Sábado, 09 de Março de 2024 às 12:15:00
Estratégias de segurança na escola são abordadas em encontro formativo destinado à rede pública estadual de ensino
'Escola mais segura: orientações e práticas' foi o tema do primeiro encontro, que reuniu professores, gestores e representantes do conselho escolar de Aracaju e municípios circunscritos à Diretoria Regional de Educação 8

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), promoveu neste sábado, 9, o primeiro encontro formativo continuado destinado ao aperfeiçoamento de práticas de segurança escolar, abordagem de técnicas de primeiros socorros, defesa pessoal, prevenção a incêndio, evacuação, ameaças ao patrimônio e momentos de pânico.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, abriu o encontro e destacou que o evento é de suma importância e preciso na construção de soluções pacificadoras e escolar seguras. “Quando a gente lança esse movimento ‘Escola segura’, a gente lança o cuidado com nossos 160 mil alunos que, diariamente, frequentam as nossas escolas. Lembrando que este ano já temos o ‘Acolher’, as atividades psicossociais que tendem a prevenir determinadas situações. É preciso preparar todos para saber enfrentar, criar relações mais próximas, porque a comunidade é capaz de encontrar soluções de pacificação nas escolas e criar ambientes seguros”, definiu.

O secretário também lembrou que o encontro contou com a participação de gestores da Educação e a parceria do Observatório das Violências da Universidade Federal de Sergipe (UFS), das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da Divisão de Segurança na Escola.

O público-alvo deste primeiro encontro, ocorrido no auditório do Centro de Excelência Santos Dumont, em Aracaju, reuniu as equipes gestoras e os membros dos conselhos escolares da Diretoria Regional da Grande Aracaju (DRE 8) e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). O ciclo formativo continuará nos próximos dias com outros técnicos das Regionais de Educação. A previsão é que todas as dez diretorias passem pela formação.

De acordo com a diretora do Centro de Excelência José Carlos de Souza, de Aracaju, professora Janaína Marques Silva, a formação era esperada pelos gestores, já que nas escolas acontecem demandas cotidianas para as quais a comunidade escolar deve estar preparada. “É importante formar os gestores. Na nossa escola, já trabalhamos o tema, e hoje fiz questão de trazer uma mãe de aluno integrante do Conselho Escolar”, afirmou.

Integração e acolhimento

A programação da manhã foi aberta com uma palestra dos técnicos do Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos (Sepedh), equipe vinculada ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), e psicólogas do Programa Acolher para discutir sobre ‘Um olhar atento em situações de violência escolar’. Em sequência, entrou em ação uma palestra que celebra o convênio da Seduc com a UFS e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), que abordou a pesquisa sobre o ‘Observatório das Violências’.

Logo após, a Seduc e a Polícia Militar de Sergipe levou as ‘Orientações para uma escola segura’, tendo como mediador o supervisor de Segurança Escolar, José Carlos Barroso. Encerrando os trabalhos pela manhã, a diretora da Divisão de Inteligência da Polícia Civil de Sergipe, delegada Mayra Evangelista, abordou questões sobre bullying e cyberbullying nas escolas, além da apresentação e acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A delegada Mayra Evangelista disse que segurança na escola é um tema permanente e, nesse sentido, o encontro foi importante para informar os envolvidos nas causas escolares sobre os protocolos de ação, em caso de necessidade. “É uma preocupação do governo, em especial da Educação, com essa temática, inclusive dar cumprimento aos ordenamentos jurídicos que demonstram e impõem que sejam treinados todos os corpos docentes. Para nós, é uma grande satisfação integrar a essa frente”, pontuou.

Oficinas de práticas

Um folheto contendo dez dicas de segurança na escola foi distribuído e será afixado nas 219 escolas estaduais da rede. O supervisor da Divisão de Segurança Escolar da Seduc, José Barroso, lembrou que todas as 319 escolas da rede são monitoradas por um sistema de câmeras, 24 horas por dia e, junto à formação dos profissionais, há uma soma de esforços para aumentar ainda mais a segurança nas escolas.

No turno da tarde, foram ofertadas oficinas e práticas para capacitar ainda mais os gestores e membros dos conselhos escolares a desenvolverem conhecimento para gerenciar crises em situações de pânico nas escolas. ‘Noções Básica de Primeiros Socorros: Teoria e Prática’ foi o tema da oficina protagonizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e, logo depois, o gerente de Capacitação da Defesa Civil Estadual, Fabiano Macedo Queiroz, passou informações do órgão sobre evacuação de emergência e outras ocorrências.

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, Eliane Passos, informou que a Seduc já tem um protocolo sobre as violências, sendo a formação um momento estratégico que irá se replicar para todas as diretorias de educação no recebimento de orientações por quem deve oferta-las, sobre como se comportar no âmbito da escola, além de que faz cumprir os marcos legais que versam sobre a Cultura de Paz no ambiente escolar, descritos na portaria de nº 3625/2020/GS/SEDUC e lei 8.796/2020.

/ Notícias / educacao-cultura

Sábado, 09 de Março de 2024 às 12:15:00