maravilhoso", disse a diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Lima Rocha.

O diretor da DRE 6, Max Cardoso Silva, fez um breve relato de como se deu o início das ações, como a Regional está fazendo o acompanhamento dos planejamentos semanais, a realização das aulas não presenciais, quais recursos estão sendo utilizados e como os professores têm conseguido engajar as famílias e estudantes, fazendo com que eles mantenham uma rotina de estudos. "O momento em que foi decretada a suspensão das aulas presenciais foi bastante desafiador, difícil e provocador, de bastante ansiedade, pois não sabíamos como iríamos fazer. Abraçamos a causa e começamos do zero. Juntando os esforços de todos, conseguimos traçar alguns objetivos e começamos a desenvolver as atividades complementares. Hoje temos 100% das escolas que aderiram ao desenvolvimento das aulas não presenciais", disse.

Max contou ainda que a DRE 6, por meio do Seplen, tem dado todo o suporte às escolas. Explicou ainda que as unidades de ensino da rede estadual no Baixo São Francisco têm utilizado recursos como: Portal Estude em Casa; Google Classroom, Aulasflix, YouTube, Podcasts, aulas transmitidas pela TV Aperipê em parceria com a Seduc, grupos de WhatsApp, lives, videoaulas, entre outros.

Boas Práticas

A diretora da Escola Estadual Nossa Senhora Santana, em Pacatuba, Valéria Santos Pinto, fez o relato das boas práticas realizadas em sua unidade de ensino. Ela contou que, assim que foi publicada a portaria relativa às aulas não presenciais, todos ficaram apreensivos devido às muitas dificuldades. O primeiro passo dado foi o mapeamento dos alunos que tinham celular e acesso à internet. Em seguida, foi feita uma reunião com os professores para decidirem quais metodologias seriam utilizadas nas aulas. Eles passaram a se valer de ferramentas como o Google Classroom e o WhatsApp, por meio dos quais fazem as interações com os alunos. Além disso, a escola dá suporte aos estudantes que não têm acesso à internet através das atividades impressas, que os professores enviam ao e-mail da escola toda terça-feira, as quais já estão disponibilizadas para que os pais ou estudantes possam pegar.

Já o coordenador pedagógico do Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, de Propriá, Glauber Martins Santos, destacou que entre as ações e medidas tomadas pela escola estavam: a organização de uma agenda de estudos individualizada, distribuída aos alunos pelo WhatsApp; a elaboração de um documento de organização de estudos para os estudantes; a criação de uma agenda semanal de atividades já realizadas; ações de apoio ao protagonismo juvenil; entre outras. 

A professora do ensino fundamental da Escola Estadual Eronides de Carvalho, de Canhoba, Sara dos Santos Rocha, se diz uma apaixonada pela educação. Bastante ativa e engajada, logo quando iniciou o período das aulas não presenciais, ela propôs aos pais dos estudantes uma Gincana Multidisciplinar com diversas tarefas. Dentro dessa gincana virtual, ela incentivou os alunos a lerem livros com seus pais, produzirem paródias sobre o coronavírus, fazerem receitas com suas mães, encenação de propaganda sobre algum produto, entre outras atividades. As datas comemorativas não ficaram de fora. Na Páscoa, os alunos produziram e postaram vídeos sobre o que esse dia representa para suas famílias; e no São João eles postaram vídeos dançando ritmos juninos com seus familiares. "Outra ação importante foram as aulas de Educação Física, nas quais nós incentivamos os alunos a fazerem exercícios juntamente com seus pais, de maneira bastante lúdica. Então nós desenvolvemos atividades multidisciplinares que tiveram um resultado surpreendente dos alunos e um retorno muito bom dos seus familiares. Temos certeza de que a aprendizagem real não será esquecida", disse.

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Gestores e professores do Baixo São Francisco compartilham ações pedagógicas exitosas
O objetivo foi socializar as boas práticas educativas aplicadas nas unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino, resultado da superação e empenho de milhares de profissionais em tempo de aulas não presenciais
Terça-Feira, 01 de Setembro de 2020 às 16:30:00

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizou na última segunda-feira, 31 de agosto, o segundo encontro da série de lives intitulada “Boas Práticas na Rede”. O objetivo foi socializar as boas práticas educativas aplicadas nas unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino, resultado da superação e empenho de milhares de profissionais em tempo de aulas não presenciais.

O encontro virtual foi transmitido pelo canal do YouTube Educação Sergipe, e dessa vez foi com professores e gestores da Diretoria Regional de Educação 6, região do Baixo São Francisco, os quais conversaram sobre as ações exitosas que têm desenvolvido nas suas unidades de ensino neste período de aulas não presenciais.

"Essa é uma oportunidade de os nossos professores e coordenadores apresentarem os trabalhos que estão realizando. A ministração das aulas não presenciais é um desafio. Queremos mostrar o engajamento das famílias e dos professores. A DRE 6 é uma diretoria regional com grandes ações, desempanhadas com muita criatividade, perseverança e apoio das famílias. A equipe está fazendo um trabalho maravilhoso", disse a diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Lima Rocha.

O diretor da DRE 6, Max Cardoso Silva, fez um breve relato de como se deu o início das ações, como a Regional está fazendo o acompanhamento dos planejamentos semanais, a realização das aulas não presenciais, quais recursos estão sendo utilizados e como os professores têm conseguido engajar as famílias e estudantes, fazendo com que eles mantenham uma rotina de estudos. "O momento em que foi decretada a suspensão das aulas presenciais foi bastante desafiador, difícil e provocador, de bastante ansiedade, pois não sabíamos como iríamos fazer. Abraçamos a causa e começamos do zero. Juntando os esforços de todos, conseguimos traçar alguns objetivos e começamos a desenvolver as atividades complementares. Hoje temos 100% das escolas que aderiram ao desenvolvimento das aulas não presenciais", disse.

Max contou ainda que a DRE 6, por meio do Seplen, tem dado todo o suporte às escolas. Explicou ainda que as unidades de ensino da rede estadual no Baixo São Francisco têm utilizado recursos como: Portal Estude em Casa; Google Classroom, Aulasflix, YouTube, Podcasts, aulas transmitidas pela TV Aperipê em parceria com a Seduc, grupos de WhatsApp, lives, videoaulas, entre outros.

Boas Práticas

A diretora da Escola Estadual Nossa Senhora Santana, em Pacatuba, Valéria Santos Pinto, fez o relato das boas práticas realizadas em sua unidade de ensino. Ela contou que, assim que foi publicada a portaria relativa às aulas não presenciais, todos ficaram apreensivos devido às muitas dificuldades. O primeiro passo dado foi o mapeamento dos alunos que tinham celular e acesso à internet. Em seguida, foi feita uma reunião com os professores para decidirem quais metodologias seriam utilizadas nas aulas. Eles passaram a se valer de ferramentas como o Google Classroom e o WhatsApp, por meio dos quais fazem as interações com os alunos. Além disso, a escola dá suporte aos estudantes que não têm acesso à internet através das atividades impressas, que os professores enviam ao e-mail da escola toda terça-feira, as quais já estão disponibilizadas para que os pais ou estudantes possam pegar.

Já o coordenador pedagógico do Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, de Propriá, Glauber Martins Santos, destacou que entre as ações e medidas tomadas pela escola estavam: a organização de uma agenda de estudos individualizada, distribuída aos alunos pelo WhatsApp; a elaboração de um documento de organização de estudos para os estudantes; a criação de uma agenda semanal de atividades já realizadas; ações de apoio ao protagonismo juvenil; entre outras. 

A professora do ensino fundamental da Escola Estadual Eronides de Carvalho, de Canhoba, Sara dos Santos Rocha, se diz uma apaixonada pela educação. Bastante ativa e engajada, logo quando iniciou o período das aulas não presenciais, ela propôs aos pais dos estudantes uma Gincana Multidisciplinar com diversas tarefas. Dentro dessa gincana virtual, ela incentivou os alunos a lerem livros com seus pais, produzirem paródias sobre o coronavírus, fazerem receitas com suas mães, encenação de propaganda sobre algum produto, entre outras atividades. As datas comemorativas não ficaram de fora. Na Páscoa, os alunos produziram e postaram vídeos sobre o que esse dia representa para suas famílias; e no São João eles postaram vídeos dançando ritmos juninos com seus familiares. "Outra ação importante foram as aulas de Educação Física, nas quais nós incentivamos os alunos a fazerem exercícios juntamente com seus pais, de maneira bastante lúdica. Então nós desenvolvemos atividades multidisciplinares que tiveram um resultado surpreendente dos alunos e um retorno muito bom dos seus familiares. Temos certeza de que a aprendizagem real não será esquecida", disse.